1. Instalação

Cria-se um diretório para Netramet e coloca-se o arquivo NeTraMet.tar.gz ali. Descompacta ele para criar os diretórios e locais onde os arquivos do Netramet vão ficar.

./documentation

/NeTraMet NeTraMet documentação

/examples arquivos de regras

/snmp CMU SNMP documentação

./mib Accounting MIB

./src

/snmplib CMU SNMP fontes de bibliotecas

/apps CMU SNMP fontes de aplicações

/meter NeTraMet fontes

/manager NeMaC fontes

./sun/ Make files para SunOS

./solaris/ Make files para Solaris

./sg/ Make files para Irix

./linux/ Make files para Linux

./ultrix/ Make files para Ultrix

./hpux/ Make files para HPUX

./pc/ arquivos para DOS EXE e WATTCP.CFG

NOTAS GERAIS EM AMBIENTE UNIX

Cada sistema Unix tem um diretório com os make files para montar o programa. Deve-se examinar os arquivos make files para seus sistemas correspondentes, pois algumas modificações pedem ser necessárias. Existe duas opções em tempo de compilação para o Netramet, são:

CLNS Definida por default Permite ao Netramet medir pacotes CLNS

FULL_IPX Desligada por default Manda Netramet usar endereços par IPX cheios (10 byte), ao invés de apenas números de rede (4 byte).

Os arquivos make file do SunOS usam acc, compilador C ANSI para Sun. Pode ser usado também gcc Compilador C GNU. Para fazer isso pode-se mudar a variável CC nos arquivos de make file ou apenas preparar a variável de ambiente CC (setenv CC gcc) CC environment variable, e rodar make com a opção -e (make -e).

Instruções em máquinas com sistema operacional SunOS, Solaris, Irix ou Linux:

Na descrição a seguir, o diretório sun contém os arquivos para SunOS. Os outros solaris para sistema Solaris, sg para sistema Irix (silicon graphics) e linux para plataformas Intel com Linux.

É necessária a variável libpcap disponível em ftp.ee.lbl.gov/libpcap-*.tar.gz. Instale ela na sua máquina e construa o arquivo libpcap.a, copie o arquivo para o diretório sun/meter.

cd para sun/snmplib e rode make file para criar as bibliotecas SNMP.

cd para sun/apps e rode make file para criar um mínimo de definições de programas de aplicações SNMP.

cd para sun/meter e rode make file para criar o NeTraMet.

cd para sun/manager e rode make file para criar NeMaC.

Depois copia-se Netramet e Nemac para o diretório de trabalho onde serão usados. Netramet abre uma porta UDP para SNMP; deve-se ter total privilégios sobre o servidor para que isso funcione. Nemac não necessita de privilégios especiais, mas precisa acessar o arquivo mib.txt (no diretório /mib). Defina uma variável para especificar isto e então rode o Nemac.



Márcia G. Baltar