Agentes Móveis

Back Home Next

Vantagens
Framework

agent.gif (1233 bytes)                        

           Um agente móvel é um software agente que pode mover entre localizações. Esta definição implica que um agente móvel também é caracterizado  pelo modelo de agente básico. Além do modelo básico, qualquer software agente define um modelo de ciclo-de-vida, um modelo computational, um modelo de segurança, e um modelo de comunicação. Um agente móvel é caracterizado adicionalmente por um modelo de navegação.

            Os agentes móveis podem ser implementados usando uma duas tecnologias fundamentais: código móvel [Baldi97] ou objetos remotos [Vinoski97]. Exemplos desta abordagem incluem AgentTCL [Gray95,  Kotay94] e Telescript [White94], e sobre código móvel, Aglets [Lange97].

            Para fazer uso de agentes móveis, um sistema tem que incorporar uma framework de mobilidade. A framework tem que prover facilidades que suportem tudo dos modelos de agente, inclusive o modelo de navegação.

Para o modelo de ciclo-de-vida, são precisos serviços para criar, destruir, iniciar, suspender, parar, etc., agentes.
O modelo computational se refere às capacidades computationais de um agente  incluindo manipulação de dados e primitives de controle de thread.
O modelo de segurança descreve os modos nos quais os agentes podem ter acesso aos recursos de rede, como também os modos de ter acesso aos serviços internos dos agentes da rede.
O modelo de comunicação define a comunicação entre agentes e entre agente e outras entidades (por exemplo, a rede).
Todo aspecto referente ao transporte de um agente (com ou sem seus estados) entre duas entidades computational em localizações diferentes são dirigidas pela modelo de navegação.

            Obviamente, a framework incorre certos custos que incluem exigências de memória aumentadas e demoras na execução e no acesso a todo dispositivo participante. Porém, a tecnologia subjacente está evoluindo rapidamente. Por exemplo, as footprints de uma Máquinas Virtuais Java (JVM), que são a base para muitas frameworks de agente móveis, são feitos muito pequenos, sendo satisfatórios para sistemas embutidos [Sun98a]. Acredita-se que o uso de chips de Java  será importante nos futuros dispositivos em rede. Além disso, os próximos pacotes de software novos estilo Jini [Sun98b] suportam muitas das necessidades de sistemas baseados em agentes.

            O tamanho de um agente móvel depende do que ele faz. Em "enxames inteligentes" [White98a], os agentes são muito pequenos. Por outro lado, configuração ou  diagnóstico de agentes poderiam ser bastante grandes, porque eles precisam codificar algoritmos complexos ou contactar máquinas. Note porém, que os agentes podem estender suas capacidades de "on-the-fly" e "on-site" para carregar o código exigido fora da rede. Eles podem levar só a funcionalidade mínima que podem aumentar dependendo do ambiente local e necessidades. Esta capacidade é facilitada pela mobilidade de código.

 
Copyright or other proprietary statement goes here.
For problems or questions regarding this web contact [ProjectEmail].
Last updated: Dezembro 22, 1998.