T.130 Audio-Visual Control para Conferência Multimidea


No padrão T.130 estão definidos uma arquitetura, uma gerência e controle de protocolo, além de um conjunto de serviços que juntos compõe um sistema de controle audio visual (Audio Visual Control - AVC). É um sistema que suporta o uso de streams em tempo real e serviços em um ambiente de conferência multimidea. A seção de serviços e protocolos, delineados no padrão T.132, consiste de duas partes: gerenciamente e controle. Juntos, permitem a elementos de rede, tais como o tradicional MCU, Gateway, ou Servidor de Confer~encia, fornecer um padrão T.132 para serviços de audio e video aos seus pontos finais. Alguns dos serviços incluem Identificação de Stream, Identificação On-Air, Video Switching, Audio Mixing, Controle de Dispositivo Remoto e Presença Continua.

O T.130 é construído em cima de recomendações ITU-T conferencing tais como o padrão H.320 audio visual conferencing e o padrão T.120 para conferência de dados multiponto. O padrão T.130 é compatível com sistemas tais como o H.323, no qual audio e video são transmitidos independentemente do padrão T.120, assim como de sistemas que são capazes de transmissão múltipla de tipos de midea.

Diferente de outros métodos padronizados para gerenciar streams em tempo real, o padrão T.130 possui os seguintes aspectos: rede e plataforma com protocolo de controle independente para gerenciar operações coordenadas de streams em tempo real através de processos que ocorrem nos limites de uma rede e streams de midea distribuida dentro de um ambiente de conferência com entrega de serviços de qualidade (QoS) quando é utilizado aplicações de comunicação multimidea e onde é fornecido o gerenciamento de conferência distribuída com uma funcionalidade de protocolos de multimidea já existentes.

Finalmente, o que se pode dizer é que o T.130 pode ser utilizado em qualquer cenário de conferência onde haja a necessidade de multipontos de audio e video, podendo confiar nos serviços de GCC e MCS para transmitir dados de controle, mas streams de audio e video são tansportados em canais lógicos independentes devido a requisitos de transmissão de fluxo de dados de tempo real.