Conceitos Gerais e de Representação


Modelo de Conferência AVC

A arquitetura de controle audio visual é construída a partir de uma coleção de elementos a fim de prover uma nomenclatura ambigua para controle de conferência. O objetivo dessa seção final é a de definir os elementos desse modelo.

A conexão lógica entre dois nodos adjacentes utilizada a fim de produzir informação bidirecional em tempo real entre os nodos é denominado um link de tempo real (Figura 04). Informação de tempo real produzida em um link de tempo real pode incluir qualquer combinação de video, audio ou streams de dados em tempo real. Tipicamente um link de tempo real irá possuir um canal de controle associado a fim de conduzir a troca de recursos e configuração de links. Isto não é considerado parte do link de tempo real assim como não transmite dados de tempo real. Cada ponto final de link está conectado a uma porta de comunicação, ou seja, uma interface física de rede dentro de um nodo.Elementos de rede (MCUs) que garantem funcionalidade de ponte tipicamente requerem portas de comunicação múltipla, sendo que um terminal poderia normalmente possuir uma simples porta de comunicação. Em algumas redes (LANs - Local Area Network) uma porta simples de comunicação pode ser compartilhada entre um número de links de tempo real.

 

Figura 04

 

Múltiplos links de tempo real entre nodos adjacentes são permitidos se existirem múltiplas conexões físicas independentes entre esses nodos. Se um número de conexões entre esses nodos são gerenciados como uma simples entidade, então a fim de se ajustar as características do padrão em questão eles são considerados como sendo um único link de tempo real. Por exemplo, temos o caso de conexões ISDN (Integrated Services Digital Network - Rede Digital de Serviços Integrados) múltiplas que podem ser gerenciadas como sendo uma única entidade utilizando H.221.

Um link de tempo real (Figura 05 e 06) pode ser subdividido em um número de canais lógicos. Um canal lógico é utilizado para conduzir um simples fluxo unidirecional de informação de um tipo específico de midea (audio, video ou dado de tempo real), sendo que cada fluxo de informação independente requer seu próprio canal lógico. O número de canais lógicos dentro de um link de tempo real e as características de transmissão desses canais lógicos podem variar dinamicamente através do curso da conferência. Não há requisito para simetria dentro de um link de tempo real e com isso o número de canais lógicos por tipo de midea pode ser diferente.

Figura 05

Figura 06

 

Comunicação Audio-Video Full Duplex

Um stream é um fluxo unidirecional de informação em tempo real a partir de uma origem específica para um ou mais destinos. A origem de um stream é denominada de source (fonte). Uma fonte (source) pode ser um dispositivo físico tal como uma camera ou microfone, ou pode ser também outra entidade que seja introduzida na conferência , tal como um sinal "off-air". O destino de um stream é denominado de sink. A infraestrutura AVC é o conjunto de recursos utilizados para produzir funcionalidade em tempo real em uma conferência multimidea. Abrange links de tempo real e recursos de processamento em tempo real (como codecs) dentro de nodos. Dispositivos controlados tais como cameras e VCRs que são capazes de armazenar ou enviar streams em tempo real não são considerados como parte da infraestrutura AVC.

 

Sessões de Comunicação AVC

Por default, todos os terminais participando em uma conferência gerenciada AVC interagem entre si dentre de uma sessão de comunicação simples AVC. Entretanto, em alguns cenários, pode haver algum requisito para comunicações audio visual autonomas separadas dentro da mesma conferência. Por exemplo, em uma reunião de negócios pode haver um requisito para conversações privadas, enquanto que uma reunião social pode consistir de um número de grupos de discussão onde os participantes se juntam de acordo com o interesse que tenham a respeito de um determinado tópico em discussão. Os requisitos são apoiados por AVC permitindo que múltiplas sessões de comunicação AVC sejam estabelecidas dentro de uma conferência.

 

Relação entre Sessão AVC e Serviço AVC

Todo serviço AVC é provido no contexto de uma sessão AVC. Quando um nodo se junta a uma sessão AVC ele é automaticamente subordinado (e por isso pode fazer uso) ao serviço ativo dentro daquela sessão. Serviços inativos podem ser subordinados explicitamente. A interpretação para subordinação de um nodo a um serviço é a de um serviço específico.Quando um nodo sai de uma sessão, ele é automaticamente removido de todos os serviços dentro daquela sessão.

 

Definição de Papeis em uma Conferência

São definidos papeis que podem ser utilizados em uma conferência de participantes com privilégios adicionais e status com relação ao uso de serviços AVC. A seguir são enumerados possíveis papeis:

Chair - Permite a figura de um coordenador (chairperson) em uma sessão AVC. Além de ser considerado um participante, tem também a responsabilidade de gerenciar os procedimentos dentro da sessão.

Presentar - Permitir a existência de um ponto focal em uma sessão AVC, transmitindo seus streams em tempo real aos outros participantes.

Audience - Papel de epectador que pode ser designado pelo controle da reunião ou registrado quando o terminal junta-se a conferência, sendo que membros da audiencia (espectadores) não estão habilitados a participar interativamente em uma conferência a menos que uma permissão explicita pelo serviço de controle seja executada.

Convenor - tem o papel de promover uma sessão de conferência controlada AVC, sendo denominado o GCC convenor (Generic Conference Control Convenor), onde conferências são promovidas utilizando primitivas GCC as quais fazem preparativos explicitos para parâmetros AVC.

 

Grupos AVC

AVC suporta a possibilidade de associar participantes em grupos, cujo propósito pode ser especificado explicitamente ou determinado pelo framework que está sendo utilizado. Pode ser usado para gerenciar a comunicação entre grupos que são também participantes simultaneamente na conferência principal.

 

Modelos de Conferência e Framework

AVC define um número de modelos de conferência padronizadas, cada uma delas utilizada em um tipo particular de ambiente de reunião. Alguns requisitos são obedecidos quanto a esses modelos, os quais são expressos através da definição de uma conferência Fremework, que vem a ser um conjunto de parâmetros que efetivamente definem um conjunto de regras sobre as quais a conferência opera. São definidos três modelos gerais de classificação:

Meetings (Reunião) - Todos os terminais participantes comportam-se como nodos convencionais e participam aos pares na conferência AVC. São definidos dois modelos de reunião: Modelo de Reunião Convencional (Convencional Meeting Model) e Modelo de Salas de Reunião Virtual (Virtual Meeting Rooms Model)

Conferences (Conferências) - Difere da anterior por também suportar outros nodos que participam na audiência. Permite duas diferentes classes de participação: nodo convencional (Conferência Convencional) e nodo anônimo (Broadcast Conference)

Gatherings (Assembléias) - É um tipo de conferência designada para ser informal, com um mínimo de restrições quanto aos participantes, que são livres para estabelecer, juntar-se ou deixar uma sessão. Não admite os papeis Chair ou Presenter.

 

Criação e Configuração de uma Conferência

O Modelo de Reunião Convencional será admitido como modelo default de operação na ausência de qualquer outra informação. O papel de convenor pode especificar outro modelo de conferência o qual ao ser iniciado irá ativar um framework pre-definido e um regime de gerenciamento. Este framework poderá ou não influenciar a forma como os serviços como video swtching/continuous presence/audio mixing operam dentro da conferência.

Finalizando, apresenta-se a seguir uma tabela com os papeis básicos e grupos para cada modelo de conferência padronizada:

 

 MODELO

PAPEIS

  GROUPS

 PEER

CHAIR

PRESENTER

AUDIENCE
 Conventional Meeting (Formal)  P,D -   - -
 Convencional Meeting (Informal) P,D P,D P,D - -
 Virtual Meeting Rooms P,D P,D P,D P,D P,D
 Convencional Conference P,D P,D P,D P,D P,D
 Broadcast Conference  - P P P,D P
 Informal Gathering  - - - - P,D

P - O papel ou função pode ser pre-designado pelo convenor

D - O papel ou função pode ser dinamicamente designado durante a conferência