Aspectos Gerais


Em geral, o modelo GSM pode ser dividido em três tipos de objetos. O primeiro tipo são objetos que representam recursos puramente funcionais; o segundo tipo são aqueles objetos que representam recursos funcionais que estão geralmente relacionados aos equipamentos; o terceiro tipo são aqueles objetos que representam diretamente os equipamentos. A maioria dos objetos suportam modificação nos valores dos atributos e notificações de criação e remoção. Aqueles que possuem um estado associado, suportam notificações de alterações de estado. Objetos que estão relacionados aos equipamentos suportam atributos rotulados pelo usuário, atributos estes que permitem que nomeação e localização sejam especificadas. Estes objetos também suportam a notificação de alarmes dos equipamentos. Desta forma, sistemas de gerenciamento podem ser configurados a monitorar somente os objetos funcionais padronizados, muito embora ainda possam receber alarmes provenientes de equipamentos falhos. Somente um objeto é definido para representar diretamente um equipamento. Este objeto geral suporta rotulamento, controle do estado e notificações de alarmes. Isto foi feito de modo a fornecer um objeto padrão para equipamento que pudesse ser usado para representar um equipamento arbitrário. Diferenciações entre equipamentos podem ser alcançadas através dos atributos de tipo, nome e localização a através das relações de continência entre objetos. O modelo completo definido para uma GSM PLMN é extremante grande e complexo. Há mais de 100 classes de objetos gerenciados ( Managed Object Class -MOC) definidas com cerca de 500 atributos.