Avaliação do SMS 1.2

O programa da Microsoft atende às principais necessidades  das redes locais: monitora a rede, inventaria estações, instala aplicativos remotamente, assume o controle de estações, dentre outras funções.

O programa requer o SQL Server 6.5, onde são armazenados os dados dos elementos da rede e dados de inventário. O inventário é constituído pelas informações armazenadas no banco de dados. Para que a consulta seja feita vem, no pacote do SMS, o Crystal Reports da Seagate.

Mesmo pelo SMS é possível fazer consultas ao banco de dados de acordo com uma infinidade de campos que podem ser configurados. E, a partir daí, podem ser localizados micros de acordo com seus componentes de hardware, com os programas que estão sendo inventariados, etc.

O controle remoto é funcional, e fica completo com o recurso de chat, transferência de arquivos e boot remoto. Mas demora para ser carregado no cliente e apresenta problemas de atualização de tela. Por exemplo, uma janela DOS que fosse fechada continuaria na tela virtual do console.

A instalação remota de aplicativos envolve uma série de parâmetros de configuração e, quando o administrador da rede prepara um pacote de instalação, acaba sendo necessário fazer testes para confirmar se funciona adequadamente. Isso para os aplicativos em geral. No caso de muitos produtos da própria Microsoft, não existe essa preocupação. Muitos deles já estão vindo com o arquivo de configuração do tipo PDF (Package Definition File) com instruções específicas para sua instalação pelo SMS.

O monitor da rede consta como um programa separado. Isso é uma vantagem, já que se pode rodá-lo também nas estações Windows 95. Ele apresenta o fluxo de dados na rede, as máquinas envolvidas em cada transferência, e a quantidade de informação transferida por micro. Essa monitoria pode ser configurada para observar apenas algumas máquinas ou apenas alguns protocolos. Mas o relatório final é apresentado de forma sequencial, como um arquivo de log, com as transações efetuadas. Além disso, é um dos poucos produtos que permite o controle da banda de rede para a atualização de softwares, uma preocupação bastante interessante para redes já congestionadas.

A Microsoft já dispõe da primeira versão beta 2.0. Com ela, a Microsoft anuncia mudanças na interface com o usuário, na monitoria de rede, dentre outras.

volta.gif (1302 bytes)        avanca.gif (561 bytes)