Switching e mixagem de vídeo

            O procedimento de vídeo switching tem dois casos a serem considerados: em algumas MCUs o sinal de vídeo é trocado em qualquer processamento, enquanto que em outras o vídeo pode ser processado tal como se o switching fosse executado e não há descontinuidade na correção de erros de envio de quadros nos sinais emitidos. 

            Uma característica geralmente desejável de conferências audiovisuais é a habilidade de ver simultaneamente mais de um site além daquele do espectador, opcionalmente incluindo o site do espectador também. A MCU pode fornecer esta característica a qual será referida como vídeo mixing sem considerar quantos sites estão visíveis em um dado instante. Enquanto os terminais estão recebendo uma imagem de vídeo, eles podem enviar uma imagem mixada (uma tela dividida, por exemplo), mas note que dois níveis de mixagem de vídeo pode resultar em uma imagem de pouca utilidade. 

A figura abaixo mostra quatro multiplexadores H.221 independentes entrando em uma MCU, sendo demultiplexados em seu fluxos de mídia compostos, e os fluxos de vídeo sendo mixados por um mixador de vídeo para produzir uma única imagem co posta. Existem duas maneiras gerais para o processador de vídeo operar:

a) Através da implementação de um ciclo de decodificação/codificação de vídeo completo com composição de imagem no domínio pel.

            b) Através da implementação de uma decodificação zero ou parcial combinada com composição de imagem com o intento de diminuir atrasos, possivelmente fazendo uso de um terminal H.320 modificado.

 

Volta para o topo da página

Vai para a página inicial