3. Atributos de Fluxo

  1. Introdução

Um atributo de fluxo pode estar convenientemente arranjado em cinco grupos: endereço adjacente, endereço par, endereço de transporte, usuário e geral. Visto que Netramet não pode determinar informações de usuários meramente observando os pacotes passantes, atributos de usuários não estão atualmente implementados. Um medidor rodando em uma rede inserido em um servidor de acesso poderia, entretanto, ser capaz de implementa-los.

Atributos de endereços adjacentes são descritos na seção de atributos Ethernet, eles são os mesmos para todos os tipos de endereços par.

Endereços par e de transporte, entretanto, são diferentes para cada um dos protocolos pares. Eles são portanto, explicados em conjunto na seção sobre IP, DECnet, Novell IPX e EtherTalk. O atributo o qual oferece fluxo do tipo endereço par e de transporte é SourcePeerType e SourceTransType. SourcePeerType e DestPeerType são sinônimos, assim como SourceTransType e DestTransType. Se o medidor for implementado sobre um gateway os tipos Source... e Dest... poderão ser diferentes, mas isto é impossível em um segmento individual de rede.

Versões do Nemac anteriores à 2.3 usavam ‘detail’ ao invés de ‘trans’ no nome dos atributos. A partir da versão 2.3 foram feitas as mudanças para ‘trans’, levando os nomes do atributo ao mesmo nível da MIB de contabilização (como discutido no encontro do IETF em Toronto, Canada). Para oferecer compatibilidade com as regras mais antigas (abaixo de 2.3), Nemac permite o uso de ‘detail’ como sinônimo para ‘trans’.

  1. Atributos Adjacente.

A implementação inicial do Netramet suporta uma única interface Ethernet. Ele suporta portanto apenas um endereço adjacente (Ex. Ethernet), o qual será o mesmo para ambos SourceadjacentType e DestAdjacentType.

Os atributos SoucerAdjacentType e DestAdjacenteType são o endereço Ethernet dos hosts origem e destino. Este endereço é escrito com seis bytes hexadecimal separados por hífens (Ex. 00 00 C0 00 13 A5). Eles podem ser entendidos desta forma, ou como seis bytes decimais separados por pontos.

SourceAdjacentMask e DestAdjacentMask podem ser usados em regas para testar campos com endereços adjacentes. Eles são escritos e entendidos na mesma forma dos endereços adjacentes.

3.3 Atributos IP

SourcePeerType e DestPeerType = 2

SourcePeerAddress e DestPeerAddress

Endereços IP do fluxo dos dois hosts, escritos como quatro bytes decimais separados por pontos e entendidos da mesma maneira (Ex. 130.216.234.237).

SourcePeerMask e DestPeerMask

Endereço de máscara para comparação; funciona na mesma forma do endereço par.

SourceTransType e DestTransType

Campo Protocol do cabeçalho IP de um pacote. Os valores deste são encontrado na RFC 1060. Valores comumente encontrados são:

1 = ICMP 17 = UDP

6 = TCP 18 = OSPF

Estes nomes de protocolos da camada de transporte podem ser usados nos arquivos de regras.

Se o TransType for TCP ou UDP, o SourceTransAddress e DestTransAddress contém o fluxo origem e destino de uma porta específica. Muitos dos valores são encontrados na RFC 1060. Alguns números de portas conhecidas são:

20 = FTP DATA 70 = GOPHER

21 = FTP 80 = WWW

23 = TELNET 119 = NNTP

25 = SMTP 123 = NTP

53 = DOMAIN 161 = SNMP

Estes nomes também podem ser usados para o arquivo de regras.

Netramet junta pacotes IPs fragmentados da seguinte maneira. Todos os fragmentos contém endereço par e protocolo de transporte, assim estes atributos são manipulados normalmente. O primeiro fragmento de um pacote contém um cabeçalho completo UDP ou TCP, assim o endereço de transporte (número da porta IP) está ajustado corretamente. Fragmenta-se a não ser que o primeiro não tenha a informação de cabeçalho, assim seu endereço de transporte é definido para zero.

Se o TransType (protocolo de transporte) for ICMP, o SourceTransAddress contém o tipo ICMP e DestTransAddress contém o código ICMP. Para uma descrição mais detalhada do ICMP, veja Comer, "Internetworking with TCP/IP". Valores comuns são:

0 = echo reply 5 = redirect

3 = destination unreachable 8 = echo request

Estes valores permitem fazer um gerenciamento de falhas da rede.

SourceTransMask e DestTransMask

Semelhante a SourceTransType, este é composto de campos de 16 bits, qual esta escrito como um inteiro individual, e pode ser entendido desta forma ou como dois bytes decimais separados por pontos (Ex. 255.255 ou 65535).

3.4 Atributos DECnet

SourcePeerType e DestPeerType = 5

  1. Atributos Novell IPX

SourcePeerType e DestPeerType = 6

SourceTransType e DestTransType

Números de rede IPX do fluxo entre dois hosts, escritos em quatro bytes decimais separados por pontos, por exemplo, 130.216.0.28. Números de rede Novell são designados pelo administrador da rede, na universidade de Auckland é utilizado um servidor Novell de endereço IP como sendo um número da rede.

Um endereço IPX completo é uma combinação de número de rede e endereço ethernet. Por isso a configuração padrão do Netramet limita endereços pares para um máximo de 4 bytes, conseguindo em geral, apenas manipular números de rede IPX. Para uma máquina em uma mesmo segmento de rede de um servidor, o endereço adjacente devolve o endereço ethernet da máquina mas não no caso de pacotes IPX de outro segmento, o qual tem o endereço adjacente do roteador o qual ele pertence.

Netramet também pode usar endereços IPX completos (10 bytes). Isto é implementado pela opção FULL_IPX em tempo de compilação, é necessário mudar os arquivos Makefile e recompilar Netramet e Nemac com esta opção.

Netramet consegue entender 4 formas de encapsulamento para pacotes IPX, são elas, Raw 802.3 (com FF FF nos dois bytes seguintes ao tamanho do frame), 802.2 (com SSAP = 0E e DSAP = 0E), 802.2 SNAP e Ethernet II (com TYPE = 8137). Raw 802.3 é a encapsulação padrão para Novell 3.xx.

SourceTransType e DestTransType

Protocolo do tipo XNS. Valores possíveis são encontrados na RFC 1060.

1 = informação de rota 5 = seqüência de pacotes

4 = pacotes trocados 17 = Protocolo Core Netware

SourceTransAddress e DestTransAddress

Origem e destino de números de portas IPX. Estes incluem:

1105 = NCP Netware Core Protocol

1106 = SAP Service Advertising Protocol

1107 = RIP Routing Information Protocol

  1. Atributos EtherTalk

SourcePeerType e DestPeerType = 7

Endereços AppleTalk do fluxo entre dois hosts, são escritos com quatro bytes decimais separados por pontos, por exemplo, 0.129.251.0. Os primeiros dois bytes representam o número de rede do host AppleTalk (16-bit), o terceiro é o número do nodo (dinamicamente assinalado com inicializa) e o quarto sempre é zero.

SourceTransType e DestTransType

Protocolo do tipo DDP AppleTalk. Alguns valores comuns são:

1 = RTMP 5 = RTMP

2 = NBP 6 = ZIP

3 = ATP 7 = ADSP

4 = EP

SourceTransAddress e DestTransAddress

Número do socket AppleTalk origem e destino. Tem um número de dois bytes.

  1. Atributos CLNS

SourcePeerType e DestPeerType = 3

  1. Outros Atributos

SourcePeerType e DestPeerType = 12

Pacotes de outros protocolos que não foram descritos entre as seções 3.3 até 3.7 são manipulados pelo Netramet como others (outros) pacotes. Seus atributos pares (Peer) são descritos a seguir, e seus atributos de transporte (Trans) são definidos como zero.

Arquivos de regras podem ser usados para contar others (outros) pacotes para descobrir que tipo de tráfego circula em um segmento de rede. Se isto por implementado, deve-se notar que o Netramet para PC gera pacotes dummy (falsos) quando a rede esta em silêncio (ele usa isto para avaliar a utilização do PC). Pacotes dummy (falsos) são um caso especial de others (outros) pacotes, assim o arquivo de regras deve testar pacotes dummy e discarta-los antes de testar pacotes others.

SourcePeerAddress

Campo do tipo ethernet de um pacote, escrito com dois bytes hexadecimais separados por hífen.

DestPeerAddress

Campo LSAP de um cabeçalho de pacote (para pacotes 802.3), zero para outros pacotes. Escrito com dois bytes hexadecimais separados por hífen.

  1. Atributos Gerais

Atributos gerais são aqueles relacionados com próprio fluxo do tráfego, ao contrario de terem endereços do ponto final, e estão disponíveis para todos os fluxo. Eles incluem:

SourceInterface, DestInterface

Interfaces correspondendo o fluxo de endereço adjacente origem e destino. As interfaces Netramet são para monitoração, sendo especificadas usando opções de linha de comando; interface 1 é a primeira especificada, 2 é a segunda e assim por diante.

SourceClass, DestClass, FlowClass

SourceKind, DestKind, FlowKind

Estes seis atributos não são extraídos do pacote. Ao invés eles são preparados pelo medidor durante o processamento do pacote, pela execução da função PushRuleto nas próprias regras. Ele permite que uma regra grave informações que tenham sido construídas durante o processamento do pacote. Por exemplo SourceClass e DestClass podiam estar preparadas para indicar se source (origem) e dest (destino) são endereços de hosts locais, nacionais ou internacionais. (kind = classe, tipo, espécie)

FlowIndex

(1-origem) índice de fluxo na tabela de fluxos do Netramet.

FlowRuleSet

Número da regra (rule set) que o medidor usou na primeira vez que o fluxo foi observado.

ToOctets, FromOctets

Números de bytes observados na direção ‘to’ (origem para destino) e ‘from’ do fluxo.

ToPDUs, FromPDUs

Número de pacotes observados na direção ‘to’ (origem para destino) e ‘from’ do fluxo.

FirstTime

Tempo (em 1/100 de segundos desde quando o medidor foi iniciado) no qual este fluxo foi primeiro observado pelo medidor.

LastTime

Tempos (mesma unidade acima) desde que o pacote foi observado pela última vez por este fluxo.



Márcia G. Baltar