Telecommunications Management Networks - TMN
                            Integração TMN a um cenário de gerenciamento SNMP
 

        TMN é a sigla para Telecommunications Management Network, ou seja, rede de gerenciamento de telecomunicações.
        Trata-se de uma rede computacional com o objetivo de gerenciar a rede de telecomunicações.
              Um problema que enfretamos hoje em dia é que os sistemas  internos das empresas estão esgotando os recursos das companhias (ou sistemas externos) que se encarregam das telecomunicacões. E estes recursos na realidade poderiam e deveriam estar adicionando a criação de novos serviços: multimédia interativa, mercado electrônico, etc.
              Necessita-se de combinações de sistemas digitais e analógicos, harmonização de equipamento de distintos fabricantes, e diversidade nos tipos de subredes e a crescente multiplicidade nas três dimensões: fabricantes x provedores x serviços.
              O gerenciamento  SNMP  ainda que é uma solução tática razoável para as redes das companhias, pois não se pode manejar os milhares de elementos de rede que a  infraestrutura de rede de um provedor de serviços requere.
             Entanto SNMP é ainda uma solução táctica válida,mas o  TMN representa uma solução a longo prazo.
             TMN é a solução mais útil para levar o controle das redes de telecomunicacões: é a resposta que os  provedores de telecomunicacões dão ao problema, de oferecer e questionar grandes quantidades de novos serviços nas redes.
           A principal implicação que a inserção  rápida destes novos serviços representa é a necesidade de integrar novas equipes de comunicações, novos elementos de rede manufaturados por distintos fabricantes no interior de redes que já estão em funcionamento.
              O objetivo do TMN é criar  interfaces que permitam que uma rede seja questionada  independentemente dos distintos fabricantes dos componentes que compõem a rede.
              TMN tem a sua aplicação nas redes de provedores de serviços de telecomunicacões, redes públicas e privadas, assim como nas comunicacões "sem fio"  e tamén nas redes de TV a cabo.