Conference Roster
Uma vez que o nodo foi adicionado a conferência, ele anuncia sua presença a todos os outros nodos na conferência. Uma GCC primitiva é fornecida para permitir a cada nodo na conferência anuncie sua presença na conferência, e outro para fornecer cada nodo como Conference Roster completo. O Conference Roster é uma lista de todos os nodos na conferência. Para cada nodo ele inclui informações como o nome do nodo, uma lista de participantes naquele nodo, bem como outras informações necessárias para a comunicação adequada entre os nodos. Um nodo não é considerado parte de uma conferência até que tenha sido incluído em um conference roster.
O roster de Aplicação
O GCC fornece um meio de identificar quais entidades de Protocolo de Aplicação estão disponíveis em cada nodo e fornece informações necessárias para Entidades de de Aplicação Peer se comunicarem com os outros. Sobre a associação a uma conferência, cada nodo envia a todos os outros sua lista local de Entidades de Protocolo de Aplicação seu Roster de Aplicação local que pode ser atualizado a qualquer hora depois disso. A partir desta informação, o roster de Aplicação é formado e transmitido para todos os nodos. Partes relevantes deste roster são então comunicadas localmente a cada Entidade de Protocolo de Aplicação bem como ao Nodo Controlador . Além de um simples roster, o GCC também fornece um serviço para Entidades de Protocolo de Aplicação para incluir uma lista de capacidades específicas de Protocolo de aplicação na informação trocada. O GCC aplica um conjunto fixo de regras para esta informação de todos os nodos na conferência para determinar um conjunto comum de capacidades de Aplicação. Esta informação é também comunicada localmente para cada Entidade de Protocolo de Aplicação.
O registro de Aplicação
O registro de Aplicação é uma base de dados ativa no Top GCC Provider que pode ser usada para controlar canais, tokens, e outros recursos compartilhados usados na conferência. O registro de Aplicação pode ajudar no estabelecimento da comunicação entre pares de entidades de Protocolo de Aplicação.