Protocolos de Grupos

De uma maneira geral os GMPs(Group Membership Protocols) são empregados  entre hosts e seus imediatos  roteadores multicast para conhecimento sobre a presença de grupos multicast ligados diretamente em suas subredes. Mecanismos  desta categoria de protocolo devem permitir que hosts transmitam mensagens ao roteador multicast local indicando, por exemplo, que este deseja receber pacotes endereçados ao(s) grupo(s) multicast.

A figura abaixo exibe o fluxo de cominicação dos GMPs .

 

Internet Group Management Protocol (IGMP)

IGMP, descrito na RFC 1112,  é baseado nos conceitos de endereçamento do IP Multicast, o qual utiliza endereços IP Classe D para a criação de grupos e registro dinâmico de hosts em um ambiente  multicast. Tais mensagens(formato IGMP) fluem, como já descrito,entre hosts e os roteadores ligados a mesma subrede.  Estes permanecem aguardando mensagens IGMP e periodicamente enviando consultas para descobrir quais grupos estão ativos e inativos em uma subnet particular. Tais mensagens são endereçadas a todos grupos de hosts (224.0.0.1) com IP TTL = 1, ou seja, não são repassadas a outros roteadores multicast. A figura abaixo exibe um esquema de rede com roteador solicitando informações a hosts para manuntenção de grupos.

 

Baseados nas informações obtidas através de respostas IGMPs dos hosts envolvidos em um detrminado grupo, os roteadores são capazes de determinar o tráfego multicast necessário para o transporte de pacotes da aplicação para suas subredes. Roteadores multicast utilizam essa informação, em conjunto com protocolos de roteamento multicast,para o suporte ao multicasting em um determinado ambiente de rede.

Abaixo, são descritos os fluxos de mensagens entre roteadores  e hosts imersos no ambiente :