PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

RELATÓRIO PROJETO METROPOA

http://www.ipct.pucrs.br/metropoa

 

Período: 01 de Julho de 1998 a 30 de Junho de1999

 

Coordenador: Prof. Dr. Jorge Guedes da Silveira

Relação dos Bolsistas e data de implementação das bolsas:

Pesquisador responsável: Início bolsa:

Bolsa DTI – PAULO LOMANDO NUNES - 01/08/98

Pesquisadores de iniciação científica: Início bolsa:

Bolsas ITI – FERNANDO THIESEN - 01/07/98

RAFAEL RHEM – 01/07/98

RICARDO BALBINOT – 01/07/98

CLARISSA GUDOLLE – 01/09/98

TATIANA FACHINELO – 01/01/99

ÍNDICE

CAPÍTULO I - Descrição geral do Projeto Metropoa na PUCRS

CAPÍTULO II -Redes de acesso ao backbone metropolitano ATM do

METROPOA.

CAPÍTULO III -Relatório dos Projetos em andamento

CAPÍTULO IV -Atividades e objetivos futuro

 

 

 

CAPÍTULO I - METROPOA PUCRS

 

DESCRIÇÃO GERAL

O Projeto Metropoa da PUCRS reúne um conjunto de pesquisadores bolsistas(CNPq) que tem como objetivo principal pesquisar redes de alta velocidade e sobretudo desenvolver aplicações multimídia sobre as mesmas.

 

Equipe de Pesquisa:

Professores:

Prof. Dr. Jorge Guedes-Silveira(Coordenador)

Prof. Dr. Julio Leão da Silva Jr.

Bolsistas Pesquisadores(CNPq):

Bolsa DTI: Engo. Paulo Lomando Nunes

Bolsas ITI: Clarissa Gudolle,

Fernando Thiesen,

Rafael Rehm,

Ricardo Balbinot, e

Tatiana Fachinello

Projetos

Quatro grandes projetos estão em desenvolvimento no âmbito dos projetos metropoa na PUCRS:

VídeoTchê - Uma ferramenta para desenvolvimento de aplicações multimídia;

VoD PoA - Uma aplicação de Vídeo-sob-Demanda (Vídeo-on-Demand) para redes metropolitanas;

Telemedicina RS - Um sistema completo de telemedicina capaz de integrar diferentes aplicativos ou ferramentas de telediagnóstico,

telemonitoração e telecirurgia.

Gerência de Redes - Desenvolvimento de ferramentas software para gerência de redes ATM

Metodologia

De modo a possibilitar máxima compatibili-dade entre configurações diversas pretende-se, a partir de conhecimentos referentes ao Vídeo for Windows e Winsock, extender-se as capacidades de comunicação do software à camada de adaptação ATM, através do uso dos protocolos AAL1, AAL2 e AAL5.

Deverão ser privilegiadas características como máxima qualidade de vídeo e áudio e integração ampla com softwares de conferência escrita(chat) e quadro branco(whiteboard) de forma a acentuar características não disponíveis em aplicações comerciais, e situar a aplicação como uma ferramenta efetiva no ensino à distância.

As diversas ferramentas de desktop videoconferência atualmente existentes destinam-se à aplicações na INTERNET. São baseadas no protocolo IP e apresentam um desempenho muito pobre do tipo "best effort", mesmo quando transpostas para redes LAN/MAN de alta velocidade.

O Grupo Metropoa da PUCRS está desenvolvendo um conjunto de aplicações, denominado Ferramenta VídeoTchê, adequada ao estudo de diferente aplicações multimídia como videoconferência, vídeo-on-demand, voz-sobre-IP e educação a distância em redes de alta velocidade(banda larga), possibilitando o conhecimento e controle mais profundo sobre as variáveis que tipicamente regem esse tipo de comunicação.

O Sistema de Telemedicina RS utiliza recursos de Informática e de Telecomunica-ções para a transmissão remota de dados biomédicos, para o controle à distância de equipamentos biomédicos e para comunica-ções em vídeo. A equipe metropoa do Tele-medicina RS está desenvolvendo as seguin-tes ferramentas de multimídia :

 

Uma ferramenta de desenvolvimento multimídia

O sistema multimídia VídeoTchê deverá possibilitar a plena utilização dos recursos, flexibilidade e características típicas de uma rede ATM banda larga, suportando o controle sobre diferentes parâmetros de qualidade de serviço e minimizando o processamento CPU despendido nas mais diferentes etapas do processo.

O Sistema multimídia VideoTchê se propõe inicialmente a ser uma aplicação básica de videoconferência mas sobretudo evoluir para uma ferramenta importante no suporte de outras aplicações como VoIP, VoD e no desenvolvimento do ensino a distância (EAD) e da telemedicina.

A ferramenta VídeoTchê se propõe a viabilizar serviços multimídia, sobre plataformas Windows e Linux, como Vídeoconferência, Voz-sobre-IP, Vídeo-sob-Demanda e outras, para aplicações em redes de alta velocidade.

O desenvolvimento complementar de codecs em hardware(ou software) implementando os algorítmos MPEG1, MPEG2, MPEG4 ou MJPEG tem como objetivo básico aumentar a performance dos aplicativos mas também utilizar de maneira mais adequada os recursos de rede disponíveis.

A aplicação deverá se adequar à realidade de uma rede de banda larga e deverá obter um desempenho superior as aplicações comerciais existentes como CuSeeMe, iVisit, Iris Phone e outras, devido ao fato da mesma ser desenvolvida especificamente para aproveitar as características de de CoS (ethernet), de QoS (ATM), de máxima banda disponível, privilegiando-se a qualidade e rapidez.

Sistema de vídeo sob demanda VoD PoA deverá implementar, inicialmente um sistema de Near Video on Demand( N-VoD ) e posteriormente um sistema completo de Interactive Video on Demand( I-VoD ).

N-VoD é um esquema de vídeo que transmite o mesmo filme num espaço regular de intervalos(15 minutos). Dessa forma o cliente pode começar a ver o filme em qualquer ponto próximo daquele que ele deseja no vídeo stream, de tal maneira que o ponto selecionado será o intervalo mais próximo do ponto desejado.

I-VoD é totalmente interativo para o cliente. O cliente tem o controle total sobre o vídeo que é visualizado, como se estivesse usando seu próprio VCR. A capacidade do I-VoD extendende-se tanto ao "playback" tanto quanto a passagem rápida(forward), retorno e todas outras capacidades de um VCR.

O serviço de vídeo-on-demand, VoD PoA, deverá possibilitar a seus usuários a seleção remota de filmes em um servidor de vídeo ou a seleção remota de qualquer seqüência de quadros classificadas como "full motion".

A ferramenta VoD inclui o desenvolvimento completo da aplicação incluindo a codificação da informação, a transmissão/ recepção da mesma através da rede, a decodificação e a apresentação das imagens em um monitor de vídeo entrelaçado ou progressivo.

No servidor de vídeo, deverão ser implementados várias alternativas para o armazenamento da informação padrão de vídeo. Inicialmente em um formato comprimido como, por exemplo, MPEG1 ou MPEG-2 (Moving Picture Exper Group), posteriormente complementado com sistemas juke-box de DVD-CDR e com sistemas tradicionais de fitas com codificação hardware em tempo real na transmissão.

CAPÍTULO II - REDES DE ACESSO

Redes de acesso de usuários remotos ao backbone metropolitano do MetroPoA

 

II.1 - Projeto REDAM

II.2 – Projeto Wireless.

II.3 – Trial ISDN

CAPÍTULO II

 

O Backbone ATM do MetroPoA já está operacional faltando apenas instalar o novo switch 8265, já recebido,. na Rede Metropolitana da Grande Porto Alegre. Entretanto no nosso entender falta ainda viabilizar o acesso ao backbone desde a residência de estudantes e professores.

Com este objetivo em mente nós realizamos vários projetos onde foi buscado a parceria com outras empresas do setor industrial, ou de operadoras de telecomunicações, objetivando viabilizar o acesso desde usuários remotos(residenciais ou não), em alta velocidade, até o backbone ATM da rede METROPOA, conforme ilustra a figura a seguir.

Três projetos estão em fase adiantada de negociação, e aprovação, e já podem resumidamente ser descritos no presente documento. Muitos outros estão em fase de amadurecimento, em estudo de viabilidade e na negociação de convênios e julgamos demasiado prematuro registrá-los no presente relatório. Os três projetos ou trials de acesso em fase final de implementação são pela ordem:

II.1 Projeto REDAM: Acesso a rede MAN do Metropoa PUCRS desde a residência dos bolsistas e professores através da linha telefônica com modems HDSL.

Parceiros iniciais no Trial REDAM: PUCRS, CRT e PARKS

O Projeto REDAM para acesso via modems HDSL, através de um backbone Frame Relay a 2 Mbps, tendo como Parceiros iniciais do Trial REDAM a PUCRS, a CRT e a PARKS e talvez a CISCO(ainda não formalizado).

O objetivo básico da rede REDAM é o de viabilizar o acesso à rede MAN do Metropoa, nó PUCRS, desde a residência dos bolsistas e professores através do par de cobre da linha telefônica. Os parceiros iniciais neste trial são PUCRS, CRT e PARKS;

II.2 – Projeto Wireless: Acesso via comunicação-sem-Fios desde células remotas de usuários através de conexão ponto-a-ponto e ponto-multiponto.

Parceiros iniciais na Rede Wireless : PUCRS, LUCENT, PARKS.

 

O Wireless Design Center tem também por objetivo proporcionar um ambiente propício para pesquisa e desenvolvimento, para a aplicação de conhecimentos teóricos da área de comunicações sem fio, para estimular e aprofundar investigações sobre a necessidade de novas aplicações comerciais e sobretudo fomentar o desenvolvimento de pesquisa aplicada nesta área.

As áreas de aplicação de interesse para comunicações sem fio terrestres para as quais desenvolveremos pesquisa e aplicações são:

 comutação de circuitos

 comutação por pacotes

 aplicações dedicadas ponto - a - ponto ou ponto – multiponto.

O acesso sem fio em banda larga tem se difundido bastante nos últimos tempos. Recentemente foi iniciado o processo de padronização do BWA- Broadband Wireless Access, através do subgrupo IEEE 802.16 do Comitê IEEE 802 - padrões LAN-MAN.

Além dos trials ponto-multiponto com aplicações de telemetria(e outras.) no âmbito local, no Campus da PUCRS, é nossa proposta acessar e testar remotamente desde uma célula ponto-multiponto localizada na região do Hospital São Lucas(ou outro Hospital), aplicações de ensino-a-distância e de Telemedicina desenvolvidas no âmbito do projeto Metropoa.

Com a implantação desta rede local sem fio, poderíam ser avaliadas transmissões de dados sem fio em banda larga, análise de desempenho, modelagem de canal de comunicação, estudos de tráfego e demais aspectos desta tecnologia, além do desenvolvimento de novos serviços específicos da necessidade de nosso Estado.

II.3 – Trial ISDN: Acesso ao Metropoa desde a residência de alguns pesquisadores através de linhas RDSI para teste de videoconferência a 128 Kbits/s e telefonia ISDN.

Parceiros iniciais na trial ISDN : PUCRS, SIEMENS E CRT.

Na Figura seguinte é apresentado a topologia proposta.

 

CAPÍTULO III - Relatório dos projetos em andamento

 

III.1 - Projeto VideoTchê

DESENVOLVIMENTO DE Uma Ferramenta de Desenvolvimento de Aplicações Multimídia para Redes de Alta Velocidade

ORIENTADORES

PROF. JORGE GUEDES SILVEIRA, Dr.

PESQU. PAULO LOMANDO NUNES, DTI

PROF. PAULO GIRARDELO FRANCO, Dr.

PESQUISADOR

Ricardo Balbinot

Bolsista ITI do METROPOA

 

BOLSISTAS DE APOIO

RAFAEL REHM, ITI

CLARISSA GUDOLLE, ITI

FERNANDO THIESEN, ITI

 

VídeoTchê: Uma Ferramenta de Desenvolvimento de Aplicações Multimídia para Redes de Alta Velocidade

 

INTRODUÇÃO

As aplicações multimídia são elementos que tendem a integrar-se cada vez mais à vida cotidiana do profissional e estudante. Nos últimos anos, observou-se um desenvolvimento progressivo da conexão entre o computador e a comunicação. Dentro dessa conexão, os mais diferentes tipos de avanços e novidades forma observados. A multimídia nada mais é que um reflexo dessa integração.

A importância da multimídia e seu meio de disponibilização, i.e., o computador, são presenças inegáveis e de importância cada vez mais significativa na vida atual, tanto a nível profissional quanto pessoal.

Muito embora já existam aplicações multimídia em quantidade abundante, esses serviços normalmente são de característica local, i.e., não supõem a interatividade entre usuários distantes, através do suporte de redes digitais. É nesse campo que se nota a deficiência e falta de serviços de qualidade suficiente para permitir a sensação da conversação ou, ainda melhor, de uma conexão em tempo real entre os participantes. As aplicações de nível profissional, que implementam um serviço de qualidade satisfatória, são usualmente privativas e de alto valor. Entre essas aplicações é possível identificar diversos serviços típicos da comunicação, tais como: comunicação via voz, transmissão de vídeo, videoconferências, vídeo sob demanda, entre outros.

Notadamente, é a videoconferência e vídeo sob demanda os serviços mais sensíveis em termos de qualidade e valor do aplicativo.

Não obstante, os serviços de entrega de voz, teleducação, e tantos outros que se situam no conceito multimídia e necessitam da integração entre vários usuários efetuada de forma dinâmica e à distância em tempo real, são de caráter incipiente e, portanto, de talho perfeito à pesquisa e desenvolvimento.

 

JUSTIFICATIVA

As diversas ferramentas de desktop videoconferencing existentes na atualidade destinam-se a aplicações sobre a INTERNET. São tão somente baseadas no protocolo IP, apresentando, portanto, um desempenho fraco do tipo melhor esforço, mesmo quando da sua transposição para redes LAN/MAN de alta velocidade.

O grupo METROPOA da PUCRS encontra-se em processo de desenvolvimento de um conjunto de aplicações, doravante denominadas VídeoTchê, adequada ao estudo de diferentes aplicações multimídia como videoconferência, vídeo sob demanda, voz sobre IP e educação à distância, em redes de alta velocidade e cujos propósitos são listados a seguir:

    1. permitir o conhecimento e controle mais aprofundado sobre as variáveis que tipicamente regem esse tipo de comunicação;
    2. construir um conjunto de aplicativos com desempenho adequado e de qualidade suficiente com vistas a possibilitar a interatividade efetiva entre seus participantes;
    3. permitir o conhecimento das técnicas envolvidas no desenvolvimento de aplicações multimídia;
    4. estudar os métodos existentes para programação e envio de dados via redes digitais;
    5. estudar diferenças, similaridades e vantagens/desvantagens entre redes digitais tradicionais, tais como Ethernet, e a nova tecnologia de redes RDSI-FL, bem conhecida como ATM;
    6. estudar semelhanças e vantagens/desvantagens entre os diversos protocolos utilizados na transmissão dos dados, tais como IP, IPX, AAL5, TCP/IP, entre tantos outros;
    7. estudar a influência dos critérios de qualidade de serviço na transmissão de voz e vídeo;

O projeto VídeoTchê visa a implementação, primeiramente, de um software de videoconferência, base técnica e de fato das aplicações posteriores, evoluindo para o estado de uma ferramenta de desenvolvimento multimídia. O sistema VídeoTchê deverá possibilitar a plena utilização dos recursos, flexibilidade e características típicas de uma rede ATM banda larga, suportando o controle sobre diferentes parâmetros de qualidade de serviço e minimizando o processamento efetuado pela CPU nas mais diferentes etapas do processo.

 

O nosso sistema multimídia visa tornar-se uma base de suporte para o desenvolvimento de estudos nas mais diferentes áreas relacionadas à telemática, entre as quais salientamos a voz sobre IP, a vídeo sob demanda, o ensino à distância e a telemedicina.

 

OBJETIVOS

A ferramenta VídeoTchê propõe-se a viabilizar serviços multimídia, sobre plataformas Windows e Linux, tais como videoconferência, vídeo sob demanda e outras, para aplicações em redes de alta velocidade. O desenvolvimento complementar de codecs em hardware ( ou software) implementando os algoritmos MPEG1, MPEG2, MPEG4, MJPEG, H.261 e outros, tem como objetivo básico aumentar a performance dos aplicativos mas também utilizar de maneira mais adequada os recursos de rede disponíveis. A aplicação deverá adequar-se à realidade de uma rede de banda larga e deverá obter um desempenho superior as aplicações comerciais existentes, tais como o Cu-SeeMe, iVisit, IrisPhone e outras, devido ao fato de a mesma ser desenvolvida especificamente para aproveitar as características de CoS ( ethernet), de QoS ( ATM), de máxima banda disponível, privilegiando a qualidade e rapidez.

METODOLOGIA

De modo a possibilitar a máxima compatibilidade entre configurações diversas pretende-se, a partir de conhecimentos referentes ao Video for Windows e Winsock, estender as capacidades de comunicação do software à camada de adaptação ATM, através do uso dos protocolos AAL1, AAL2, AAL5 e IP.

O conhecimento obtido através do Video for Windows presta-se a possibilitar a máxima compatibilidade entre dispositivos de captura de vídeo existentes no mercado, de maneira a não vincular a aplicação a um dado hardware existente. Não obstante, devido a baixas performances observadas na utilização dessa solução, pretende-se levar a cabo a compatibilização do software com dispositivos em hardware determinados, i.e., pretende-se desenvolver interfaces otimizadas em desempenho para hardware específico, como solução complementar. Importante notar que os conhecimentos referentes a digitalização de imagens, processamento de sinais de vídeo e requerimentos na transmissão dos mesmos são essenciais para a compreensão do processo de captura de vídeo e posterior transmissão, condição s.q.n. não seria possível o desenvolvimento desse tipo de aplicação com julgamento preciso dos fatores envolvidos.

A utilização do Winsock visa o estabelecimento de uma interface com a rede bem conhecida e já bastante adotada, se não universalmente ao menos largamente, e difundida através do conceito Berkley de sockets para redes. Dessa forma, tem-se a máxima compatibilidade entre as mais diferentes interfaces de rede ( NICs) e uma estrutura de programação disponível independente do protocolo da camada inferior do modelo OSI.

Deverão ser privilegiadas características como máxima qualidade de vídeo e áudio e integração ampla com softwares de conferência escrita ( chat) e quadro branco ( whiteboard) de forma a acentuar características não disponíveis em aplicações comerciais, e situar a aplicação como uma ferramenta efetiva no ensino à distância.

O desenvolvimento do software conta com duas partes básicas: o software do módulo cliente e uma unidade de distribuição para multivideoconferência. Posteriormente, está previsto o desenvolvimento do módulo Linux nos dois níveis da aplicação, de forma a disponibilizar uma aplicação versátil e flexível nos mais diferentes aspectos.

SITUAÇÃO ATUAL: TAREFAS CONCLUÍDAS E EM DESENVOLVIMENTO

Atividade

Tempo(semanas)

Estado atual

Estudo de referências bibliográficas

16

Em curso

Estudo do Video for Windows

4

Terminada

Estudo do Winsock

4

Terminada

Desenvolvimento de aplicação de entrega de vídeo mono-usuário

4

Terminada

Desenvolvimento de aplicação de videoconferência para dois usuários

5

Terminada

Integração do chat

1

Terminada

Integração do whiteboard

1

Em curso

Integração da voz

2

Desenvolvimento

Estudo do Winsock 2

8

Em curso

Desenvolvimento do módulo de multi-usuários

10

A fazer

Integração ao ATM

6

A fazer

Compatibilização com padrões internacionais ( H.323 e H.320)

6

A fazer

Integração dos fatores de QoS

4

A fazer

Integração dos codecs

6

A fazer

Integração do módulo de teleducação fase 1

4

A fazer

Integração do módulo de vídeo sob demanda fase 1

4

A fazer

Compartilhamento de diferentes aplicações entre usuários

4

A fazer

Refinamento

----

Sempre

Testes

----

Sempre

 

PERSPECTIVAS FUTURAS

Com o desenvolvimento da aplicação VídeoTchê possibilitaremos o controle e estudo dos mais diferentes fatores relacionados a transmissão em tempo real de sinais de voz e vídeo e a integração dos mais diferentes tipos de aplicações em um pacote capaz de realizar suas funções a contento e com performance superior aos pacotes existentes no mercado.

Teremos, ainda, ferramentas capazes de aproveitar o desempenho oferecido pela rede ATM, bem como suas características peculiares. A disponibilização de uma ferramenta cujo comportamento é conhecido e cuja flexibilidade é maior que a usual possibilita o estudo efetivo da telemática como meio de informação e propagação de tecnologia.

III.2 - Projeto Telemedicina

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE TELEMEDICINA NA REDE DE ALTA VELOCIDADE DE PORTO ALEGRE (METROPOA).

 

 

ORIENTADOR

PROF. JORGE GUEDES SILVEIRA, Dr.

 

 

PESQUISADOR

EDUARDO PEIXOTO DE MOURA

Pesquisador da PUCRS no METROPOA

 

BOLSISTAS DE APOIO

TATIANA FACHINELLO, ITI

RICARDO BALBINOT, ITI

PAULO LOMANDO NUNES, DTI

TELEMEDICINA RS: Desenvolvimento de um Sistema de Telemedicina na Rede de Alta Velocidade de Porto Alegre (MetroPoA)

ÍNDICE

INTRODUÇÃO

O QUE É TELEMEDICINA ?

PORQUE TELEMEDICINA ?

O ENFOQUE DESTE TRABALHO

1o PASSO: LEVANTAMENTO DOS PRÉ-REQUISITOS

QUAIS OS SERVIÇOS A DISPONIBILIZAR ?

QUEM ESTARÁ INTERLIGADO NESTA REDE ?

QUAL A CONFIGURAÇÃO DA REDE MAIS ADEQUADA ?

QUAIS OS REQUISITOS DE HARDWARE NECESÁRIOS ?

QUAIS OS REQUISITOS DE SISTEMA (SOFTWARE) NECESSÁRIOS ?

MAIS QUESTÕES IMPORTANTES

2o PASSO: DEFINIÇÕES

REDE: O QUE ? ONDE ? COMO ? QUANDO ? QUANTO ?

HARDWARE: O QUE ? ONDE ? COMO ? QUANDO ? QUANTO ?

ESCOLHER O SISTEMA MAIS ADEQUADO (COMPRAR OU DESENVOLVER ?)

3o PASSO: ANÁLISE DOS RESULTADOS

VELOCIDADE DA REDE (GARGALOS ?)

INVESTIMENTO NECESSÁRIO

AMORTIZAÇÃO DO INVESTIMENTO

CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO

4o PASSO: CONCLUSÕES

VIABILIDADE

FUTURO

EXEMPLO

BIBLIOGRAFIA

 

INTRODUÇÃO

 

ANTEPROJETO

Este anteprojeto se propõe a implementar um sistema de Telemedicina destinado a redes metropolitanas de alta velocidade. O sistema é composto por um conjunto de ferramentas específicas para serviços médicos de Telediagnóstico, Telemonitoração e Videoconferência.

O QUE É TELEMEDICINA ?

Ao longo desta pesquisa nos deparamos com diversos conceitos de Telemedicina, alguns mais amplos, outros mais restritos. Porém, o mais encontrado nas publicações foi o seguinte:

Telemedicina é a utilização de recursos de Informática e Telecomunicações para a transmissão remota de dados biomédicos e para o controle de equipamentos biomédicos à distância.

Acredito que, apesar de resumido, a definição acima represente o que vem a ser Telemedicina. Outros conceitos, derivados da Telemedicina, serão citados mais adiante, conforme a necessidade.

A Telemedicina surgiu em 1960 da necessidade de atendimento dos astronautas na corrida espacial. Devido à impossibilidade de envio de médicos especialistas e equipamentos médicos juntamente com os astronautas, a NASA obrigou-se a desenvolver técnicas e equipamentos para o atendimento à distância de quaisquer problemas de saúde e para a monitoração dos sinais vitais de cada astronauta. Outro grande impulsionador da Telemedicina foi a necessidade de atendimento de prisioneiros nas penitenciárias. As distâncias destas penitenciárias aos centros clínicos aliadas ao risco no atendimento dos criminosos criou uma resistência das instituições de saúde para este tipo de serviço.

 

PORQUE TELEMEDICINA ?

Um primeiro enfoque considera a evolução da Medicina. Não podemos negar que a introdução de quaisquer novas tecnologias permitem a evolução da Medicina de modo a facilitar a chegada no resultado final que é a manutenção da vida dos pacientes. Dentre estas técnicas, podemos citar a digitalização das imagens, a compressão destas imagens, a evolução dos equipamentos permitindo análises gráficas muito mais rapidamente e com maior confiabilidade, os meios de comunicação que estão cada dia mais rápidos e distribuídos, etc.

A Telemedicina pode utilizar desde aplicações via Internet, como através de fibras óticas devido à necessidade de velocidade de transmissão, como também através de sistemas Wireless devido à necessidade de comunicação em áreas desprovidas de sistemas fixos de Telecomunicações.

O ENFOQUE DESTE TRABALHO

O campo da Telemedicina é muito amplo e interdisciplinar, sendo necessário torná-lo mais específico. Optamos por desenvolver alguns serviços de Telemedicina, e orientá-los numa primeira fase para uma Rede Metropolitana de Alta Velocidade mais especificamente a rede da grande Porto Alegre, Metropoa.

A rede do Metropoa deverá interconectar novas instituições como Provedores, Hospitais, Clínicas, Laboratórios e Consultórios interessados nos serviços de Telemedicina.

O Sistema (aplicativo) a ser desenvolvido, a ser instalado no Servidor e em todos os pontos de consulta da Rede, deverá controlar e gerenciar o fluxo de informações, os quais poderão ser de texto, fotos, áudio, vídeo em tempo real ou não, em ambas as direções, dependendo de cada caso.

 

QUAIS OS SERVIÇOS A DISPONIBILIZAR ?

A primeira definição necessária para todas as demais é: "Quais os Serviços de Telemedicina que a PUC-RS / Metropoa deverão implantar?".

O primeiro passo é listar os Serviços de Telemedicina que consideramos significativos, op que é feito . a seguir com a definição de cada um.

TELEAMBULÂNCIA

Ambulância equipada com sistemas de Telemedicina para a assistência local a grandes eventos, emergências médicas, acidentes, campanhas de medicina preventiva, bem como para comunidades desprovidas de assistência especializada.

TELECIRURGIA

Cirurgia efetuada com acompanhamento de equipe médica localizada remotamente. Cirurgia efetuada por médico localizado remotamente com a utilização de equipamentos específicos que permitam o perfeito acompanhamento dos movimentos do médico até o paciente, por exemplo "datagloves".

TELEDIAGNÓSTICO

Envio remoto de dados e imagens médicas, dados laboratoriais, etc, para finalidades diagnósticas.

TELEDUCAÇÃO / TELEDIDÁTICA

Aplicação das redes telemáticas na implementação de cursos médicos à distância.

TELEFONIA SOCIAL

Aplicação dos modernos recursos de telefonia convencional à assistência dinâmica, telecomunicação para pessoa deficiente, apoio à medicina preventiva, e suporte a pessoas idosas.

 

TELEMONITORAÇÃO

Acompanhamento de pacientes à distância, monitorando parâmetros vitais de cardíacos, gravidez de risco, epiléticos, etc, e proporcionando serviços automáticos e semi-automáticos de vigilância e alarme.

TELERADIOLOGIA

Uso de e-mail ou sistemas de transmissão de imagens para um especialista localizado remotamente.

TELESOCORRO

Consiste em terminais domésticos equipados com um pequeno controle portátil, que pode ser acionado pelo paciente (geralmente um idoso ou incapacitado temporário ou permanente) de qualquer ponto da casa. A chamada é enviada automaticamente por telefone para uma central que dispõe de dados sobre o paciente e providencia socorro imediato.

TELETERAPIA

Existem ainda poucas aplicações da Telemedicina em Teleterapia. Uma das mais revolucionárias é a telediálise, desenvolvida inicialmente na Itália. Ela consiste em um equipamento de hemodiálise simplificado, que pode ser colocado no domicílio do paciente, ou em centros de saúde na periferia.

VIDEOCONFERÊNCIA

Uso das Telecomunicações e de equipamentos que possibilitem a transmissão em tempo real e de forma interativa de sinais de vídeo e áudio.

 

Com a finalidade de simplificar os tipos de serviços disponíveis, decidimos agrupar os principais serviços em uma tabela. Este agrupamento resultou em três grupos principais:

Telediagnóstico, Telemonitoração e Videoconferência.

Serviços Agrupados

Serviços Disponíveis

Telediagnóstico

Radiologia

Ecografia

ressonância magnética

ETC

Telemonitoração

Monitoração

Socorro

Videoconferência

Teleconsulta

teleducação

telecirurgia

videoconferência

O Telediagnóstico é o envio remoto de dados de sinais e imagens médicas (radiografia, eletrocardiograma, por exemplo), dados laboratoriais, etc, para finalidades diagnósticas.

A Telemonitoração se baseia no conceito de digitalização e envio, com uma periodicidade pré-definida, de sinais biológicos desde o local onde o paciente se encontra até um centro especializado de interpretação e análise.

A Videoconferência pode ser dividida em outros serviços dependendo de sua aplicação, tais como Teledidática, Telecirurgia, Teleconsulta e Teleconferência. Teledidática corresponde ao termo já conhecido como "Educação à Distância". As informações transmitidas neste serviço podem ser desde texto até a imagem do professor em movimento. A Teleconsulta e a Teleconferência consistem na transmissão das imagens entre médicos e pacientes ou outros médicos localizados remotamente um do outro. A Telecirurgia é a transmissão das imagens (vídeo) e de monitorações importantes de uma cirurgia para uma equipe localizada remotamente.

QUEM ESTARÁ INTERLIGADO NESTA REDE ?

A seguir são apresentados os usuários do Sistema de Telemedicina. Cada um destes usuários são caracterizados pelas necessidades de serviços.

 

Usuários

Serviços

CLÍNICA

TELEDIAGNÓSTICO

TELEMONITORAÇÃO

VIDEOCONFERÊNCIA

CONSULTÓRIO

TELEDIAGNÓSTICO

TELEMONITORAÇÃO

VIDEOCONFERÊNCIA

HOSPITAL

TELEDIAGNÓSTICO

TELEMONITORAÇÃO

VIDEOCONFERÊNCIA (Alta fidelidade)

PROVEDOR

TELEDIAGNÓSTICO

TELEMONITORAÇÃO

VIDEOCONFERÊNCIA

UNIVERSIDADE

TELEDIAGNÓSTICO

TELEMONITORAÇÃO

VIDEOCONFERÊNCIA (alta fidelidade)

Por já existir um grupo de trabalho específico para o estudo em Videoconferência, o VídeoTchê, o enfoque principal deste trabalho passa a ser os serviços de Telediagnóstico e Telemonitoração. O esforço em relação à Videoconferência dar-se-á na compatibilização do VídeoTchê com o aplicativo desenvolvido para o Sistema de Telemedicina.

 

QUAL A CONFIGURAÇÃO DA REDE MAIS ADEQUADA ?

O serviço de Videoconferência, principalmente o módulo de Telecirurgia, deve ser um dos mais exigentes em termos de recursos de rede, necessitando de uma rede banda larga, com alto desempenho e qualidade de serviço. Como o tráfego de vídeo ocorre em tempo real a rede ATM do Metropoa deverá atender esta características.

 

REQUISITOS DE HARDWARE NECESSÁRIOS ?

Considerando que a rede de alta velocidade sobre os enlaces de fibra ótica já está operacional, a maior preocupação passa a ser os equipamentos periféricos do Sistema de Telemedicina.

Os serviços de Telediagnóstico necessitam de dois equipamentos específicos: um servidor de imagens médicas e um servidor para banco de dados. O servidor de imagens deverá ser capaz de fornecer imagens médicas (vídeos ou exames) assim como processar as imagens recebidas para um diagnóstico. O banco de dados é necessário para o armazenamento das diversas informações de cada médico e paciente, além de dados sobre as clínicas, laboratórios, hospitais e universidades associados.

Os serviços de Telemonitoração necessitam de equipamentos específicos de leitura de dados clínicos do paciente conforme a enfermidade constatada. Estes equipamentos deverão ser compatíveis com o aplicativo desenvolvido para o Sistema de Telemedicina. Deverá existir um controlador das informações de modo a orientar cada monitoração para o seu destino apropriado.

Os serviços de Videoconferência podem ser desmembrados em função da definição dos equipamentos exigidos, pois cada um dos módulos possui características diferenciadas em relação à sua utilização. A Videoconferência propriamente dita e a Teleducação podem utilizar basicamente os mesmos equipamentos, no entanto, a Telecirurgia necessitará mais de uma câmera de vídeo, uma melhor definição de imagem, ou seja, uma maior taxa de transmissão, equipamentos especializados de controle das imagens transmitidas, etc. No caso da Teleconsulta, pode ser utilizada a mesma estrutura instalada para a Videoconferência e para a Teleducação, porém, deve existir a possibilidade da utilização da Internet como meio de comunicação remota, apesar de suas deficiências.

 

REQUISITOS DE SISTEMA (SOFTWARE) NECESSÁRIOS ?

O Sistema de Telemedicina propriamente dito, ou seja, o software desenvolvido como aplicativo para este sistema, deverá ser desenvolvido prevendo os serviços complementares de Telediagnóstico e Telemonitoração. Como já foi citado, para o serviço de Videoconferência será utilizado o aplicativo VídeoTchê também em desenvolvimento no âmbito do Metropoa

Para o desenvolvimento dos softwares deverão ser estudados as principais características dos aplicativos já existentes no mercado para testar a viabilidade de implantá-los na realidade brasileira.

As características importantes no desenvolvimento deste software são: a facilidade de utilização, a interface gráfica para o usuário, a segurança das informações contidas nos bancos de dados e a garantia da privacidade das informações.

 

 

 

2o PASSO: DEFINIÇÕES

 

 

REDE: O QUE ? ONDE ? COMO ? QUANDO ? QUANTO ?

Como já foi citado anteriormente, a rede básica a ser utilizada pelo Sistema de Telemedicina será a Rede de Alta Velocidade de Porto Alegre, a rede Metropoa, baseada em fibra ótica e ATM. Esta rede compreende as seguintes instituições:

 

Metropoa

CRT

PUCRS

UFRGS

UNISINOS

PROCERGS

PROCEMPA

HOSPITAL SÃO LUCAS

HOSPITAL DE CLÍNICAS

HOSPITAL MÃE DE DEUS

 

Esta rede já está implantada, estando operacional sobre equipamentos switches locais IBM 8285, sendo que os switches finais de backbone IBM 8265 já chegaram e estão em fase de instalação.

Todos os serviços futuramente disponíveis no Sistema de Telemedicina deverão utilizar esta rede para o tráfego das informações, assim como algumas redes de acesso em velocidade mais baixa em implantação(Rede Redam e Wireless Trial). O que muda em cada um dos serviços é a estrutura de hardware definida.

 

HARDWARE: O QUE ? ONDE ? COMO ? QUANDO ? QUANTO ?

Como já citado, o hardware difere para cada serviço a ser implementado, porém, ainda não foram definidas as especificações de cada equipamento e exatamente como serão interligados no Sistema de Telemedicina.

ESCOLHER O SISTEMA MAIS ADEQUADO

As definições sobre o desenvolvimento de um sistema aplicativo de Telemedicina prevem a utilização da ferramenta VideoTchê A intenção principal é a utilização do módulo de videoconferência VideoTchê, o qual está sendo desenvolvido pela equipe de bolsistas do Metropoa(Versão Beta disponível em www.ipct.pucrs/metropoa .)

3o PASSO: ANÁLISE DOS RESULTADOS

 

VELOCIDADE DA REDE (GARGALOS ?)

Em termos de recursos de rede o serviço mais crítico a ser disponibilizado é o da Telecirurgia, o qual exige uma alta definição de imagem. Portanto, é necessária uma taxa mínima de 2 Mbps para uma obtenção de imagem de qualidade VHS, que acredita-se ser o suficiente para este fim. Neste caso, considerando que a rede opera a 155 Mbps, não deverá ser problema o tráfego de 2 Mbps, principalmente se levarmos em consideração que a Telecirurgia será um serviço de utilização não contínua.

Uma aplicação que deverá gerar um tráfego razoável na rede é o serviço de Teleducação.

O serviço de Telediagnóstico pode vir a necessitar de banda larga dependendo da sua utilização. Por exemplo, a transmissão de um exame de ressonância magnética, devido à quantidade de informações existentes, poderá eventualmente se transformar num gargalo para a rede. A vantagem deste tipo de exame é que o mesmo não exige transmissão das informações em tempo real e o mesmo pode otimizar a banda disponível em determinado momento de transmissão graças a algoritmos de modelagem de tráfego(Traffic Shaping).

 

 

INVESTIMENTO NECESSÁRIO

Os valores necessários não são pequenos pois envolvem equipamentos terminais de alta tecnologia biomédica , além de profissionais especializados treinados para este tipo de atendimento. Para fins de diagnósticos por exemplo um monitor deve apresentar uma resolução mínima de 2.000 X 2.000 pontos.

 

CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO

Um cronograma de atividades para a implantação e conclusão deste projeto é apresentado a seguir.

Descrição da Atividade

Duração

  1. Pesquisa bibliográfica
  2. Estudo sobre RDSI / ATM / SDH / Switch ATM
  3. Estudo sobre Cabeamento Estruturado / Fibra Ótica
  4. Estudo sobre equipamentos e sistemas de Videoconferência
  5. Estudo sobre Imagens Médicas / Norma DICON
  6. Estudo sobre TCP/IP (IPng) (Observação: DICON trabalha sobre IP)
  7. Estudo sobre equipamentos geradores de Imagens Médicas e equipamentos de Telemedicina
  8. Estudo sobre equipamentos para Servidor de Imagens e para Armazenamento de Dados
  9. Estudo sobre Compressão de Dados e Segurança da Informação
  10. Estudo sobre os Sistemas de Telemedicina
  11. Definição das características do Sistema de Telemedicina (Inclusive: Compressão de Dados e Segurança das Informações)
  12. Desenvolvimento do Sistema de Telemedicina (Software)
  13. Definição da estrutura necessária (Inclusive: área física, local das instalações e configuração da rede)
  14. Definição, orçamento e compra dos equipamentos de Videoconferência
  15. Definição, orçamento e compra dos equipamentos de Telemedicina
  16. Definição, orçamento e compra do Servidor de Imagens, do Armazenador de Dados e dos equipamentos de Rede
  17. Integração dos equipamentos
  18. Integração dos equipamentos com o Sistema de Telemedicina
  19. Teste de desempenho do Sistema
  20. Integração do Sistema com a Internet
  21. Teste do desempenho pela Internet
  22. Liberação do Sistema para utilização médica (Provisório)
  23. Pesquisa de Avaliação do Sistema de Telemedicina

20 semanas

1 semana

1 semana

1 semana

1 semana

1 semana

1 semana

1 semana

1 semana

1 semana

1 semana

13 semanas

1 semana

8 semanas

8 semanas

8 semanas

4 semanas

4 semanas

1 semana

1 semana

1 semana

1 semana

 

4o PASSO: CONCLUSÕES

 

VIABILIDADE

Nada nos permite afirmar que economicamente este projeto é viável, entretanto, temos plena convicção da sua viabilidade técnica e social.

As condições tecnológicas em que vivemos não é empecilho para a implantação de um Sistema de Telemedicina. Todas as facilidades de comunicação disponibilizadas pelas operadoras de telecomunicações, além dos equipamentos de conexão cada vez mais potentes e mais acessíveis ao público, impulsionam a existência de diversos serviços à distância.

Considerando a precariedade das instituições de saúde estatais, o custo para as instituições de saúde privadas, o tamanho continental do país e a inexistência de profissionais de saúde especialistas em áreas remotas, tenho certeza da priorização da área de saúde para a implantação de serviços à distância.

Por último, este Sistema só poderá se tornar operacional ao grande público, atingindo as áreas remotas do estado, quando disponibilizados pela Internet. Estou ciente da impossibilidade de fazer isto com Telecirurgia, por exemplo, porém, os serviços mais importantes para resolver o problema de atendimento médico especializado, tais como teleconsulta ou telediagnóstico, podem (e devem) utilizar a Internet como meio de transporte.

 

PERSPECTIVAS FUTURAS

O sistema de Telemedicina RS é apenas o embrião de um conjunto completo de ferramentas multimídias de alta resolução destinado a ser implementado na rede de alta velocidade Metropoa.

As necessidades de rede e de equipamentos médicos serão cada vez maiores em relação à velocidade de processamento e transmissão, à confiabilidade, à conectibilidade e à mobilidade, demonstrando a necessidade de suporte técnico de diversas outras áreas de pesquisa como, por exemplo: telecomunicações, processamento e compressão de imagens, vídeo, áudio e dados, assim como suporte da engenharia biomédica e da medicina.

O futuro da telemedicina parece ser brilhante, pois todos os fatores são favoráveis para seu maior desenvolvimento.

A redução das despesas relativas à saúde e o aspecto social são por si só razões importantes para justificarem uma política de planejamento, a nível governamental, voltada para a implantação de um sistema integrado de Telemedicina.

 

 

BIBLIOGRAFIA

Cereda, Ronaldo L. D., …, "ATM: o futuro das redes", Makron Books, 1997.

A Telemedicine Primer Understanding the Issues. http://www.atsp.org/telemedprimer.html

Arent Fox Telemedicine Home Page. http://www.arentfox.com/telemedicine.html

ARTMA Image Guided Surgery. http://www.artma.com/

Assembling the telemedicine industry action, information and contacts 1998-99. http://www.atsp.org/98conference.html

Association of Telemedicine Service Providers. http://www.atsp.org/

Dell Healthcare Division. http://www.dell.com/business/healthcare/index.htm

February 1999 TeleMed-E-Zine. http://www.feed-back.com/ezine.htm

Fiber Distributed Data Interface (FDDI). http://www.cisco.com/univercd/cc/td/doc/cisintwk/ito_doc/55773.htm

Hospital Virtual Brasileiro. http://www.hospvirt.org.br/

ImageQUEST Telemedicine Intro. http://www.eeii.com/index_imagequest.html

Maceratini R e Sabbatini, RME Telemedicina. http://www.epub.org.br/informed/telemed.htm

Medcon Telemedicine Technology - Products - QM. http://www.medcon.co.il/qm.htm

MERCURY, the Image Transmission Software for Telemedicine. http://www.trimedianet.com/trimprods.htm

MicroSite. http://www.microsite.com.br/index.phtml?idp=206

Núcleo de Informática Biomédica - NIB. http://www.nib.unicamp.br/

Question 6-2 Telemedicine and developing countries - Document 2-155(Rev.2). http://www.itu.int/itudoc/itu-d/study/study2/reports/42207.html

Renato M.E. Sabbatini, PhD's Bookmarks. http://nibgw.unicamp.br/~sabbatin/bookmark.htm

Sabbatini, RME Corações à distância. http://www.epub.org.br/correio/cp960903.htm

SDH - ZDNet Webopedia Definition and Links. http://www.zdwebopedia.com/TERM/S/SDH.html

Search MEDLINE PubMed and Internet Grateful Med. http://www.nlm.nih.gov/databases/freemedl.html

Sociedade Brasileira de Informática em Saúde. http://www.sbis.epm.br/

Telehealth Magazine. http://www.telemedmag.com/

Telemedicina. http://www.amesp.com.br/html/telemedicina.htm

Telemedicine Index. http://www.telemed.med.ecu.edu/

Telemedicine Information Exchange (TIE) Home Page. http://208.129.211.51/

Telemedicine Today Magazine. http://www.telemedtoday.com/

Telemedicine. http://www.maxmedical.com/telemedicine.htm

The Internet2 Project. http://www.internet2.edu/

The Videoconferencing Site Main Menu. http://www.video-conferencing.com/index.html

Universities and companies related to 3D medical imaging softwares or-and research. http://www.santel.lu/SANTEL/imgrel/univ_et_comp/Universities_Companies.html

Virtual Hospital Home Page. http://www.vh.org/

Welcome to American Telemedicine Association. http://www.atmeda.org/index.html

Lucent Technologies Center for Excellence in Distance Learning. http://www.lucent.com/cedl/

 

CAPÍTULO IV - ATIVIDADES e WORSHOPS

Descrição das atividades diversas de implantação da rede, de pesquisa bibliográfica, de reuniões de trabalho e de participação em workshops.

 

CAPÍTULO IV

IV.1 - Relatório de atividades dos bolsistas:

Atividades Principais:

WAN;

Status atual:

Objetivos futuros:

Bolsista: Paulo Lomando Nunes - DTI

Período: 01/08/98 a 30/06/99

Atribuições: Coordenação das atividades de pesquisa dos bolsistas ITI , orientação e participação na execução das tarefas técnicas, pedagógicas e administrativas, pesquisador co-orientador nos 04 projetos de pesquisa.

Descrição das atividades em ordem cronológica:

OBS: as ações descritas abaixo foram determinadas com base nas reuniões mensais com todos os participantes do consorcio Metropoa.

Conclusão:

Houve um grande atraso no recebimento de alguns equipamentos IBM, porém com a MAN atualmente operacional, o desenvolvimento dos projetos deverá receber um impulso muito grande permitindo não somente testar-se a rede MAN, dentro da óptica de estabelecer-se os alicerces para um backbone(espinha dorsal) de uma rede de alta velocidade de modo a formar a base da futura Internet2, mas sobretudo, viabiliza os objetivos da pesquisa por novos serviços além de formar massa crítica altamente especializada.

Bolsista: Clarissa Flores Gudolle - ITI

Estudante de Engenharia de Controle e Automação do 6º semestre pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Período: 01/09/98 a 30/06/99.

Atividades:

 

Tarefas futuras:


 

Bolsista: Tatiana Fachinello

Estudante do 8° semestre de Engenharia de Controle e Automação pela Universidade

Período: 01/01/99 a 30/06/99

Atividades:

Objetivos futuros:

 

 

Bolsista: Rafael de Jesus Rhem - iTI

Período : 20/06/98 a 14/06/99

Listagem das principais atividades realizadas:

Anexo(ver mais em www.ipct.pucrs.br/metropoa)

Objetivos futuros:


Bolsista: Ricardo Balbinot - ITI

Período: 01/07/98 a 30/06/99

Listagem das atividades desenvolvidas:

Objetivos futuros:


 

Bolsista: Fernando Carlos Thiesen

Periodo : 20/06/98 a 14/06/99

Atribuições: Desenvolver atividades, participação e integração nas pesquisas que o grupo Metropoa tenha como metas desenvolvê-las.

Objetivos futuros:

ANEXOS

RELATÓRIO METROPOA DA PUCRS

Análise Comparativa entre Softwares de Videoconferência
por
Ricardo Balbinot- @1999 Todos os direitos reservados- O conteúdo aqui apresentado pode ser utilizado mediante prévia autorização do autor.

Introdução
Softwares disponíveis
Softwares avaliados
Comparação entre as características dos softwares avaliados
Considerações a respeito dos softwares

Microsoft Netmeeting
Internet CommSuite
Iris Phone
ICUII
iVisit

Gráficos comparativos entre os softwares avaliados
Conclusões
 
 


AVISO!!!!!

Este trabalho é de caráter experimental e, portanto, devem ser observados os seguintes avisos:
a) não pode ser garantido o mesmo desempenho em máquinas de porte menor que as utilizadas no mesmo;
b) boa parte das observações no atual estágio deste estudo é de caráter qualitativo; informações quantitativas forma obtidas via os próprios softwares, pois este dado foi um dentre os avaliados;

Os equipamentos utilizados foram PCs AMD K6-II 300MHz. Informações adicionais sobre equipamentos e metodologia podem ser vistas na seção Considerações a respeito dos softwares .
 
 


Introdução
 

Após termos obtido uma quantidade significativa de softwares e termos realizado testes intensivos em alguns deles, entre os quais o IVisit, Iris Phone, Microsoft Netmeeting, CuSeeMe, I See you II, ICom Suite, acretitamos ser necessária uma posição em relação ao melhor software disponível comercialmente para videoconferência. Assim, muito embora não pretendamos tirar desta avaliação qualquer posição definitiva em relação aos softwares, esse trabalho pretende ser um guia no momento de decidir qual plataforma de software deva ser adquirida.
Procuramos colocar alguns detalhes de cada software, tais como plataforma mínima, valores, sites originais, características dos softwares, interface ao usuário, capacidade de manipulação de banda. Entretanto, como diz o título esta é uma análise comparativa, e é dessa maneira que conduzimos os testes dos softwares, privilegiando os aspectos positivos e negativos de cada um em relação aos outros. A necessidade da comparação é óbvia quando se necessita adquirir um sistema que representa um investimento considerável, ainda que os valores necessários estejam caindo bastante. Mas é igualmente necessário estabelecer um padrão mínimo de qualidade nos softwares utilizados, de forma a não possibilitarmos que na falta de um padrão seja feita a opção por um software de qualidade duvidosa no qual será realizado um investimento.
Por fim, é importante ressaltar o caráter de permanente atualização ao qual esse tipo de avaliação deva ser submetido.


Softwares disponíveis



 
 
 
 
 
 

Microsoft Netmeeting

http://www.microsoft.com/netmeeting

CuSeeMe

http://www.wpine.com

iVisit

http://www.ivisit.com

ICUII

http://www.icuii.com

Iris Phone

http://www.irisphone.com/

Rendez Vous

 

http://www-sop.inria.fr/rodeo/rv/

Internet CommSuite

http://www.smithmicro.com/

Cine Video 

 

http://www.cinecom.com/

Dwyco Video Conferencing System

 

http://www.dwyco.com/

Freevue

 

http://www.freevue.com/

Intel Internet Video Phone

 

http://www.intel.com/product/videophone/lrnabout.htm

VidCall 32

 

http://www.baraka-intracom.com/html/multi_vidcall.htm

Video WebPhone 4.0

 

http://www.halcyon.com/welcome/comm.htm


Softwares avaliados

Microsoft NetMeeting

Origem

http://www.microsoft.com/netmeeting/

Fabricante

Microsoft

Preço

gratuito

Plataformas suportadas

Windows 95, 98 e NT

Requerimentos mínimos

PC:  486/66
     8Mb RAM
     quaisquer placas de vídeo ou câmeras
     compatíveis com Video for Windows

Características

Possui whiteboard
Permite transferência de arquivos
Permite a alteração da janela de vídeo dinamicamente
Permite a cópia de imagens para o clipboard
Interoperabilidade com H.323
Permite o compartilhamento de aplicações desenvolvidas para o Windows


 

CuSeeMe

Origem

http://www.wpine.com

Fabricante

White Pine (Cornell University)

Preço

69 dólares

Plataformas suportadas

Windows 95,98e NT e Macintosh

Requerimentos mínimos

Macintosh:   MAC OS System 7.6
             Power PC 100MHz
             24Mb RAM(32Mb recomendados)
             10Mb de espaço livre
             Open Transport v1.1.2
             câmeras digitais
PC:          Windows 95,98 e NT
             Pentium 100Mhz
             16Mb RAM(24Mb recomendados)
             câmera digital

Características

Possui whiteboard
Necessita de refletor
Permite a transferência de arquivos
Compatível com NetMeeting
Interoperabilidade com softwares compatíveis com H.323
Até doze usuários numa sessão de videoconferência
Codec para áudio G.723


 

iVisit

Origem

http://www.ivisit.com

Fabricante

iXL

Preço

gratuito

Plataformas suportadas

Macintosh e Windows 95/NT

Requerimentos mínimos

Macintosh:   Power Macintosh System 7.5
             Open Transport v1.1
             4Mb RAM disponível
             qualquer dispositivo de vídeo
             compatível com QuickTime
             áudio interno
PC:          Pentium 90Mhz
             Windows 95
             Video for Windows
             16Mb RAM mínima
             qualquer dispositivo de vídeo
             compatível com Video for
             Windows
             qualquer placa de 
             som 100%
             compatível com 
             SoundBlaster

Compatibilidade

Windows 95/NT e Macintosh
nenhum refletor ou servidor necessário
compatível com a maior parte das placas de vídeo disponíveis

Características

Dados de vídeo fluem diretamente através de conexões micro a micro
Segurança pessoal é fácil de ser configurada e mantida, e sessões de videoconferência são protegidas por senha
Suporta janelas de vídeo de tamanhos diferentes
Qualidade de vídeo controlada baseada no número de conexões


 

ICUII

Origem

http://www.icuii.com

Fabricante

Cybration

Preço

24,95 dólares

Plataformas suportadas

Windows 95, 98 e NT

Requerimentos mínimos

PC:   Pentium 
      8Mb RAM (16Mb recomendado)
      placa de vídeo SVGA
      câmeras digitais 
      placa de som compatível com SoundBlaster

Características

Vídeo até 320x240
Conversações em áudio e texto
Utiliza servidores


 

Iris Phone

Origem

http://www.irisphone.com/

Fabricante

Iris System

Preço

19,95 dólares

Plataformas suportadas

Windows 3.x, 95, 98 e NT

Requerimentos mínimos

PC:   80486DX2/80
      4Mb RAM
      2Mb espaço livre 
      Windows 3.x, 95, 98 e NT
      Winsock 1.1
      fonte de vídeo compatível com
      Video for Windows

Características

Permite o envio de vídeo e voz em mail para qualquer outro usuário do IrisPhone
Deteção automática de voz
Informações de usuário incluindo fotos, e-mail, etc.
Permite conversação com dois usuários simultaneamente


 

Internet CommSuite

Origem

http://www.smithmicro.com/

Fabricante

SmithMicro

Preço

69,95 dólares

Plataformas suportadas

Windows 95, 98 e NT

Requerimentos mínimos

PC:   Windows 95
      Pentium 100Mhz
      vídeo compatível com Video for
      Windows
      16Mb RAM

Características

Vídeo e Áudio fone
Transmite fax
Conferência de texto
Aplicação permite monitoramento de segurança
E-mail multímidia


Comparação entre as características dos softwares avaliados

Plataformas suportadas e requerimentos mínimos

 

Software

PC

Macintosh

Win 3.11

Win95,98,NT

486

Pentium 90

Pentium100

VfW

CuSeeMe

 

 

 

iVisit

 

 

Iris Phone

 

ICUII

 

 

 

Internet  CommSuite

 

 

 

 

Microsoft Netmeeting

 

 

VfW: Video for Windows
 
 

Tipos de aplicações disponíveis

 

Software

Áudio

Vídeo

Chat

Whiteboard

Transferência de arquivos

Compartilhamento de aplicações

Voice mail

Video mail

CuSeeMe

 

 

 

iVisit

 

 

 

 

 

Iris Phone

 

ICUII

 

 

 

 

 

Internet CommSuite

 

Microsoft Netmeeting

 

 

OBS:

  1. O Internet CommSuite e o CuSeeMe é compatível com o Netmeeting;
  2. O Internet CommSuite possui ainda aplicativo para o envio de fax, álbum de fotos, além de possuir alguns jogos para dois usuários;
  3. Informações adicionais

 

Software

H.261

H.263

H.323

dois usuários

multiusuário

servidor/ refletor

CuSeeMe

?

iVisit

 

 

 

 

 

Iris Phone

 

?

(até 3)

ICUII

?

?

 

Internet CommSuite

 

 

Microsoft Netmeeting

?

**

- trabalho com.
- necessita de.
? - informação não disponível
** - existe um software capaz de levar o Netmeeting para até seis usuários ao mesmo tempo


Considerações a respeito dos softwares

Todas as avaliações de desempenho dos softwares foram realizadas com os mesmos operando uma conferência entre dois terminais de equipamento. Para tanto foram observadas três situações distintas: a comunicação efetuada com captura de vídeo através de uma câmera do tipo WebCam II, da Creative Labs., a transmissão de um sinal de televisão capturado com a placa PixelView 3D Combo TV, de um terminal a outro, com um deles continuando a operar a WebCam, e, por fim, um teste com os dois terminais operando com sinais de câmeras analógicas cujo sinal foi capturado com o auxílio da mesma placa PixelView.


É importante notar que esta é uma avaliação qualitativa dos softwares propostos, e, por isso, baseia-se em alguns casos na avaliação própria do pessoal integrante do grupo Metropoa-PUCRS, não refletindo, necessariamente, o mesmo desempenho e julgamento de qualidade, muito embora os softwares em questão tenham sido utilizados na maior parte dos casos diariamente e, em alguns outros, exaustivamente. Dessa maneira, acreditamos que os julgamentos contidos aqui sejam fiéis a realidade e levem verdadeiramente a melhor solução de software disponível no momento.


Para as avaliações de desempenho, consideramos também algumas sitações distintas que foram reproduzidas com os softwares relacionados, o que produziu uma certa seqüência de passos que forma tomados com todos eles: procurou-se primeiramente produzir uma situação em que fosse explorada ao máximo a qualidade do sinal produzido, tanto em áudio quanto em vídeo, i.e., o vídeo exibido e o áudio escutado deveriam possuir a maior nitidez possível; em seguida foi simulada a situação em que, com a menor qualidade de sinal, fosse obtido o melhor desempenho do software no sentido de melhor visualização do movimento, ou seja, maior número de quadros por segundo.
Todas as avaliações seguiram esse padrão na medida do possível, com exceção das situações a seguir descritas, de forma a possuir uma área de imagem 160x120. O caso que saiu dessa norma foi o do ICUII, que para a transmissão do sinal de TV e da câmera analógica exigiu a utilização de um padrão de cores bem específico: 16bits RGB.
Na medição da velocidade de quadros e da utilização da banda foram utilizadas as ferramentas de avaliação de performance dos próprios softwares, o que impossibilitou uma transformação desses fatores em números completamente no caso do Netmeeting e em parte no caso do Iris Phone. Além dessas avaliações sempre segue uma avaliação genérica da qualidade obtida. Em termos numéricos consideramos os seguintes casos: a maior ocupação de banda observada em um dos sentidos de transmissão ( i.e., não foi considerada a ocupação total de banda, mas sim as maiores taxas de saída ou entrada obtidas) tanto para o caso de maior qualidade quanto para o de maior velocidade; a maior taxa de frames por segundo, para os dois casos, e uma taxa tida por média do software.
Para um monitoramento completo da rede, que futuramente será realizado, deveremos garantir o uso exclusivo das funções de rede pelo software em questão, além de possibilitar um monitoramento constante durante o tempo de observação.

Obs: O software CuSeeMe não foi submetido a avaliações de desempenho em comparação aos outros pois foi recentemente lançada uma nova versão do software denominada CuSeeMe Pro;


Todas as avaliações foram feitas utilizando-se computadores AMD K6II - 300MHz

Legenda utilizada nas avaliações

muito fraco

fraco

razoável

bom

excelente


 
 

Microsoft Netmeeting

Observações a respeito do software

Aspectos negativos


Aspectos positivos


Avaliação do desempenho de vídeo e áudio


Avaliação Geral

Razoável para boa, pois a falta de um suporte multiusuário por si só é bastante significativa.
1/2
 
 
 


 

Internet CommSuite

Observações a respeito do software

Aspectos negativos


Aspectos positivos


Avaliação do desempenho de vídeo e áudio


 

Desempenho (WebCam, TV e c.analógica)

Maior velocidade

Máxima banda

50Kbps

Banda média

8Kbps

Máximo fps

8,5 fps

Fps médio

3fps

Maior qualidade

Máxima banda

35Kbps

Banda média

15Kbps

Máximo fps

3fps

Fps médio

2fps

Avaliação geral

Ruim, mesmo que apresentando o maior número de ferramentas reunidas em um só software, aparenta ter sido realmente desenvolvido levando em consideração uma largura de banda bastante limitada. Deverá ser sujeito a nova avaliação para confirmar os resultados.

  Iris Phone

Observações a respeito do software

Aspectos negativos


Aspectos positivos


Avaliação do desempenho do vídeo e áudio

 

Desempenho

WebCam

 

Melhor Qualidade

 

Média fps

5fps

 

Maior velocidade

 

Média fps

6,2fps

 

TV

 

Melhor qualidade

 

Média fps

5fps

 

Maior velocidade

 

Média fps

5,5fps

 

Câmera analógica

 

Melhor qualidade

 

Média fps

10fps

 

Maior velocidade

 

Média fps

11,5fps

 

Avaliação geral

Razoável para boa, pois apresenta uma certa dificuldade na configuração e uma interface não muito amigável, mas com um desempenho confiável e uma qualidade de áudio boa.
1/2
 
ICUII

Observações a respeito do software

Aspectos positivos


Aspectos negativos


Avaliação do desempenho de vídeo e áudio

WebCam

 

Máxima qualidade

 

Máxima banda

150Kbps

 

Banda média

115Kbps

 

Máximo fps

6,1fps

 

Fps médio

5fps

 

Máxima velocidade

 

Máxima banda

95Kbps

 

Banda média

90Kbps

 

Máximo fps

6,3fps

 

Fps médio

5,5fps

 

TV

 

Ambas as sitações

 

Máxima banda

430Kbps

 

Banda média

130Kbps

 

Máximo fps

9,5fps

 

Fps médio

8,5fps

 

Câmera analógica

 

Ambas as situações

 

Máxima banda

200Kbps

 

Banda média

140Kbps

 

Máximo fps

9fps

 

Fps médio

9fps

 

Avaliação geral

Faltam uma série de utilitários ao softwares, e apresentou uma necessidade de utilização do servidor, mas mantém uma qualidade de vídeo razoável.
Razoável.

 
 


 

iVisit

Observações a respeito do software

Aspectos negativos


Aspectos positivos


Análise de desempenho de vídeo e áudio


 

Desempenho sobre Ethernet (switch local)

WebCam

Maior qualidade

Máxima banda

480Kbps

Banda média

210Kbps

Máximo fps

14fps

Fps médio

10fps

Maior velocidade

Máxima banda

400Kbps

Banda média

125Kbps

Máximo fps

15fps

Fps médio

10,5fps

TV

Máxima qualidade

Máxima banda

700Kbps

Banda média

467kbps

Máximo fps

15fps

Fps médio

10fps

Máxima velocidade

Máxima banda

630Kbps

Banda média

300Kbps

Máximo fps

28fps

Fps médio

23fps

Câmera analógica

Máxima qualidade

Máxima banda

950Kbps

Banda média

570Kbps

Máximo fps

19fps

Fps médio

16fps

Máxima velocidade

Máxima banda

400Kbps

Banda média

300Kbps

Máximo fps

24fps

Fps médio

19fps


 
 

Desempenho (sobre ATM-LAN Emulation)

WebCam

Máxima qualidade

Máxima banda

500Kbps

Banda média

340Kpbs

Máximo fps

15fps

Fps máximo

13fps

Máxima velocidade

Máxima banda

300Kpbs

Banda média

175Kpbs

Máximo fps

15fps

Fps médio

12,5fps

TV

Máxima qualidade

Máxima banda

650Kbps

Banda média

470Kbps

Máximo fps

15

Fps médio

13

Máxima velocidade

Máxima banda

370Kbps

Banda média

300Kbps

Máximo fps

27,5fps

Fps médio

24fps

Câmera analógica

Máxima qualidade

Máxima banda

870Kbps

Banda média

520Kbps

Máximo fps

18fps

Fps médio

16fps

Máxima velocidade

Máxima banda

370Kbps

Banda média

290Kbps

Máximo fps

24fps

Fps médio

18fps

Avaliação geral

Mesmo não contando com recursos como whiteboard, compartilhamento de aplicações, e tantos outros, consideramos que esse foi o software que mais desenvolveu o seu propósito central: a videoconferência. Foi o software mais maleável, mais rápido e de melhoe desempenho geral. Nesta avaliação foi indubitavelmente o melhor software analisado. Desenvolvido pelo criador do CuSeeMe, de acordo com o próprio, "trata-se de uma aplicação mais avançada que o CuSeeMe, incorporando novas tecnologias, sendo otimizado e não dependendo de refletore".

Não podemos discordar
Bom para excelente.
1/2



Conclusões

Muito embora essa comparação esteja longe de ser definitiva, pode-se dizer que o software com o melhor desempenho foi sem dúvida alguma o iVisit, que pode ser recomendado para qualquer interessado.
Abaixo, segue uma tabela com as avaliações dos softwares

Legenda utilizada

muito fraco

fraco

razoável

bom

excelente


 

Comparação entre os softwares

Softwares

Vídeo

Áudio

Aplicativos

Velocidade

Facilidade

Geral

Netmeeting

1/2

1/2

1/2

IVisit

1/2

ICUII

1/2

Iris Phone

1/2

1/2

1/2

1/2

1/2

Internet CommSuite

1/2

onde:

Vídeo: avaliação da qualidade de vídeo apresentada e velocidade de captura;
Áudio: avaliação da qualidade de áudio transmitida;
Aplicativos: quantidade e qualidade de aplicativos integrados ao software;
Velocidade: delay máximo e rapidez na exibição de frames(FPS);
 

   
 

Apresentação  do Programa  ICUII


           1. Introdução
 

            ICUII é um novo software de Vídeo Conferência que possibilita a comunicação via vídeo,audio e texto em tempo real com todo o mundo.
         É um software de ótima resolução e rápida velocidade de conexão( possibilidade de até 15 frames por segundo).
         Pode ser  tanto de uso doméstico, para lazer, como para trabalhos e negócios, economizando tempo e dinheiro.


       2. Requerimentos  do  sistema
             Hardware:

             - Pentium ou equivalente;
             - No mínimo 8 Mega de memória Ram (recomendado 16 MRam);
             - Placa de vídeo Svga;
             - Conexão via rede (no mínimo 14.4 bps requisitados pelo modem);
             - Para o Audio: Placa de som com microfones e caixas de som.
             - Para Vídeo: Placa de captura com  câmera ou outro dispositivo NTSC
                                 ou uma câmera paralela.
             Software:

             Windows 95/98 ou Windows NT
 


       3. Como funciona?
 


      Quando a chamada é feita, num curto espaço de tempo é realizada a conexão.O computador capta o vídeo em frames por segundo e uma sequência de frames dá a idéia do movimento da imagem. Para obtermos uma imagem nítida como na televisão, a conexão é feita em 30 frames por segundo. No software ICUII, a conexão é feita em torno de 15 frames por segundo, o que permite uma conferência inteligível.
            O sistema de áudio envolve microfones e auto-falantes.Quando se fala no microfone a mensagem é digitalizada, comprimida e transmitida pelo software. É importante ressaltar que o sistema de áudio é muito eficiênte devido à alta clareza da voz.
 


        
Pessoal

            Informações sobre nome, E-mail, localidade e comentários pessoais.

         Geral

          Informações gerais sobre como quer que ocorra a aceitação das chamadas, se a resposta à quem está chamando é automática ou não. Ou ainda se não quer ser interrompido durante a conexão por outros usuários.

         Vídeo

          1. Device - onde é especificado o equipamento utilizado (tipo de câmera), se quer utilizá-la como câmera ou  como TV e a formatação desejada;
            2. Quality - onde pode-se arrumar a qualidade da imagem.

        Mensagem

        É possível nesta opção recusar mensagens. Há uma lista para aderir estas pessoas e assim quando elas tentam estabelecer conexão são recusadas. A qualqer momento é possível retirá-las desta lista e assim torná-las aptas à mandar mensagens novamente.


        4. Características Adicionais
 

      Data Rates

      Quando data rates é acionado é possivel encontrar informações sobre como o equipamento  que se está trabalhando,quanto à  velocidade.
            Existem 5 padrões:

            1. captured video - o número de frames por segundo que se dá a captura de vídeo;
            2. output frame rate - o número de frames por segundo que está sendo transmitido pelo outro usuário;
            3. input frame rate - o número de frames por segundo que está sendo recebido pelo outro usuário;
            4. output throughput - o número de caracteres por segundo que está sendo transmitida a conexão;
            5. input throughput - o número de caracteres por segundo que está sendo recebida a conexão.
 
 

            Log
 

       Demonstra todas as atividades que estão sendo feitas, deixando uma mensagem quando:

            # o ICUII fica ativo;
            # você recebe uma chamada;
            # você fez uma chamada;
            # uma chamada foi aceita;
            # uma chamada foi recusada;
            # a conexão foi desfeita;
            # alguém está tentando se conectar e você está ocupado.
            # o software é encerrado.
 

       Quick Messaging
 

       ICUII tem uma característica que permite que se possa mandar mensagens para outros usuários quando se está online. Ou seja, como no ICUII não é possível se conectar com mais de uma pessoa ao mesmo tempo, enquanto se está online é possível passar mensagens para os outros usuários.


            5. Testes Realizados
 

          Algumas Características:

            - Estatísticas de rede muito boa;
            - Nos testes realizados com Câmera de vídeo WebCam II da Creative foram observados os seguintes aspectos:

              Necessita de um servidor
              Não possui whiteboard
              Com máxima qualidade de vídeo          máxima banda: 14Kbps
                                                                       máxima taxa de quadros: 6,1fps (5fps em média)

          Com máxima taxa de quadros              máxima banda: 95 Kbps
                                                                       máxima taxa de quadros: 6,2 fps

            Qualidade de áudio muito boa;

            -Nos testes realizados com TV:

             Com máxima qualidade de vídeo:         máxima banda: 480 Kbps  (160 Kbps em média)
                                                                      máxima taxa de quadros: 9 fps

             Com máxima taxa de quadros:             máxima banda: 490 Kbps (130 Kbps em média)
                                                                      máxima taxa de quadros: 9 fps
 

             Qualidade de vídeo boa.
 


          6. Endereços e Informações sobre o programa:

e-mail: support@icuii.com

Endereço: http://www.icuii.com
 
 

 
 
 

Apresentação do Software para Videoconferência IRIS PHONE 3.0

                                            (Por Fernando Thiesen & Rafael Rehm)

 



1. Introdução ao IRIS PHONE 3.0

    O ÍRIS Phone introduz um modo revolucionário para transmissão em real-tempo e conversações interurbanas. Suas características aumentadas como videoconferência, exibição de fotografia, conversação de voz,  conversa de texto, whiteboarding, faz deste software uma  solução universal para voz e comunicações  em cima da Rede. Pode ser usado para manter contato com seus amigos e fazer negócio. ÍRIS Phone é a ferramenta ideal para satisfazer suas necessidades de comunicação.
 

Características:

* No diretório de usuário global, é habilitável para procura  através de nome, e-mail, tópicos, idiomas ou país.
* No Diretório de usuário local permite  organizar os usuários.
* Suporta áudio/ vídeo/chat  com até 5 pessoas (nenhuma necessidade de um servidor de conferência especializada)
* Suporta Whiteboarding, transferência de Arquivo, conversa de Texto, árvore de eventos, conversação que registra voz, vídeo  e conversa de texto.
* Permite controle para previnir que crianças não tenham informações de usuário de adulto.
 

Características avançadas:

* Avançado diálogo com nome e e-mail;
* Notificação de usuário on-line;
* Lista negra de todas as pessoas que você não quer falar;
* Sensibilidade de Microfone auto-ajustável;
* Cancelamento de eco;
* Estatísticas de cadeia - indicador de fluxo de voz que permite exibição visual de perda de pacote e voz;
* Versão aperfeiçoada de procura automática na Internet;
* Chamada de  código de acesso previne chamadas não desejadas;
* Modo Encryption de conversação mantém isolamento de outras conversas;
* URL conversa de texto sensível e informação de usuário;
* 2X Zoom vídeo digital;
* 3D som de conferência.



2. Sistema mínimo requerido

* 80486/66Mhz ou mais rápido, 8Mb de RAM e 2Mb espaço de disco rígido livre;
* Microsoft Windows 95, Microsoft Windows NT 4.0 ou superior (Win98);
* SVGA em 256 cores é recomendado;
* Mínimo 4,800 bps para conexão de Internet;
* Microfone.

    Recursos mínimos:
* 2 Mb em disco rígido
* 1 Mb de memória RAM
* Mínimo 4,800 bps para largura de banda de Internet



 3. Funcionamento e como usar

Iníciando o uso do ÍRIS Phone 3.0

    NOTA: É presumido que seu ÍRIS Phone está instalado corretamente e  configurado. Antes de você proceder, tenha certeza que seu microfone e sua placa de captura e câmera e os locutores estão funcionando corretamente executando o teste de loopback. Também,  tenha certeza que você está conectado à Internet.
 

Fazendo a primeira ligação

Siga os passos abaixo:

1.Acionar seu ÍRIS Phone e espere ouvir a chamada mensagem de voz disponível.
2.Pressione o botão de procura para fazer o ÍRIS atualizar os usuários on-lines.
3.Selecione a pessoa desejada da lista dos usuários on-line.
4.Chame o usuário selecionado através do nome clicando duas vezes.
5.Enquanto o ÍRIS Phone está chamando a pessoa selecionada, você ouvirá um som alternante até que a pessoa responda a sua chamada.
6.Se a pessoa aceita sua chamada, ambos já podem conversar.
7.Para finalizar sua conversação, aperte o botão HANG-UP.
 

Aceitando uma Chamada

1.Pode-se adivinhar que alguém está chamando através de vários eventos:
    a)você ouvirá um som soando.
    b)serão exibidos a fotografia do locutor de chamada e nome na janela.
2.Pode-se aceitar a chamada apertando o botão de resposta. Agora você pode começar sua conversação.
3.Para finalizar sua conversação, aperte o botão HANG-UP.
 
 

Técnica para conversar

    Dependendo da sua placa e do locutor , você pode manter  conversações meio dúplex. Para  conversação full duplex , ambas placas devem ser full duplex. Se qualquer placa é meio dúplex, uma conversação meio dúplex será estabelecido.
    É importante que a colocação do  microfone, seu e do locutor,  sejam ajustados corretamente de forma que se transmitam palavras audíveis.
    Primeiro, tenha certeza que seu microfone e dos locutores estejam corretamente trabalhando com
os sons do Windows. Então, você pode sondar suas colocações executando o teste de loopback do ÍRIS Phone .
    Durante conversação full dúplex , podem falar  locutores simultaneamente.
    Existe um pouco de demora na transmissão da voz para o PC distante.
    Durante conversação meio dúplex, somente um dos locutores pode falar  de cada vez. Isto significa que você só pode começar a falar assim que o locutor  distante permanecer calado. Para se distinguir quando você pode ou não falar, olhe o microfone e indicadores de locutor. Se seu indicador de locutor é ativo, isso significa que o locutor  distante está falando e você deveria permanecer calado até que terminasse de falar . Se seu indicador de microfone é ativo, você está falando e o distante deveria permanecer calado. Se seu indicador de locutor é constantemente ativo e você não pode dizer qualquer coisa para o locutor, isso significa que a colocação de sensibilidade de microfone do locutor não está ajustado corretamente. Você deveria fazer o mesmo, se seu microfone está constantemente ativo.
 
  Executando o Teste de Loopback

Abra a janela de configuração do IRIS Phone e escolha o menu Audio. Escolha se você quer uma configuração manual ou automática.

Se você escolheu ajuste automático:

1.Tenha certeza que o volume do microfone é fixado ao máximo e Auto é conferido.
2.Tenha certeza que a caixa de Auto da sensibilidade de microfone também é conferida.
3.Dependendo do nível de ruído da sala onde você usa o ÍRIS Phone, escolha o tipo de ambiente: silencioso , normal ou ruidoso. Se você escolhe ambiente silencioso, ÍRIS Phone interpretará o mínimo som até mesmo conversa e transmitirá isto. Se você escolhe ambiente ruidoso, ÍRIS Phone ignorará a maioria dos sons se eles não são alto bastante.
4.Pressione o botão teste Loopback.
5.Diga algumas palavras ao microfone. Se suas colocações de microfone são ajustadas corretamente,
como você fala, o ícone de microfone deve piscar , e como você permanece calado, deve torna-se cinza.
6.Se o ícone tornou-se cinza enquanto você falava  e você escolheu para ambiente  ruidoso ou normal, escolha um ambiente mais silencioso - respectivamente normal ou quieto.
7.Se o ícone pisca até mesmo quando você permanece calado, comece a diminuir o controle de volume de microfone.
8.Pressione  o botão de Teste de Parada. Se suas colocações de locutor são ajustadas corretamente, você deveria ser  capaz  de escutar  suas palavras.
 

Se você escolheu o ajuste manual:

1.Tenha certeza que o volume do microfone é fixado ao máximo e Auto é conferido.
2.Desative a sensibilidade do microfone na caixa Auto.
3.Pressione o botão de teste Loopback .
4.Diga algumas palavras ao microfone. Se suas colocações auditivas são ajustadas corretamente, como  você fala, o ícone de microfone deve piscar , e como você permanece calado, deve torna-se cinza .
5.Se o ícone tornou cinza enquanto você falava, deslize o controle de sensibilidade de microfone para
a esquerda.
6.Se o ícone pisca até mesmo quando você permanece calado, deslize a sensibilidade de microfone para à direita.
7.Pressione o botão de teste de parada. Se suas colocações de locutor são ajustadas corretamente, você deveria ser capaz  de escutar as palavras dele.



4. Vantagens observadas nos testes de Laboratório
 


5. Informações sobre o programa na Internet!

  Para maiores informações, existe a página própria do IRIS PHONE na internet!!!!!
 

     http://www.irisphone.com/
http://www.irisphone.com/activate.htm
 



6. Guia rápido para inicio de uso imediato

Código de acesso: uma fila numérica de até 8 dígitos que você pode especificar quem sou eu. Configuração que trabalha como uma contra-senha que o protege de chamadas não desejadas. Todo mundo que deseja o chamar, deve especificar este código de forma a permitir discar.


Chave de ativação: esta é uma combinação sem igual de cartas e figuras nas quais se transformam o ÍRIS Phone (versão de avaliação) uma cópia oficialmente registrada de tempo ilimitado. Para ordenar uma chave de ativação, escolha o comando Ative do Menu Ajuda, complete e submeta o formulario. Assim que sua ordem seja recebido, seu ÍRIS Phone será ativado automaticamente e sua Ativação será enviado a você através de e-mail.

BPS: Abreviação para Bytes Por Segundo, unidade de medida para velocidade de transmissão de dados.

Visitante ID: Reconhecimento de locutor que lhe permite ver quem está chamando e decide se responder ou não.
CODEC: Compression/Decompression. Isso é um método para digitalizar dados descomprimindo como som e vídeo. ÍRIS Phone comprime dados a extensões diferentes. A mais alta  compressão, significa mais rápida a transmissão e mais pobre a qualidade.
Chamada Direta: este é o processo de chamada de um usuário sem a necessidade de selecionar o servidor de diretório mas entrando o nome do interlocutor, e-mail ou endereço IP.
Transferência de arquivo: permite fazer a troca de arquivos com outros usuários.
Firewall: este é um mecanismo usado por bloquear ou permitir tráfico de cadeia. A maioria das LANs é incorporado um firewall por razões de segurança.
Fps: abreviação para quadros por segundo. Esta é uma unidade de medida para freqüência de transmissão de quadros.
Cancelamento de eco dúplex cheio:
Durante operação dúplex cheia, você pode experimentar problemas de eco se você usa os locutores e
microfone em vez de fones de ouvido. Você pode escutar a sua voz transmitida . Se você está ouvindo suas próprias palavras , isso significa que o locutor  deveria aumentar o cancelamento de eco dúplex cheio dele ou deveria usar o fone de ouvido.
Desligue: Termine a conexão atual.
Meio dúplex:  permite de cada vez só transmissão de voz em uma direção. Meio dúplex é segurada quando um ou ambos locutores usam um cartão.
Eu (Acesso de Internet): um usuário tem acesso a Internet quando ele tem protocolo TCP/IP  instalada (WinSock.DLL) e estabeleceu uma conexão o provedor de Internet.
Árvore: informações sobre eventos passados são armazenados.
Sensibilidade de Microfone:
O mais baixo nível de fala que o ÍRIS Phone deveria processar. Durante conversação meio dúplex, ÍRIS Telefone reconhecerá automaticamente quando você começa e deixa de falar de acordo com esta colocação.
Mudo: é o estado de bloqueio de seu microfone e que é útil quando você fala com um terceiro locutor e não quer ser ouvido pelo outro lado.
Usuário Online: o usuário do ÍRIS Phone  que estabeleceu uma conexão de Internet. Você pode só  pode conversar e chamar  usuários on-lines.
Phonebook: estas são listas onde você organiza as pessoas que você fala freqüentemente . Cada lista tem sua chamada específica que processa isso como uma Resposta automática.
Controle parental: uma opção de restringir acesso para o ÍRIS Phone. Se você especifica uma contra-senha na Menu Geral, o IRIS Phone lhe pedirá que entre nesta contra-senha em ordem para começar o programa.
Locutor: o lado oposto em uma conversação.
Servidor (servidor de diretório): banco de dados centralizado de todos usuários do seu ÍRIS Phone e que pode ter acesso a todos eles.
Volume de locutor: o volume do som de produção que passa para seus locutores.
TCP/IP : cadeia de protocolos da Internet que permitem para computadores transmitir e receber informação por uma cadeia.
Chat (conversa de texto): mensagens de teclado trocados simultaneamente entre os locutores em uma conversação.
Usuário: uma pessoa que usa o ÍRIS Phone.

O diretório de todo os  usuários do IRIS Phone é um servidor de diretório.
Whiteboarding: permite compartilhar e editar desenhos e fotografias
Winsock: arquivo de programa para  interface chamado winsock.dll.
 



7. Conclusões

O IRIS PHONE é uma ferramenta muito importante no que tange a transmissão em tempo real de áudio e vídeo,sabendo que é necessário um sistema mínimo(a maioria dos computadores hoje em dia suporta o mesmo)
Dentre os vários softwares testados, uma peculiaridade é dada ao IRIS PHONE:ele pode estabelecer conecção em ETHERNET e ao mesmo tempo em ATM.Porém, um usuário não pode chamar as duas conecções ao mesmo tempo.Pode o usuário(1) chamar o usuário(2) através do ETHERNET e um terceiro usuário chamar o usuário(1) ou (2) através do ATM.

IVisit


Visite o site do ivisit :

http://www.ivisit.com


1.Introdução
2.Como o iVisit trabalha
3.Requisitos do sistema
4.Teste realizado em laboratório
5.Pesquisador responsável
6.Maiores informações



        1. Introdução :

A algum tempo atrás, o autor teve a honra de conhecer Richard  Cogger  na universidade de Cornell.  A idéia foi de trabalhar com redes  e computadores  que poderiam  ser rápidos o  suficiente para   substituir o sitema de telefonia, que poderiam abrir um novo mundo de comunicação humana. Eles começaram experimentndo com vídeo e chamaram de CU-SeeMe e colocaram na  Internet. Os resultados foram mistos, mas uma coisa era óbvia, era muito divertido. Ele deixou o Cornell para criar uma comunicação via internet em tempo real e que promova a comunicação face    a face entre pessoas. Atualmente o iVisit é o programa utilizado para este tipo de comunicação. O iVisit nada mais é que do que uma maneira de realizar a comunicação entre pessoas onde elas, possam realizar  a cominicação face-a-face entre seus computadores pessoais. Se o usuário estiver online pode-se trocar vídeo em tempo real, audio e mensagens de texto necessitando de uma única conexão de internet, do software iVisit e uma camera de vídeo. Qualquer pessoa pode carregar o software do iVisit da internet. Ele é muito simples de instalar e pode rodar em Machintosh, Windows 95, e Windows NT, sendo assim, possibilitando a videoconferência universal.

" A parte mais importante de uma videoconferência são as pessoas, assim, a tecnologia responsável por este tipo de conexão não deve ser exclusivo ou limitado."

" O iVisit foi criado para possibilitar que a videoconferência estivesse ao alcance de todos. "   ( Tim Dorsey )


        2.Como o iVisit trabalha:

            Quando você se conecta com uma ou mais pessoas, pacotes de dados circulam do diretório para você sem passar por uma central ou reflector. Isto nosproporciona importantes vantagens. Primeiro,   os pacotes pegam o caminho  mais direto na rede. Segundo, Você não precisa acessar um servidor. E, finalmente proporciona  grande flexibilidade na maneira em que  sua comunicação possa  ser configurada.   Por exemplo, se você está em uma conferência com um grupo de pessoas, você pode   aceitar chamadas  de outras´pessoas sem deixar a sua conferencia atual, convidando-as a participarem da mesma.
            Com o iVisit, tudo que você precisa é de uma conexão de rede e o endereço das pessoas que queira contactar. Antes você precisa encontrar estes endereços de alguma maneira.

        3.Requisitos do sistema :

            O iVisit pode rodar em ambas as plataformas Pentium e Macintosh, com os seguintes   requisitos mínimos:

Nota:  Não é necessário ter camera ou placa de som para usar o iVisit. Com  esses   itens você estará  pronto para receber vídeo e audio mas, não estará able a enviá-los.

4.Teste realizado em laboratório:

Após o software ter sido devidamente instalado, iniciamos nossos testes.  Obtivemos ótimos resultados. Transmitimos nossos dados de audio e vídeo via ethernet e principalmente via  ATM, nosso principal experimento. Utilizamos também dois tipos de cameras, a webCamII da criative  e camera  analógica da JVC obtendo resultados distintos como esperado.   Com   utilização  da  camera  analógica  obtivemos  a transmissão de vídeo quase em tempo real e também obtivemos ótimo retorno de audio. Dentre nossos testes, realizamos transmissão de TV, que como exemplo, estamos mostrando a imagem abaixo, onde nossa pesquisadora estava conectada a um programa de televisão.

Também realizamos videoconferência com pessoas de  áreas remotas, obtendo um bom desempenho.

.Pesquisador responsável:

Nome: Clarissa Flores Gudolle
Estudante de engenharia mecatrônica do 6o semestre.
Instituição:  PUC-RS
Período de testes: Dezembro/98 à Março/99
Para eventuais dúvidas, mande e-mail para:
clarissa@ee.pucrs.br


        6.Maiores informações:

Para mais informação sobre este produto, visite o iVisit Website a http://www.ivisit.com  onde você achará todos os tipos de grande informação sobre iVisit e iXL Inc. Você também pode carregar as mais recentes versões do software de lá.