Modelo de Sistema para um nodo Conferência.
Cada nodo participante de uma conferência GCC consiste de uma camada MCS, uma camada GCC, um nodo controlador e pode incluir uma ou mais entidades de Protocolo de Aplicação. A relação entre esses componentes com um nodo simples é ilustrado na figura 2.
O nodo controlador interage com o GCC, mas não interage diretamente com o MCS. A entidade de Protocolo de Aplicação também interage com o GCC, assim como diretamente com o MCS. Os serviços fornecidos pelo GCC para as Entidades do Protocolo de Aplicação são primariamente habilitar entidades de Protocolo de Aplicação Peer para se comunicarem diretamente, via MCS. A comunicação local entre entidades e Protocolo de Aplicação individual ou entre entidades de Protocolo de Aplicação e o nodo controlador pode ser feita, mas é uma dificuldade na implementação local e não é coberta por essa Recomendação.
Com um nodod mais de uma entidade de Protocolo de aplicação pode ser baseada no mesmo Protocolo de Aplicação. Neste caso, qualquer um pode ser parte da mesma sessão do Protocolo de Aplicação, permitindo que eles se comuniquem com o nodo bem como com outras entidades de Protocolo de Aplicação Peer em outros nodos, ou eles podem ser partes separadas de Sessões de Protocolo de Aplicação, permitindo que se comuniquem entre seus pares, mas usando o mesmo protocolo.