Modelo de Alto Nível e Objetos Genéricos


Como o modelo geral estava sendo desenvolvido por vários grupos, tornou-se claro a necessidade de se ter um modelo de mais alto nível que fornecesse um contexto de rede e que permitisse o englobamento dos vários submodelos.

A classe de objeto network foi definida pelo CCITT na recomendação M.3100 e importada para dentro do modelo PLMN sem alterações. Ela representa um identificador para as redes de telecomunicações sendo modeladas. Subredes podem ser modeladas ao ser permitir o aninhamento de classes network.

A classe de objeto plmnNetwork foi definida pela recomendação GSM12.00. Ela é uma subclasse de network e adiciona detalhes específicos que caracterizam uma rede PLMN, tais como a identidade da rede e listas de dispositivos suportados.

A classe de objeto managedElement é o ponto de partida fundamental para a modelagem de informação da séria 12.XX. Ela foi definida pelo CCITT na recomendação M3.100 como representando um componente de uma rede que compreende funcionalidade e/ou aspectos físicos, tais cmo equipamentos e softwares. No modelo de mais alto nível GSM, elementos de rede funcionais e os equipamentos relacionados (caso haja algum) podem ser combinados de várias formas e estão contidos na instancia managedElement. A classe managedElement é a entidade que suporta a interface Q3, para o propósito de gerência. Desta forma, por exemplo, uma pequena instancia plmnNetwork poderia conter três instancias managedElement, uma contendo uma instancia mscFunction e uma instancia vlrFunction, e as outras duas contendo instancias bssFunction. As funções para os elementos de rede específicos do sistema GSM fornecem um agrupamento amplamente reconhecido de funcionalidades definidaa, e portanto, apresentam-se como um ponto de contato para o modelo de recursos que são específicos aos elementos. O conjunto de classes de objetos de elementos funcionais consiste do seguinte:

Diagrama de Classes Utilizadas no Modelos PLMN GSM