UNISINOS
Visão geral dos projetos na Unisinos
A Unisinos possui basicamente dois projetos no Metropoa: o de vídeo (EnsinaMAN e VideoMAN) e o de Gerência de redes (GD – Gerente Distribuído). A seguir será detalhado a situação atual dos referidos projetos, bem como sua evolução futura.
Uma atividade que está acontecendo como conseqüência da nossa própria capacitação é a capacitação de outras pessoas, através de cursos de extensão, cursos de especialização e palestras de divulgação do consórcio.
Projeto EnsinaMAN e VideoMAN
Coordenação: Valter Roesler –
roesler@exatas.unisinos.tche.br
Um dos objetivos principais do EnsinaMAN e VideoMAN é obter técnicas e aplicativos para efetuar a transmissão de eventos ocorrendo numa determinada entidade para dentro da mesma, dentro da rede metropolitana e também num âmbito nacional, após a conexão entre as RMAVs brasileiras.
Essa transmissão deverá acontecer utilizando-se multicast (a fim de não sobrecarregar a rede) e levando em consideração aspectos de COS e QoS para manter a qualidade e sincronismo do vídeo e áudio). Isso tudo através de protocolos padrão. Atualmente está se fazendo um estudo para escolha do melhor protocolo para a implementação. Por enquanto estamos analisando a RFC que trata de RTP sobre MPEG e o H.323.
Os bolsistas Gaspare Giuliano Elias Bruno e Maiko de Andrade estão trabalhando na implementação de um sistema para esse projeto, como será mais detalhado nas atividades dos referidos bolsistas. Atualmente o bolsista Plínio Silva de Garcia está auxiliando no estudo dos protocolos H.323, a fim de conhecermos melhor o seu funcionamento.
Outro objetivo que pretende-se conseguir é uma evolução da implementação acima descrita que efetue videoconferência com qualidade e em multicast na rede metropolitana.
Uma outra tarefa que vale a pena mencionar é a criação de uma base de dados de vídeos educacionais, principalmente palestras técnicas relacionadas à Internet2, obtidas em diversos eventos, como por exemplo o workshop de Internet2 em Curitiba (maio 99) e o SBRC99 em Salvador (maio 99). O boslista David Mário Birck está criando e disponibilizando essa base de vídeos, e Plínio Silva de Garcia o está auxiliando.
Procurando não ficar de fora do que acontece no mercado, os bolsistas José Roberto Gossler, Plínio Silva de Garcia, David Mário Birck e Luis Felipe Balbinot eventualmente testam algum software novo ou novas versões dos existentes, a fim de verificar se algum deles atinge a qualidade que necessitamos para cumprir os objetivos.
Além disso, existe a importância de manter a página atualizada. Vale a pena visitar
http://prav.unisinos.tche.br, onde se encontra grande parte dos estudos desenvolvidos. Cada bolsista é responsável por atualizar os seus documentos, sendo que o Maiko de Andrade é o responsável geral pelo site como um todo e pela área de videoconferência. Os bolsistas Luis Felipe Balbinot e David Mário Birck são responsáveis pela área de gerência - http://www.unisinos.tche.br/prav/netman/index.html.
Projeto GD – Gerente Distribuído
Coordenação: Eduardo Bastos –
eduardo@atlas.unisinos.tche.br
O objetivo principal na área de gerência da Unisinos é conseguir interoperar diferentes plataformas de gerência de redes, como por exemplo o SunNetManager, o HP OpenView e o Tivoli da IBM. Dessa forma, pode-se nomear um gerente único para o Metropoa, e ele teria controle sobre os equipamentos da sua entidade e das outras vinculadas ao consórcio.
Entretanto, não pode-se esquecer a segurança interna da rede, ou seja, o gerente único não pode ter acesso ilimitado aos equipamentos dos parceiros, e sim a um conjunto de dados especificamente liberados para acesso remoto. Esse aspecto também está sendo levado em consideração.
Para alcançar tal objetivo, está se estudando as MIBS dos equipamentos recebidos, e pretende-se chegar a um consenso geral no consórcio sobre os objetos gerenciados.
Adicionalmente a isso, pretende-se construir uma ferramenta integrada de gerência, ou seja, um agente de middleware entre os objetos gerenciados e a plataforma de gerência. Esse agente teria uma certa inteligência, capturando os dados necessários a partir da MIB, tratando-os adequadamente e encaminhando-os quando necessário para a plataforma de gerência de cada fabricante. Por exemplo, o agente poderia fazer pings de tempos em tempos para os equipamentos dos consorciados, avisando em caso de falha através da conexão alternativa (Internet1).
A área de gerência na Unisinos conta com a participação dos bolsistas Luis Felipe Balbinot e David Mário Birck, que atualmente estão trabalhando intensivamente no desenvolvimento dessa ferramenta.
Uma das primeiras atividades realizadas nessa área foi a de estudar a MIB ATM dos equipamentos IBM e utilizar o software de domínio público MRTG (Multi Router Traffic Grapher), para monitoramento dos equipamentos e acesso via web.
Outro projeto importante nessa área é para estudo de tráfego ATM. Para tanto, está se montando um analisador ATM de baixo custo, ou seja, a partir de um software de domínio público e de uma máquina Pentium III que se pretende adquirir, mais duas placas ATM 155Mbps, splitters óticos e Sistema Operacional FreeBSD, pretende-se montar um analisador de células ATM. O resultado poderá servir de base para os outros participantes das RMAVs, caso tenham necessidade de analisar tráfego ATM e não queiram pagar os altos custos de analisadores comerciais.
Equipamentos que vieram para Unisinos
PRIMEIRA REMESSA
- 1 SWITCH ATM 8285
- 1 porta OC3 monomodo
- 2 portas OC3 multimodo
- 3 portas UTP 155 Mbps ATM
- 2 portas E3
- 1 porta E1/T1
- 1 módulo WAN
- 2 módulos LAN
- 1 SWITCH ETHERNET 8271
- 1 IBM RISC/6000
- 3 PCs IBM 300 GL
- 1 Placa ETHERLINK XL 3COM ETHERNET
- 12 Placas ATM 25 Mbps
- 1 Licença p/ o Sistema Operacional AIX 4.2.1
- 3 Licenças p/ o Sistema Operacional W95
SEGUNDA REMESSA
- 1 FC 5003 (Módulo p/ 3 Portas)
- 1 FC 5012 (Módulo UTOPIA – Conexão de PABX)
- 6 FC 8800 (Porta ATM 155 MMF)
TERCEIRA REMESSA
- 1 8265 - 17S ATM Switch – Roteador Digital
- 2 IP ATM SMF I/O para 155M Flex
- 1 Univ. Code Dowload Kit
- 1 PCMCIA PNNI Code Card
- 1 CD-ROM 8265
- CP/ Switch Memory Upgrade 16Mb
- 1 Control Point Module 16 Mb
- 2 Fontes de Alimentação – 415w Power Supply
- 1 Placa de Controle 82628000 – Controller Module
- 1 Kit de Istalação HUB – 4P 155 Mbps Flexible ATM Module
- 1 Placa de Adaptação – Upgrade do 8271
- 2 Cabos
Topologia física da rede da Unisinos
- 8271: provê acesso ao Metropoa por estações Ethernet com placas Ethernet (forma a nuvem Ethernet mostrada na figura).
- 8285: provê acesso ao Metropoa por estações ATM com LAN Emulation (forma a nuvem ATM mostrada na figura)
- Auditório do C6/6 – auditório com aproximadamente 200 lugares usado para transmissão de eventos ao Metropoa e para dentro da rede da Unisinos quando a linha pontilhada estiver pronta.
- Auditório do Pe Werner – auditório com aproximadamente 1500 lugares usado para transmissão de eventos ao Metropoa (quando a linha pontilhada estiver pronta)
- IBM F40: servidor
- Pentium III analisador ATM – usado para análise de tráfego ATM.
Atividades dos bolsistas Unisinos
Os seguintes bolsistas ITI CNPq estão trabalhando ativamente nos projetos do Metropoa na Unisinos: David Mário Birck, Gaspare Giuliano Bruno, José Roberto Gossler, Luis Felipe Balbinot, Maiko de Andrade e Plínio Silva de Garcia. A seguir estão listadas as atividades de cada um deles, divididas em atividades já realizadas, em andamento e planos para próximo ano.
David Mário Birck –
dmb@nh.conex.com.br
Atividades já realizadas
Instalação dos micros IBM PC 300GL e atualização da Bios
Estudo da tecnologia ATM
Instalação do Hub Switch 8285, Instalação das Placas E1, OC3, UTP 155 e atualização da Bios, FPGA e Microcódigo
Instalação do Switch 8271
Configuração da Lan Emulation, Classical IP e instalação das placas ATM 25 nos IBM PC 300GL
Desenvolvimento de um minicurso ATM destinado a equilibrar os conceitos dos demais membros do consórcio METROPOA.
Testes comparativos entre Ethernet e ATM com Lan Emulation e Classical IP com software Netperf. O resultado dos testes pode ser conferido no seguinte local: http://www.unisinos.tche.br/prav/metropoa/dmb/apresentacoes/comparacao_atm_ethernet.html ou navegando pela página do PRAV (http://prav.unisinos.tche.br)
Apresentação do Metropoa na Semana Acadêmica da Unisinos (Exponha-se), um evento aberto à comunidade em geral.
Estudos de videoconferência através da Lan Emulation com o Netmeeting e Vic.
Estudos feitos em transmissão de vídeo com os softwares ICAST e Microsoft Netshow Media Server. Um exemplo de servidor de Vídeo-on-Demand foi feito como resultado deste estudo. A pagina pode ser consultada em http://www.unisinos.tche.br/prav/metropoa/dmb/video_on_demand/vod.html ou navegando pela página do PRAV (http://prav.unisinos.tche.br)
Ajuda na criação do site do PRAV (http://prav.unisinos.tche.br).
Estudos para descobrir o melhor tipo de transmissão no ambiente do Metropoa. Uma dúvida foi levantada quanto à compra de equipamentos de captura de vídeo nos formatos MPEG e MJPEG. Foram feitos estudos e criou-se uma página para esclarecer o assunto. Ela pode ser encontrada em http://www.unisinos.tche.br/prav/metropoa/dmb/mpeg_mjpeg/mpeg_mjpeg.html ou navegando pela página do PRAV (http://prav.unisinos.tche.br)
Testes na placa de captura MPEG-1 que foi comprada
Estudos na área de gerência de redes. Auxílio na criação do site de gerência. ver http://www.unisinos.tche.br/prav/netman/index.html ou navegando pela página do PRAV (http://prav.unisinos.tche.br)
Estudo de MIBs ATM. Resultado obtido: acesso à ATM Mib, Lan-Emulation-Client e PNNI-Mib do switch 8285.
Estudo de diversos trabalhos na área de gerência distribuída em redes, além do estudo das soluções disponíveis comercialmente e pesquisas de outros grupos de trabalho ao redor do mundo.
Testes de transmissão de áudio e vídeo ao vivo. Testes feitos na Rádio Unisinos, onde utilizou-se o servidor RealServer.
Atividades em andamento
- Criação de uma base de vídeos com RealProducer a partir de algumas palestras de diversos eventos que estão sendo filmados pela equipe do PRAV, como por exemplo o workshop de Internet2 em Curitiba (maio de 99) e o SBRC em Salvador (maio de 99).
- Instalação de um servidor Realplayer apresentando a rádio Unisinos ao vivo (som e vídeo), mostrando eventos que acontecem semanalmente na rádio, bem como apresentação de shows ao vívo e entrevistas com diversas personalidades.
Plano de atividades para próximo ano
- Montagem de um analisador ATM de baixo custo através de splitters óticos e um software de livre domínio.
- Uma pesquisa conjunta com o Bolsista Luís Felipe Balbinot com o objetivo de criar um gerente intermediário que adiciona uma camada entre uma plataforma de gerência e um objeto gerenciável. O projeto é para ser desenvolvido em Java e C, e seu detalhamento está no plano de atividades para o próximo ano do bolsista Luis Felipe Balbinot.
Gaspare Giuliano Elias Bruno – gbruno@exatas.unisinos.tche.br
O objetivo dessas pesquisas é a análise dos padrões de áudio e vídeo para transmissão em redes de alta velocidade com o intuito de desenvolver ferramentas para videoconferência, vídeo sob demanda, multicast e Mbone dentro do ambiente interno à Universidade, da rede metropolitana e do ambiente das RMAVs no Brasil
Alguns resultados já podem ser consultados na página da instituição http://prav.unisinos.tche.br
Atividades já realizadas
- Estudos de multicast em ATM de acordo com o projeto MARS (Multicast Address Resolution Server) definido na RFC 2022.
- Estudos em IP Multicast (ver página http://prav.unisinos.tche.br)
- Análise das definições do Winsock 2 da Microsoft
- Desenvolvimento de aplicações multicast em windows para uso interno – software Pcast (PRAV Multicast). O código fonte está disponível em http://prav.unisinos.tche.br. O programa é um embrião da implementação que está se desenvolvendo, efetuando a captura de vídeo a partir da placa e transmissão em multicast na rede local. Para acesso a outras subredes pretende-se usar o mrouted, criando túneis, conforme a filosofia do Mbone.
- Análise das definições da API BSD Multicast
Atividades em andamento
- Estudos do protocolo RTP (Real-Time Protocol) de acordo com a RFC 1889
- Análise das especificações H.323 do ITU-T
- Estudos para transmissão em tempo real via MPEG.
Plano de atividades para próximo ano
- Análise das especificações definidas pela ITU-T para compressão de áudio (G.729) e vídeo (H.261)
- Estudos do padrão MPEG para transmissão em rede (RFC 2250)
- Análise das especificações definidas pela ITU-T para sinalização (H.225, H.245)
- Análise dos protocolos de QoS em IP (RSVP - RFC 2205, 2208, 2209, 2490) e ATM, com integração (RFC 2379, 2380)
A partir dos estudos acima descritos, pretende-se implementar uma aplicação, a partir do software Pcast (ver atividades já realizadas), onde se capture áudio e vídeo e se transmita em tempo real via multicast para os outros consorciados.
A aplicação descrita acima vai permitir, por exemplo, que se filme um evento no auditório central da Unisinos e se transmita em tempo real via multicast para pontos de dentro da Universidade e outras entidades do consórcio Metropoa, bem como, num futuro próximo, para as outras RMAVs no Brasil.
Essa implementação está sendo desenvolvida em conjunto com o bolsista Maiko de Andrade, e ele é o responsável pela parte da interface com o usuário. A linguagem escolhida é o Visual C++ e a plataforma será para cliente em Windows e servidor em Linux.
A partir dessa implementação, pretende-se expandir o software para que ele suporte videoconferência via multicast com qualidade na rede.
Vale ressaltar que os padrões a serem escolhidos obedecerão padrões, e estudos estão sendo feitos para decidir entre MPEG e H.323. A situação atual é que não se tem conhecimento sobre a qualidade que cada padrão pode oferecer, provocando os estudos atuais.
José Roberto Gossler – zero@exatas.unisinos.tche.br
As atividades por mim desenvolvidas no PRAV (Pesquisas em Redes de Alta Velocidade) estão divididas da seguinte forma: auxílio (atividades meio que darão suporte para realizar atividades fim), estudo (para um maior conhecimento das tecnologias utilizadas), aplicação (teste com diferentes ferramentas para videoconferência) e apresentação (exposição ao público dos experimentos, testes realizados na prática ou teoria sobre ATM).
No estudo das ferramentas utilizadas, assim como nos testes realizados, foram levados em consideração fatores como: facilidade de operação do aplicativo, qualidade da imagem recebida, tamanho da imagem, número de quadros recebidos por segundo, além do consumo de banda que cada aplicação necessita.
Atividades já realizadas
- Estudo da tecnologia ATM para melhor entendimento/desenvolvimento das atividades a serem realizadas.
- Estudo da configuração do módulo ATM IBM 8285 (leitura de manuais do ATM 8285).
- Estudo da tecnologia Mbone (Multicast Backbone).
- Estudo de ferramentas de videoconferência/teleconferência que utilizam a tecnologia VIC,VAT,RAT e WB, conforme consta nos objetivos do projeto VideoMAN Unisinos.
- Auxílio na montagem e configuração dos computadores pessoais IBM 300 GL.
- Auxílio na instalação de softwares e aplicações para testes (VIC, VAT, e assim por diante).
- Auxílio na instalação dos equipamentos necessários (câmeras, placas de captura.) para a realização dos testes de videoconferência/teleconferência.
- Auxílio na busca via Internet por ferramentas que utilizam a tecnologia VIC,VAT, RAT e WB.
- Teste das ferramentas SDR (Multicast Session Directory) e ICAST. No teste realizado, o SDR interagiu com o ICAST em subredes distintas, efetuando-se transmissão multicast (ver http://prav.unisinos.tche.br).
- Apresentação breve sobre funcionamento da tecnologia ATM à turma de graduação em 98/2.
- Apresentação do funcionamento do software SDR com ICAST e do Microsoft Netmeeting.
- 2 apresentações sobre funcionamento do ICAST Broadcaster, Viewer & Guide, Relay Server, Recorder e Meter.
Atividades em andamento
- Elaboração de um documento efetuando comparação entre os padrões MPEG1, MPEG2, MPEG3 e MPEG4 abordados no 17º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores em Salvador - BA do qual participei.
- Estudo do simulador ATM-TN
Plano de atividades para próximo ano
- Estudo e Aplicação dos Softwares para videoconferência I-VISIT e VDOLIVE (que utiliza padrão de compactação em MPEG1).
- Estudo dos Simuladores ATM-TN e REAL.
- Modelagem e simulação de uma rede local Ethernet/ATM para o estudo do tráfego de informações e possível mudança na etrutura da topologia para melhoria de desempenho.
Luís Felipe Balbinot – hades@exatas.unisinos.tche.br
Atividades já realizadas
- Instalação, configuração e estudo de todo o equipamento entregue pela IBM.
- Desenvolvimento de um minicurso destinado aos demais membros do consórcio METROPOA. Este minicurso ensinava todo o processo de configuração dos equipamentos ATM e foi ministrado nas instalações do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Todos os integrantes levaram seus switches 8285 para o local, onde também foi realizado um teste de interconectividade com a simulação de uma rede em anel.
- Instalação e estudo das plataformas de gerência Tivoli Netview para AIX e HP OpenView Node Manager para Windows NT. A plataforma Netview está atualmente sendo utilizada para o gerenciamento da rede ATM do campus da Unisinos, e pretende-se brevemente monitorar a rede do consórcio Metropoa.
- Instalação, configuração e estudo do sistema operacional AIX 4.2, que foi entregue junto com nossa estação RS/6000. Foi instalada uma plataforma completa de programação totalmente gratuita que está sendo utilizada para o desenvolvimento de aplicações para gerência de redes. A estação também está sendo utilizada como servidor web e servidor FTP da nossa equipe.
- Desenvolvimento do site web do nosso grupo de gerência, onde todas os nosso testes, publicações, artigos, etc, são publicados, assim como são disponibilizados links para MIBs, RFCs e softwares. Ver http://prav.unisinos.tche.br.
- Publicação de um tutorial para a instalação das placas IBM Turboways 25Mbps PCI no AIX 4.2. Essa solução foi encontrada para contornar o atraso na entrega das placas de 155Mbps e o módulo para uplink OC-3 do switch 8271. Com essa solução foi possível integrar as redes legadas Ethernet com a rede ATM. Todos os membros do consórcio obtiveram grande proveito do tutorial. Disponível em http://prav.unisinos.tche.br.
- Estudo de interoperabilidade entre redes legadas e a rede ATM através do uso de Classical IP e LAN Emulation, com o roteamento feito através da RISC RS/6000. Foram realizados testes com a ferramenta Netperf e com a ferramenta TTCP.
- Instalação, configuração e estudo do software MRTG para realizar o monitoramento dos nossos equipamentos através do protocolo SNMP. Esse software gera uma saída em HTML que fica disponível no servidor web. Ver http://www.prav.unisinos.tche.br.
- Desenvolvimento do software RTTM (Round-Trip Time Monitor), uma ferramenta que foi desenvolvida em C para realizar o monitoramento da nossa rede. O software gera uma saída em HTML com uma tabela que mostra o tempo de atraso entre a estação de gerência e outros nodos que podem ser configurados dinamicamente. Essa ferramenta está disponível (com código fonte) para qualquer interessado. Ver http://www.prav.unisinos.tche.br.
- Estudo de algumas MIBs ATM, incluindo as MIBs proprietárias dos equipamentos da IBM e algumas MIBs do ATM Forum e do IETF. Foram escolhidas algumas variáveis para serem monitoradas em algumas MIBs.
- Instalação, configuração e estudo de um driver em desenvolvimento para o sistema operacional Linux que permite que as placas ATM Turboways 25 PCI sejam utilizadas nessa plataforma. Os testes iniciais mostraram uma grande instabilidade do driver. Os testes mais recentes mostram que devido à grande demanda (até mesmo por parte de todos os consórcios REMAV), está sendo dada uma grande prioridade por parte dos desenvolvedores deste driver na implementação de uma versão mais funcional e estável.
- Instalação, configuração e estudo da placas ATM ForeRunner LE 25Mbps PCI. Graças ao empenho da PROCEMPA, a Fore Systems nos cedeu duas dessas placas para que alguns testes fossem realizados. Os principais testes foram realizados no Linux, mostrando um sucesso total. Foram realizados testes com uma variação da ferramenta TTCP chamada TTCP_ATM, especialmente modificada para suportar conexões nativas ATM. Os testes incluiram principalmente testes de QoS. Os resultados foram disponibilizados no nosso web site. Ver http://www.prav.unisinos.tche.br. Também foram realizados alguns testes nas plataformas Windows 95, 98 e NT. Nesses sistemas operacionais, aconteceram problemas na interoperabilidade entre os produtos da Fore e da IBM.
- Instalação, configuração e estudo da ferramenta MROUTED. Com esta ferramenta foram realizados alguns testes de IP Multicast usando-se as plataformas Linux, Solaris e AIX. Todos os testes foram realizados sobre Ethernet em uma rede isolada.
- Estudo das bibliotecas CMU SNMP, UCD SNMP e AdventNet SNMP utilizadas para a criação e comunicação com agentes SNMP v1, v2 e v3.
- Foram realizados diversos testes de transmissão de vídeo em rede através de IP Multicast sobre Ethernet em uma rede isolada. Entre as ferramentas testadas estão o Microsoft Netshow e Theater Server, o Cisco IPTV e o StarCast, da PictureTel.
- Participação em diversos eventos na área de redes para a atualização do conhecimento e análise de tendências, incluíndo o último SBRC em Salvador.
- Estudo de diversos trabalhos na área de gerenciamento distribuído de redes, além do estudo das soluções disponíveis comercialmente e outros grupos de trabalho ao redor do mundo.
Atividades em andamento
Implementação do projeto "Distribuição de Vídeo MPEG Através IP Multicast Utilizando Multicast Routers", descrito a seguir.
O objetivo deste projeto é criar uma grande rede de distribuição de vídeo no formato MPEG-1 usando bandas de até 5Mbits/s com os softwares StarCast e StarLive da PictureTel. O StarCast é utilizado para a distribuição de vídeo MPEG near-on-demand que foi previamente armazenado em disco. Já o StarLive permite a captura e transmissão de vídeo MPEG em tempo real, através do uso de placas específicas de captura de vídeo MPEG.
Ambos softwares utilizam IP multicast para trafegar o vídeo. Desta forma será criada uma estrutura usando-se Mrouters (Multicast Routers) para que túneis DVMRP sejam criados entre as instituições, permitindo que seja realizado um roteamento multicast para todos os membros do consórcio.
Os Mrouters serão as estações IBM RS/6000 que estão rodando AIX 4.2.1. Estas estações receberão o tráfego multicast encapsulado pela interface ATM 155Mbps e irão distribuí-lo através de interfaces Ethernet 10Mbps, 100Mbps ou até mesmo em outras interfaces ATM de 25Mbps ou 155Mbps.
Em uma fase final serão feitos testes de QoS para os túneis DVMRP para garantir que o vídeo seja bem distribuído na rede. Também serão testados os softwares Cisco IPTV e Microsoft Media Services, que também possuem transmissão de vídeo MPEG através de IP multicast.
Plano de atividades para próximo ano
Implementação do projeto "Gerenciamento Hierárquico Através da Delegação de Tarefas Dinâmicas à Sub-Gerentes Distribuídos", descrito a seguir e desenvolvido em conjunto com o bolsista David Mário Birck.
O modelo de gerenciamento de redes usado hoje em dia é praticamente todo centralizado em um único sistema de gerenciamento (NMS). Apesar da arquitetura das redes de computadores ter evoluído para um modelo hierárquico, o mesmo não aconteceu com o sistema de gerenciamento, que continua com o mesmo modelo opaco desde o início.
Nossa abordagem é baseada em estudos de diversos pesquisadores da área de gerência distribuída de redes, incluindo Germán S. Goldszmidt, Yechiam Yemini e Manfred R. Siegl. O nosso projeto está sendo baseado fortemente na tese de doutorado de Manfred R. Siegl, onde ele descreve todo o processo de elaboração e desenvolvimento de agentes extensíveis de nível médio que podem receber tarefas delegadas por gerentes mestres, além de citar pontos interessantes de interoperabilidade entre os agentes e plataformas de gerência existentes.
O projeto irá consistir basicamente das seguintes etapas:
- Estudo e discussão da literatura obtida
- Projeto e estruturação das fases de desenvolvimento
- Desenvolvimento do software
- Implantação e testes em um testbed em uma rede isolada
- Verificação da funcionalidade e geração de relatórios com os resultados obtidos
- Revisão do software, se necessária
- Implantação no consórcio Metropoa
- Verificação da funcionalidade e geração de relatórios com os resultados obtidos
Estamos mantendo contato por e-mail com o Dr. Siegl para esclarecer dúvidas que surgem quanto ao processo de desenvolvimento do sub-gerente.
O software será desenvolvido parte em linguagem Java, parte em linguagem C. Estamos discutindo a possibilidade de todo o software ser desenvolvido em Java.
Maiko de Andrade – maiko@exatas.unisinos.tche.br
Atividades já realizadas
- Criação de um site (http://prav.unisinos.tche.br) para auxílio na organização das atividades do grupo de pesquisa.
- Estudo das teorias de redes de computadores.
- Estudo da tecnologia de Voz sobre IP (VoIP).
- Análise das seguintes ferramentas de videoconferência, transmissão de vídeo e VoIP: Iphone, CUSeeMe, Intel Phone, VDOLife, VDOPhone, RealPlayer.
Atividades em andamento
- Estudo de protocolos da ITU-T: H.323, G.711, G.729, H.261, RTP, H.245, H.225.
- Estudos de compactação de voz e vídeo, para usar na implementação dos sistemas de transmissão de vídeo e videoconferência descrito a seguir.
- Manutenção constante do site http://prav.unisinos.tche.br.
- Início da implementação de um sistema de transmissão de vídeo conjuntamente com o bolsista Gaspare Giuliano Bruno. Esse sistema está sendo desenvolvido em C++ usando MFC. É um sistema desenvolvido em dois ambientes: o cliente será feito inicialmente para Windows 95, 98 e NT, e o servidor será implementado em Linux. O vídeo e áudio serão capturados e transmitidos em protocolo a ser definido (estão sendo feitos estudos para decidir o melhor para nossos objetivos). Provavelmente será usado a transmissão em MPEG ou utilizando o conjunto de protocolos H.323.
Plano de atividades para próximo ano
- Continuação da implementação do sistema descrito acima (ver atividades em andamento).
- Evolução do sistema para suportar videoconferência com qualidade em multicast.
- Auxiliar os demais pesquisadores do grupo na organização das atividades e divulgação de seus trabalhos com o uso do site (http://prav.unisinos.tche.br)
Plínio Silva de Garcia – pgarcia@zaz.com.br
Atividades já realizadas
- Montagem e configuração de máquinas IBM para a composição do laboratório de trabalho.
- Testes de captura de vídeo utilizando webcâmeras, câmera VHS e S-VHS. Para isso, foram estudadas as vantagens e desvantagens da captura através de placas Prolink BT-848 e entrada paralela (câmeras variadas).
- Elaboração da primeira home page do Laboratório de Pesquisa em Redes de Alta Velocidade (PRAV), que foi o passo inicial para a estrutura existente atualmente no endereço http://prav.unisinos.tche.br .
- Apresentação de uma palestra sobre videoconferência para os integrantes do PRAV e convidados do SAVI (Sistema de Áudio e Vídeo da Unisinos). Arquivo PPT em http://www.unisinos.tche.br/prav/metropoa/plinio/videoconferencia.ppt
- Apresentação de uma palestra numa reunião do grupo Metropoa (com a participação das outras instituições que compõe o consórcio) na sede da Universidade. Foi proposto um escopo de trabalho para a área de videoconferência no projeto Metropoa. Na oportunidade, decidiu-se pela realização de trabalhos numa área que denominamos Vídeo para Ambiente Computacionais. Foram apresentados os trabalhos desenvolvidos até aquele momento em cima de ferramentas de videoconferência e transmissão de vídeo, que incluíam o CuSee-Me (White Pine®), Netmeeting (Microsoft®), Icast, SDR (Vic e Vat), VDO Phone (VDONet Corp®), IPTV (Cisco ®), MediaPlayer (Microsoft®), PCAST (PRAV©) e WebCam32 (Neil Kolban©). Ver
http://www.unisinos.tche.br/prav/metropoa/plinio/aplicacao_video.ppt
- Elaboração de uma pesquisa bibliográfica e composição de uma síntese sobre o tema MBONE, o backbone Multicast, que interessa ao laboratório como área de pesquisa. Ver
http://www.unisinos.tche.br/prav/metropoa/plinio/mbone.html
- Implementação de uma webcam no site do grupo de estudos do Metropoa da Unsinos, procurando mostrar as diferentes formas de transmissão frente aos produtos existentes. Ver
http://prav.unisinos.tche.br.
- Elaboração de uma pesquisa bibliográfica e composição de uma síntese sobre o tema Multicast, tecnologia de transmissão de pacotes de informação em redes de computadores. Ver
http://www.unisinos.tche.br/prav/metropoa/gaspare/multicast.html
- Composição de um artigo sobre Videoconferência, de caráter genérico e introdutório, abrangendo principais características, situação corrente e análise frente ao mercado. Ver
http://www.unisinos.tche.br/prav/metropoa/plinio/introducao.html
- Análise de Ferramentas de Videoconferência e composição de artigo sobre as experiências do Laboratório na utilização destes aplicativos. Ver
http://www.unisinos.tche.br/prav/metropoa/plinio/cuseeme.html e http://www.unisinos.tche.br/prav/metropoa/plinio/netmeeting.html
- Estudo da norma ITU-T H.323 para elaboração de síntese resumida. Ver
http://www.unisinos.tche.br/prav/metropoa/plinio/h323.html
- Construção e manutenção da Home Page do Laboratório para a área de Vídeo para Ambiente Computacionais. Ver
http://www.unisinos.tche.br/prav/video/vid.html
- Instalação, configuração e manutenção de câmeras para captura de imagens do Campus da Unisinos a fim de exibi-las em quadros por FTP e vídeo ao vivo na Home Page do Prav. Ver
http://www.unisinos.tche.br/prav/metropoa/plinio/webcam/webcam.html
- Apresentação de uma relatório para o corpo diretor do Centro de Ciência Exatas e Tecnológicas da Unisinos sobre os trabalho desenvolvidos no PRAV bem como projetos para o futuro. Ver
http://www.unisinos.tche.br/prav/metropoa/plinio/atividade_prav_video.ppt
Atividades em andamento
Estudos sobre novas tecnologias e tendências na área de rede apresentada no I Workshop RNP2 em Curitiba - PR e no 17º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores em Salvador - BA. Apreciação do andamento dos trabalhos nessa áreas nos outros RMAVs do país.
Manutenção do site da área de vídeo para ambientes computacionais. Ver http://www.unisinos.tche.br/prav/video/vid.html
Estudo e pesquisa das normas de videoconferência e transmissão de vídeo da ITU-T, como por exemplo H.320, H.321, H.323, H.324, H.310, H.225, H.245, H.261, H.263 entre outras. Esses estudos auxiliarão no crescimento da equipe, bem como na decisão de protocolo a ser utilizado na implementação a ser desenvolvida pelo Gaspare e Maiko.
Plano de atividades para próximo ano
- Continuação do estudo e pesquisa das normas de videoconferência e transmissão de vídeo da ITU-T, como por exemplo H.320, H.321, H.323, H.324, H.310, H.225, H.245, H.261, H.263 entre outras. Este estudo visa dar suporte a implementação dos projetos EnsinaMan e VideoMan, os quais estarão calcados em tecnologias previamente especificadas na ITU-T.
- Estudo e pesquisa dos Codecs de vídeo e áudio para sessões de videoconferência e transmissão de vídeo. A transmissão de vídeo e videoconferência necessárias aos projetos EnsinaMan e VideoMan serão viabilizadas com codificações de áudio e vídeo previamente propostas como padrão com o objetivo de alcançar a garantia de qualidade e confiabilidade.
- Estudo, pesquisa e implementação de solução na área de videoconferência e transmissão de vídeo utilizando tecnologia desenvolvida pela Real Networks. Uma das formas de oferecer à comunidade (interna e externa) a transmissão de multimídia na rede se fará através da solução deste fabricante, o qual oferece um produto disseminado, de fácil utilização e de qualidade aceitável para nossas ambições iniciais de trabalho.
- Comparativo entre soluções para a área de videoconferência e transmissão de vídeo, analisando suas características, impacto no tráfego de rede através da captura e análise de pacotes, desempenho qualitativo e utilidade nos projetos e objetivos do consórcio. Assim, será possível oferecer conclusões comprovadas através de experimentos sobre a viabilidade ou não da utilização dos atuais produtos disponíveis no mercado frente às necessidades e objetivos do Metropoa.
- Estudo dos pacotes de transmissão de vídeo numa rede de computadores frente a estrutura OSI, confrontando com as atuais tendências de transmissão para redes de alta velocidade abordadas no I Workshop RNP2 em Curitiba - PR e no 17º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores em Salvador - BA dos quais participei. Esse estudo é complementar e tem como principal objetivo direcionar os outros trabalhos, a fim de que se adaptem às correntes tendências da área de redes no Brasil e no mundo.