Monitoramento e coleta de dados
Tendo por base o nível de serviço acordado, as variáveis que se destacam no
fornecimento do perfil do serviço são:
- Tempo de Resposta;
- Disponibilidade;
- Exatidão.
Alternativas para a coleta de dados:
- Coleta contínua;
- Coleta sob-demanda.
A fim de atuar ao invés de somente reagir, é necessário realizar medidas continuamente.
A ocorrência da primeira informação sobre alguma falha deve receber a maior atenção
por duas razões óbvias:
- Uma falha em um componente de rede pode não prejudicar a operação até
durante muito tempo após a ocorrência da falha. Quando o impacto for visível,
dados sobre a falha podem não estar mais disponíveis;
- A operação não pode ser interrompida para "dumps"ou para esperar para que
a falha ocorra novamente.
Entretanto, a coleta contínua de dados acarreta alguns inconvenientes:
- Grandes quantidades de informações precisam ser mantidas;
- Grande consumo de recursos para processamento e transmissão dessas
informações;
- Existe "overhead" envolvendo algumas técnicas de coleta baseadas em software
quando são requeridas extensões orientadas a evento ou tempo;
- Ocorre sobrecarga no controlador operacional da rede para poder filtrar as informações
corretas.
A coleta de dados sob-demanda pode ser útil na investigação de problemas especiais de performance
de rede ou para diagnosticar problemas funcionais como parte da atividade de controle operacional;
entretanto, ela não é adequada para supervisionar a rede nem para propósito de planejamento.
Em um ambiente de comunicação, as seguintes fontes de informações podem ser utilizadas:
- Características padrões do software de comunicação;
- Ferramentas especiais executadas sob o software de comunicação;
- Monitores de rede;
- Monitores de aplicação;
- "Logs"de problemas e alertas de várias interfaces.