UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA
ESPECIALIZAÇÃO EM REDES DE COMPUTADORES
DISCIPLINA: GERÊNCIA DE REDES
PROFESSORA: LIANE TAROUCO.
Comparação SNMP X CMIP
Autores:

|

|

|

|
Jasmine Araújo |
Iran Carvalho |
Luciana Cordeiro |
Elionai Sobrinho |
Introdução
1-MIB SNMPxCMIP
2-Nome dos Objetos Gerenciados SNMPXCMIP
3-Sintaxe SNMPXCMIP
4-Informação da Estrutura de Gerenciamento (SMI) SNMPXCMIP
5-Modelo de Gerenciamento de Acesso SNMPXCMIP
5.1-Interação Request-Response
5.2-Relatórios Eventos Não Solicitados
6-Escalabilidade SNMPXCMIP
6.1-Representação de Rede e Elemento
6.2-Recursos
6.3-Hierarquia de Gerenciamento
7-Performance
8-Confiabilidade SNMPXCMIP
9-Controle de Acesso
10-Resumo
11-Referências bibliográficas:
Introdução
A necessidade de Gerenciamento das redes surgiu com o crescimento das redes em dimensão e complexidade. Devido a existência de equipamentos heterogêneos na composição dessas redes, a necessidade de padronização dos protocolos torna-se aparente. O OSI (Interconexão de Sistemas Abertos) desenvolveu um modelo de gerenciamento baseado para trabalhar sobre o modelo de referência OSI. Neste meio tempo um modelo provisório foi implementado, o SNMP (Simple Network Management Protocol), com o objetivo de ser substituído após a complementação do modelo OSI. Entretanto quando o protocolo CMIP(Common Management Information Protocol) foi concluído, o protocolo SNMP já havia sido implementado em larga escala, tendo jamais sido substituído e está atualmente na sua 3º versão (SNMPv3).
1-MIB SNMPxCMIP
Organizada em uma estrutura de bancos de dados hierárquica dos objetos/variáveis gerenciados em contraste com o CMIP onde o banco de dados é orientado a objeto estendido, para modelagem da informação gerenciada. As entidades gerenciadas são modeladas em termos de orientação a objeto estendido, que encapsula dados, relacionamentos, ações e notificações de eventos
Informação armazenada em folhas em contraste com o CMIP onde a estrutura da MIB permite mudanças na estrutura da árvore dinamicamente via criação ou deleção de nós.
Estrutura de diretório é estática, a localização da informação gerenciada na MIB é determinada quando a árvore está sendo projetada. Em constraste com o CMIP onde novos objetos gerenciados podem ser adicionados dinamicamente.
Informações são armazenadas em tabelas enquanto que no CMIP as instâncias da mesma classe são armazenadas em nós individuais.
2-Nome dos Objetos Gerenciados SNMPXCMIP
Utiliza a árvore de registro da ISO como um diretório de informações gerenciadas. Os nós são rotulados com identificadores de nome (global) e número (local) onde o caminho da MIB é um identificador estático definido em tempo de projeto. Enquanto que no CMIP provê uma identificação única do objeto gerenciado através de atributos RDN (Relative Distinguished Name). O DN (distinguished name) é acessado pela concatenação de RDNs e é dependente da organização específica e do conteúdo da MIT.
3-Sintaxe SNMPXCMIP
É definido em termos da linguagem Asn.1, usada para descrever sintaxe de estruturas de dados. A extensão da macro OBJECT-TYPE ASN.1 é a principal ferramenta para definir tipos de objetos gerenciados nas folhas. Enquanto no CMIP a linguagem GDMO (Guidelines for the Definition of Management Object) provê a sintaxe para a definição dos objetos gerenciados. O GDMO suporta extensões substanciais para o ASN.1.
Mais de 100 definições de estrutura de informação gerenciada estão disponíveis no GDMO, enquanto no SNMP o conjunto de tipos de dados gerenciados disponíveis é menor que 10.
4-Informação da Estrutura de Gerenciamento (SMI) SNMPXCMIP
Pode ser visto como um sistema de bancos de dados hierárquico onde o modelo SMI e as extensões ASN.1 são suas linguagens de definições de dados e as primitivas de protocolos são suas linguagens de manipulação. No CMIP é utilizado o conceito e estrutura de modelamento orientado a objetos, os objetos gerenciados são uma representação lógica de um item real de hardware/software/estrutura de dados etc. Os objetos gerenciados como classes orientadas a objetos provê templates para encapsular dados e operações (métodos e ações). O modelo de orientação a objetos é estendido para incluir o conceito de notificação de eventos, os eventos podem ocorrer independentemente e assincronamente com processamento da gerência. O modelo também inclui suporte para herança.
5-Modelo de Gerenciamento de Acesso SNMPXCMIP
Podem ser divididas em duas áreas lógicas:
5.1-Interação Request-Response
SNMP |
CMIP |
Get Request PDU
Get Next Request PDU
Set Request PDU
Get Response PDU |
m - Get
m - Cancel-Get
m - Set
m - Action
m - Create
m - Delete |
5.2-Relatórios Eventos Não Solicitados
O SNMP e o CMIP possuem uma unidade de dados de protocolos para relatórios de eventos não solicitados. O TRAP PDU é usado no SNMP enquanto o m-EventReport é usado no CMIP.
6-Escalabilidade SNMPXCMIP
6.1-Representação de Rede e Elemento
CMIP através da herança/encapsulamento e modelagem de relacionamento pode representar agrupamentos complexos de elementos de rede heterogêneos. A herança captura a similaridade entre os elementos e o encapsulamento suporta os atributos, operações e notificações de dispositivos específicos. O SNMP no entanto provê somente uma modelagem estática e um limitado conjunto de tipos de informação de gerenciamento. Isto limita a habilidade do SNMP de representar totalmente os elementos de uma rede complexa e a estrutura de uma rede como um todo .
6.2-Recursos
SNMP tem uma vantagem considerável quando os dispositivos da rede tem seus recursos reduzidos. O CMIP requer armazenamento em um elemento de uma pilha de protocolos maior e por causa dessa complexidade requer mais recursos para processamento e armazenamento das informações gerenciadas. Em contraste o SNMP requer muito menos recursos.
6.3-Hierarquia de Gerenciamento
A hierarquia de gerenciamento de rede pode ser implementada no CMIP em virtude de ser uma arquitetura ponto a ponto. Gerentes podem agir como agentes para se comunicar com outros gerentes através do protocolo CMIP, isto permite a criação de uma hierarquia de gerenciamento composta de gerentes-assistentes-gerentes-agentes. Isto é especialmente útil quando a rede cresce para segmentar ou particionar o gerenciamento da rede em uma base lógica, através do gerenciamento ponto a ponto. A falta do protocolo de comunicação gerente gerente limita a habilidade do SNMP neste aspecto. O SNMPv2 tem tentado suprir esta lacuna.
7-Performance
O SNMP é construído no topo do protocolo UDP, portanto é não orientado a conexão. Portanto nenhum tempo ou recurso é gasto na abertura ou fechamento de uma conexão entre um gerente e um agente. Por outro lado o CMIP usa protocolo orientado a conexão e desta forma o protocolo não terá um desempenho tão eficiente quanto o SNMP. Esta diferença se torna significante se a rede estivesse pesadamente congestionada, fazendo com que a possibilidade da perda de conexão entre um gerente e um agente aumentasse.
Entretanto, o gerenciador SNMP geralmente usa um polling direcionado a TRAP para interrogar os agentes MIB em intervalos regulares ou para permitir que um agente notifique um gerente. Esse primeiro método obviamente é dispendioso para o tempo e recurso das estações de gerenciamento e vai contra uma estação de gerenciamento gerenciar muitos agentes. A estação de gerenciamento não pode confiar em um evento de TRAP por que o UDP provê serviço de entrega de datagramas não confiáveis então deve convidar cada agente individualmente.
Por outro lado o CMIP já tem um protocolo orientado a conexão estabelecido. Seria concebível o uso de polling mas um método mais eficiente seria usar notificação de eventos. Isto permite que o agente filtre eventos possivelmente apenas para relatar eventos especificados por uma estação de gerenciamento.
8-Confiabilidade SNMPXCMIP
O SNMP é não confiável pois é não orientado a conexão usando o datagrama UDP/IP , enquanto o CMIP é um protocolo orientado a conexão confiável usando o modelo de referência OSI.
9-Controle de Acesso
No SNMP o agente deve controlar o acesso na MIB através de uma ou mais estações de gerenciamento. O agente provê políticas de autenticação e acesso através do uso de community names, a community name é passada aos agentes como parâmetro do GET REQUEST , SET REQUEST, GET NEXT REQUEST. As primitivas de acesso do CMIP m-get, m-set, m-action, m-create, m-delete requerem um parâmetro de controle de acesso para verificar qual estação de gerenciamento é permitida carregar uma operação particular no agente. Desde que o CMIP é uma parte do modelo de referência OSI, deve ser possível usar a recomendação X.509 para autenticação e segurança (Ex. encriptação fim a fim).
10-Resumo
|
Camada |
Orientação |
Pilha |
Modelo |
OSI |
aplicação |
Eventos |
Pilha OSI completa |
Classes de objetos gerenciados |
Internet |
aplicação
UDP |
Polling |
Agentes simples |
Categorias simplificadas de objetos gerenciados |
11-Referências bibliográficas
SNMP v CMIP Comparision Report
http://www.maths.tcd.ie/~debfin/svc/index.html