8. Protocolos T.120 de infra-estrutura

São protocolos projetados para operar sobre uma ampla variedade de redes e facilitar a comunicação entre os pontos em redes mistas. São detalhados nas seguintes recomendações [3]:

Recomendação T.123 - Pilhas de protocolos para aplicações de teleconferências audiográficas e audiovisuais: especifica protocolos de transporte básico para o provimento de entrega confiável de PDUs (Protocol Data Units) bem como a segmentação e ordenação desses dados, para os seguintes tipos de redes: Public Switched Telephone Networks (PSTN), Integrated Switched Digital Networks (ISDN), Circuit Switched Digital Networks (CSDN), Packet Switched Digital Networks (PSDN), TCP/IP, Novell Netware IPX (via perfil de referência) [2].

Recomendações T.122, T.125 - Serviço de Comunicação Multiponto (MCS): a T.122 define os serviços multiponto disponíveis para os fabricantes, enquanto que a T.125 especifica o protocolo de transmissão de dados para serviços multiponto. Juntos, formam o MCS, a "máquina" multiponto da conferência T.120. O MCS é baseado na T.123 para a entrega de dados [2].

Recomendação T.124 - Controle de Conferência Genérico (GCC): provê um conjunto de facilidades para o estabelecimento e grenciamento de conferência multiponto. Centraliza uma base de informação importante sobre o estado das várias conferências as quais está servindo. Um nó, o qual pode ser a própria Unidade de Controle Multiponto (MCU), serve como Provedor de Topo para a informação de GCC. Quaisquer ações ou requisições dos nós de GCC mais baixos são filtradas e sobem até esse Provedor de Topo. A medida que uma ponta se junta ou deixa uma conferência, a base de informação no GCC é atualizada e pode ser usada para notificar automaticamente todas as outras pontas quando essas ações ocorrem [2].

 

wpe44.jpg (946 bytes)

wpe45.jpg (903 bytes) wpe46.jpg (909 bytes) wpe47.jpg (953 bytes)