Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Universidade Federal do Pará

Mestrado Interinstitucional em Ciências da Computação

Tutorial - Especificação ITU H.323 - Benefícios


Anterior Índice Próximo

Home

3. Benefícios da Especificação

Padrões de Codec – H.323 estabelece padrões para compressão e descompressão de dados de áudio e vídeo, assegurando que equipamentos de fabricantes diferentes tenham uma área de apoio comum.

Interoperabilidade - Usuários necessitam se comunicar sem se preocupar com a velocidade. Além de assegurar que o receptor pode descompressar a informação, o padrão H.323 estabelece métodos para que os clientes que recebem os dados possam se comunicar equalizando velocidades com o remetente. O padrão também estabelece ligação de chamada comum e protocolos de controle.

Independência entre Redes - O H.323 é projetado para rodar em cima de arquiteturas de redes comuns. Como a tecnologia de redes evolui, e como técnicas de administração de largura de banda melhoram, as soluções baseadas no H323 poderão tirar proveito dessas velocidades aumentadas.

Independência de Plataforma e Aplicação - O H.323 não está amarrado a um hardware ou sistema operacional. As plataformas H.323 estarão disponíveis em muitos tamanhos e formas, incluindo computadores pessoais habilitados para vídeo conferência, plataformas dedicadas e TVs a cabo. 

Suporte Multiponto - Embora o H.323 possa apoiar conferências de três ou mais usuários sem requerer uma unidade de controle multiponto (MCU), este pode definir uma arquitetura mais poderosa e flexível para ser gerente de conferências de multiponto.

Administração de Largura de Banda - Tráfego de vídeo e áudio demandam alta largura de banda, o  que poderia congestionar uma rede corporativa. Gerentes de redes podem limitar o número de conexões simultâneas H.323 dentro da rede, ou até mesmo a largura de banda disponível para aplicações H.323. Estes limites asseguram que um tráfego crítico não será rompido. 

Flexibilidade - Uma conferência H.323 pode incluir usuários com tecnologias diferentes. Por exemplo, um terminal somente com capacidade de áudio pode participar em uma conferência com terminais que têm capacidades de dados e/ou vídeo. Além disso, um terminal multimídia H.323 pode compartilhar dados de uma vídeo conferência com um terminal de dados T.120, enquanto compartilhando voz, vídeo e dados com outros terminais H.323. 

Conferência Inter Redes - Muitos usuários querem uma conferência de uma LAN para uma rede distante. Por exemplo, o H.323 estabelece meios de unir sistemas de mesa baseados em LAN com sistemas de grupo baseados em ISDN. Usuários de H.323 usam tecnologia de codec comum para padrões de vídeo conferência diferentes para minimizar a demora e prover bom desempenho.

Anterior Índice Próximo

Home


Cássio D. B. Pinheiro

Dezembro 2000