Sistema de Controle Audio Video - Visão Geral


O Controle Audio Visul (Audio Visual Control - AVC ) está associado a um conjunto de normas padronizadas com o objetivo de estabelecer uma plataforma genérica que comporte aplicações de comunicação de multimídia em tempo real. Um desses padrões é o T130, construído com base em recomendações do ITU-T conferencing e do ISO/IEC - MPEG2.

O T130 consiste em um conjunto de recomendações que estabelecem uma arquitetura e procedimentos que suportem o uso de streams em tempo real e serviços em um ambiente de conferência multimídia. Define uma versatilidade de gerência e controle de protocolo que permita a elementos de uma rede a comunicação e co-operação a fim de garantir um serviço de conferência aos seus usuários. Este padrão permite a manipulação de streams em tempo real dentro de uma topologia de conferencia que tenha sido estabelecida, mas não define mecanismos para ajuste dessa topologia.

Os problemas envolvidos quando da utilização desse padrão estão relacionas aos seguintes aspectos:

01. Controle Uniforme de streams em tempo real em uma rede e formas independentes de plataforma.

Possibilitar um protocolo de controle de stream uniforme e independente em uma rede, com a flexibilidade de acomodar as diferentes capacidades e características de qualquer infraestrutura de rede.

 

02. Operações que estejam coordenadas através das fronteiras de uma rede.

Atualmente não há um método padrão que imponha uma política de gerência de conferência comum através das fronteiras de uma rede. O controle pode ser feito definindo um protocolo de controle que permita operações coordenadas de redes independentes dentro de uma conferência.

 

03. Garantia de serviços de conferência em tempo real em ambiente heterogêneo.

São definidos serviços que incluem rotinas stream, mixagem de audio, trocas de video e presença contínua que permitem o processamento e distribuição de midia stream dentro de um ambiente de conferência, além de elementos de processamento que possibilitem conversão de formato ou criação de stream composto.

 

04. Entrega de serviço com qualidade para aplicações de comunicação em multimídia.

Define mecanismos que permitem a arbitragem entre requisições que competem quanto a capacidade de transmissão dentre de uma conferência. Em redes onde dois ou mais tipos de midia compartilham um link físico comum, o controle de audio video permite o controle multiplex a fim de fornecer o uso otimizado da largura de banda utilizada.

05. Gerenciamento de conferênncia distribuída.

O controle de audio video utiliza um modelo de gerência de conferência distribuída no qual a responsabilidade de manutenção de informação de configuração de conferência e acesso de arbitragem aos recursos de conferência é distribuído entre um número de nodes. Isto auxilia na escalabilidade, assim como permite flexibilidade local utilizando conhecimentos específicos sobre a rede.