Sub-projeto: Análise operatória de um ambiente virtual imersivo cooperativo de aprendizagem e Análise dos mecanismos sócio-cognitivos presentes na interação do sujeito
Participantes: Patricia Alejandra Behar - FACED/UFRGS
Eliane Schlemmer Grings - PGIE/UFRGS
Focos específicos da pesquisa

Utilizar a teoria Piagetiana para analisar o sujeito e o ambiente virtual, de acordo com as  operações lógicas e infralógicas desenvolvidas na interação sujeito-ambiente e as implementadas no próprio ambiente para realizar a avaliação do mesmo, de acordo com a lógica operatória.

Verificar a presença dos  mecanismos sócio-cognitivos  quando o sujeito  interage num  ambiente virtual imersivo cooperativo de aprendizagem.

Objetivos

Quanto ao Ambiente:
- Implementar operações lógicas e infralógicas no ambiente virtual imersivo cooperativo de aprendizagem.
- Analisar as operações lógicas e infralógicas do ambiente virtual imersivo cooperativo de aprendizagem.

Quanto ao sujeito:
- Identificar relações de egocentrismo, conformismo, coação e cooperação (mecanismos sócio-cognitivos).
- Analisar as operações lógicas e infralógicas do sujeito em interação com o ambiente virtual imersivo cooperativo de aprendizagem.
-  Avaliação da aprendizagem ocorrida durante o processo de interação do sujeito com o ambiente, tendo como referência os itens anteriormente descritos.
 
Referencial Teórico

A concepção de Piaget sobre inteligência remete a uma abordagem onde o desenvolvimento do pensamento é um processo de autêntica construção. Para Piaget (1987), a inteligência é uma forma de adaptação. É uma contínua construção criando formas cada vez mais complexas e buscando uma equilibração progressiva entre o organismo e o meio.

Existem diversas formas de analisar e avaliar o desenvolvimento da inteligência. Neste projeto daremos ênfase à interação do sujeito em relação ao ambiente, de acordo com a Lógica Operatória.

A chamada Lógica Operatória é um modelo desenvolvido por Jean Piaget para o estudo das relações entre os níveis de explicação que o sujeito, em sua vivência cognitiva, estabelece sobre os fenômenos do mundo físico e social em que vive. Neste projeto de pesquisa uma das atividades a serem desenvolvidas é a utilização da lógica operatória pela ciência da computação, como meio de definir as principais estruturas de funcionamento de diversos aplicativos de uso cooperativo, sob um ponto de vista baseado na forma cognitiva e simbólica do processamento de informações.

As principais questões a serem respondidas neste estudo são: como e porquê estender um modelo de análise operatória advindo da teoria piagetiana para analisar um ambiente de realidade virtual  e buscar identificar como aparecem as relações de egocentrismo, conformismo, coação e cooperação (mecanismos sócio-cognitivos ) quando o sujeito interage num ambiente de realidade virtual)

Logo, é preciso demonstrar a possibilidade de análise de operações e/ou sistema de operações (estruturas) no
ambiente imersivo de aprendizagem cooperativa, isto é, colocar a teoria piagetiana em movimento, dando
visibilidade à lógica em ação tanto no sujeito quanto no ambiente.

Para entender o papel de um sujeito em relação ao computador ou, mais especificamente, a um ambiente de realidade virtual, os psicólogos piagetianos (observadores) acompanham e estudam a evolução cognitiva do sujeito, coletando os dados necessários até chegar no seu desenvolvimento máximo, com o objetivo de analisá-lo.
Neste estudo, além do sujeito ser interpretado em termos da lógica-operatória piagetiana, também serão analisados os mecanismos sócio-cognitivos de:  egocentrismo, conformismo, coação e cooperação, dentro da ótica piagetiana. Mas, para compreender de forma completa essa interação sujeito-computador, também é preciso entender a ferramenta que está envolvida na mesma. Quem faz esse estudo é a Ciência da Computação e pensamos que, para tornar essa descrição compatível com a do sujeito, isto é, descrita nos mesmos termos, o computador (neste caso, o ambiente em questão) também deve ser reinterpretado nos termos da lógica-operatória.

Os estudos de Piaget tiveram como base condições de interação baseadas em ambientes naturais e culturais. Com o advento da tecnologia outras dimensões de interação são acrescentadas, conforme Fagundes (1997), onde na estrutura de rede, o computador deixa de ser o centro e passa a ser mais um elo da trama.

Colocação dos problemas de pesquisa

Podem ser colocados alguns problemas formulados na pesquisa em questão: Como analisar a interação entre um sujeito e um objeto? Por que não transportar conceitos em relação à construção do conhecimento humano para a máquina? Se o sujeito é interpretado de uma forma, por que não interpretar os ambientes computacionais utilizando os mesmos recursos? Como analisar os sujeitos que trabalham com ferramentas computacionais cooperativas que, neste caso é o ambiente imersivo de aprendizagem colaborativa? Que tipo de sujeito é este que vai interagir com o ambiente? Como interpretá-lo? A partir de então, é que foi selecionada a Lógica Operatória, da teoria de Jean Piaget, para analisar o ambiente de realidade virtual.

Foi com o intuito de responder estas questões, que se abordará este campo de interseção entre a Ciência da
Computação e a Epistemologia Genética de Jean Piaget, reforçando, dentro desta última, a idéia de que é
perfeitamente possível trabalhar, a partir de modelos de ambientes computacionais, com hipóteses de investigação sobre operações mentais.

 
Metodologia de trabalho

Para atingir os objetivos propostos e responder os problemas da pesquisa, serão realizadas as seguintes atividades:

Recursos necessários Referencias Bibliográficas

Behar, Patricia Alejandra (1998). Análise operatória de ferramentas computacionais de uso individual e cooperativo. Tese de doutorado. Porto Alegre: Curso de Pós-Graduação em Ciência da Computação - CPGCC - da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, 1998.

Behar, Patricia A; Costa, Antônio C.R. (1997a). Base models for organizing the logical-operatory analysis of cooperative computational  environments. In: Ed-Media & Ed-Telecom 97- World Conference on Educational Multimedia and Hypermedia and World Conferences on Educational Telecommunications, 1997, Calgary, Canadá. Proceedings...Calgary:  University of Calgary.

Castorina, José Antonio; Palau, Gladys Dora. (1982). Introducción a la lógica operatória de Piaget-Alcances y significado para la psicología genética. Buenos Aires: Ediciones Paidos.

Fagundes, L. C. (1997). A inteligência Cognitiva - A Inteligência Distribuída. In: Pátio, l (1) maio/julho, 1997.

Grings, E. S. (1998). A Representação do Espaço Cibernético pela Criança, na Utilização de um Ambiente Virtual. Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento - da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, 1998.

Grings, E. S; & Fagundes, L. C.  (1997). A Representação das Sombras pela Criança,  na  Utilização de um Ambiente Virtual. In: VIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE'97. 1997. São José dos Campos - SP.

Piaget, J. (1972). Ensaio da lógica operatória. São Paulo: Ed. da USP.

Piaget, J. (1973) Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro: Companhia Editora Forense.

Piaget, J. (1976). A Equilibração das Estruturas Cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar Editores. Originalmente publicado em francês, intitulado "L’equilibration des structures cognitives - Problème central du développement", em 1975.

Piaget, J. (1983).  Psicologia da Inteligência. Rio de Janeiro: Zahar.

Piaget, J; Inhelder, B. (1976). Da lógica da criança à lógica do adolescente. São Paulo: Pioneira.

Piaget, J & Inhelder, B. (1993). A representação do espaço na criança. Porto Alegre: Artes Médicas.