Aspectos Gerais
Em geral, o modelo GSM pode ser dividido em três tipos de objetos. O primeiro tipo
são objetos que representam recursos puramente funcionais; o segundo tipo são aqueles objetos
que representam recursos funcionais que estão geralmente relacionados aos equipamentos;
o terceiro tipo são aqueles objetos que representam diretamente os equipamentos. A maioria
dos objetos suportam modificação nos valores dos atributos e notificações de criação e
remoção. Aqueles que possuem um estado associado, suportam notificações de alterações de
estado. Objetos que estão relacionados aos equipamentos suportam atributos rotulados pelo
usuário, atributos estes que permitem que nomeação e localização sejam especificadas.
Estes objetos também suportam a notificação de alarmes dos equipamentos. Desta forma,
sistemas de gerenciamento podem ser configurados a monitorar somente os objetos funcionais
padronizados, muito embora ainda possam receber alarmes provenientes de equipamentos falhos.
Somente um objeto é definido para representar diretamente um equipamento. Este objeto geral
suporta rotulamento, controle do estado e notificações de alarmes. Isto foi feito de modo
a fornecer um objeto padrão para equipamento que pudesse ser usado para representar um
equipamento arbitrário. Diferenciações entre equipamentos podem ser alcançadas através
dos atributos de tipo, nome e localização a através das relações de continência entre
objetos.
O modelo completo definido para uma GSM PLMN é extremante grande e complexo. Há mais
de 100 classes de objetos gerenciados ( Managed Object Class -MOC) definidas
com cerca de 500 atributos.