11. Novas expectativas de desenvolvimento
O primeiro segmento do mercado a adotar o padrão T.120 foi a comunidade de teleconferências, em virtude do amplo alcance dessa tecnologia, que permite seu uso, efetivamente, por um grande número de vendedores de softwares aplicativos e provedores de equipamentos [2].
O paradigma da computação está se extendendo rapidamente do passado para os modelos de produtividade atuais. Nos próximos anos, espera-se assistir o desenvolvimento de uma nova geração de softwares aplicativos que irão incorporar colaborações multi-partes. Vendedores de Software Independentes (ISVs) já adotaram o T.120 como um meio de incorporar capacidades de colaboração em tempo-real em aplicativos comuns, como por exemplo, em processadores de texto e apresentações gráficas. Produtos de Engenharia, tais como aplicativos de Computer Aided Design (CAD), também estão migrando para a tecnologia T.120. Outros ISVs incluem produtos de colaboração para aplicações de fax, controle remoto, imagens de documentos, etc, como por exemplo o Lotus Note [2].
É possível visualizar uma grande extensão das aplicações do padrão T.120 em áreas de vídeo interativo, jogos através de redes, e simulações. A capacidade de uso de um conjunto comum de APIs e protocolos amplamente suportados do computador pessoal à rede, irá direcionar a adoção desse padrão em mercados emergentes importantes [2].
![]() |
![]() |
![]() |