QUESTIONÁRIO SOBRE RMON E RMON2

 

Elionai Sobrinho / Iran Carvalho / Jasmine Araújo / Luciana Cordeiro

 

 

  1. Qual a diferença entre os objetos ifInOctes da MIBII e etherStatsOctets da RMON?
  2. O etherStatsOctets conta o número total de octetos recebidos na rede (incluindo pacotes com erros) enquanto que o ifInOctets conta o número total de octetos entrantes na interface.

     

  3. Porque não há um objeto gerenciado análogo ao etherStatsCollisions na MIBII?
  4. Por que na MIBII o que está sendo analisado é o ponto a ponto agente-gerente e não a rede toda como no caso do agente RMON que age de forma promíscua computando todo o tráfego que passa na Rede.

     

  5. Explique como são usadas as tabelas de controle e as tabelas de dados para configurar os agentes RMON.
  6.  Tipicamente, um monitor remoto necessitará ser configurado para coletar dados. A configuração dita o tipo e forma de dados para serem coletados. A MIB é organizada em grupos funcionais. Cada grupo terá uma ou mais tabelas de controle e uma ou mais tabelas de dados. Uma tabela de Controle contém parâmetros que descrevem o dado na tabela de Dados, que é somente para leitura. Assim, a estação gerente seta os parâmetros apropriados para configurar o monitor remoto para coletar os dados desejados. Os parâmetros são setados pela adição de um novo registro na tabela, ou alterando uma existente. Desse modo, funções para serem executadas pelo monitor são definidas e implementadas na tabela. Por exemplo, uma tabela Controle pode conter objetos que especifiquem a origem do dados coletados, tipos de dados, hora/data da coleta etc...

    Para modificar qualquer parâmetro na tabela de controle é necessário primeiro invalidar a entrada. Isto causa a deleção daquela entrada e de todos os registros asssociados em tabelas de Dados. A estação gerente pode então criar um novo registro controle com os parâmetros modificados. O mesmo mecanismo é usado para apenas desabilitar uma coleção de dados. Quando um registro da tabela de Controle é apagado, os registros das tabelas de Dados associadas são deletados, e os recursos usados pelas registros são recuperados.

     

  7. No RMON, existe a possibilidade de que mais de um gerente esteja usando um mesmo agente. Qual a relação entre esta funcionalidade e o objeto OwnerString.
  8. Associado com cada tabela de Controle está um objeto registro (OwnerString associado com cada tabela read-write na MIB RMON) que identifica o proprietário de um registro particular da tabela e de funções associadas. O rótulo proprietário pode ser usado das seguintes formas: Uma estação gerente pode reconhecer recursos próprios. Um operador pode identificar a estação gerente que seja proprietária de um recurso em particular ou função e negociar para serem livres para todos. Um operador pode ter autoridade para liberar recursos que outro operador tenha reservado. A especificação sugere que o rótulo proprietário contenha um ou mais desses: IP, nome da estação gerente, nome do gerente de rede, localização ou telefone. Apesar do rótulo ser proveitoso, ele é importante para notar que o rótulo não tem ação como uma senha ou mecanismo de controle de acesso. Se múltiplos gerentes de rede tem acesso à tabela de Controle, muitas eficiências podem ser alcançadas pelo compartilhamento. Quando uma estação gerente quer utilizar uma certa função no monitor, ele precisa verificar a tabela de Controle relevante para ver que função, tem sido definida por outra estação gerente. Neste caso, a estação gerente pode compartilhar a função simplesmente observando os registros de dados read-only associados com a registro de Controle. Contudo, a estação Gerente que seja proprietária de uma tabela de controle pode modificar ou deletar aquele registro a qualquer hora. Assim fica evidente a relação entre múltiplos gerentes usando o mesmo agente só é possível com a utilização do objeto ownerstring.

     

  9. Como são configurados os gerentes a quem os eventos devem ser enviados pelo agente RMON?
  10. Os gerentes são configurados com uma ou mais tabelas de controle, que contêm vários parâmetros, utilizados para recuperar os dados. Os parâmetros das tabelas de Controle descrevem o dado na tabela de Dados, que é somente para leitura. A tabela de Dados fica no lado do agente RMON. Os parâmetros são configurados pela inclusão de um novo registro na tabela, ou, então, alterando uma entrada existente. Através desta configuração, o gerente recupera os dados enviados pelo agente. 

     

  11. Quais os objetos gerenciados que teriam que ser inspecionados para poder montar uma tabela como a do desenho seguinte?

protocolDistControlTable = este objeto controla a tabela de estatísticas organizadas por tipo de protocolo. Esta tabela contém estatísticas sobre todo e qualquer protocolo detectado em dada interface.

 

7. Pesquisa na Internet um  produto que utilize RMON e outro que utilize RMON2 descrevendo-os sucintamente.

 SuperStack II Enterprise Monitor Multiport Probe for Multiple Media Types - 3COM- Faz com que o gerenciamento da rede veja o tráfego da rede e as rotas nos múltiplos segmentos da rede e nos múltiplos tipos de mídia. O Monitor Enterprise pode ser configurado com todas as funções dos agentes RMON e RMON2, implementando todos os 10 grupos e a camada completa de aplicação grupos RMON2.

Cisco Systems Inc.
Cisco 2500 Series -Suporta para todas as interfaces os grupos events e alarms. (RMON)