Foco-Específico:
Estudar e desenvolver formas de avaliação no Ambiente de Realidade Virtual de Ensino-Aprendizagem Cooperativa.
Objetivos Específicos:
Considerando-se o processo de avaliação, a partir de estudos e pesquisas realizados na área, a avaliação deste Projeto deverá ser dividida em duas etapas distintas:
1º) Avaliação do software da seguinte forma:
1) técnicos da EMATER, visando formar multiplicadores do conhecimento abordado no ambiente proposto e permitir a melhoria das condições de vida da população rural de baixa renda, do Estado do Rio Grande do Sul. A ação da EMATER abrange 451 municípios representados por 256 Engenheiros Agrônomos, 50 Médicos Veterinários, 50 Zootecnistas, 04 Engenheiros Florestais, 461 Técnicos em Agropecuária e 330 Técnicos em Bem-Estar Social;
2) alunos de graduação de cursos envolvidos com a temática, em especial, os dos cursos de: Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Engenharia Agrícola, Agronomia, Farmácia, Química Industrial e Nutrição, abrangendo inúmeras Universidades do Estado do Rio Grande do Sul, citando-se, entre outras, a UFRGS, a ULBRA, a UCPEL, a PUCRS, a UNISINOS, a UFPel, a UFSM, a FURG, a URI, a UPF e a UCS.
Através da avaliação, identificar o quanto a percepção dos usuários do ambiente imersivo proposto foi significativa. A partir da análise de formas de avaliação, propor um modelo teórico-prático para avaliação de um ambiente imersivo cooperativo, buscando uma aprendizagem mais significativa.
Recursos Necessários:
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Instalação e gerenciamento da execução do ambiente. | Uma estação PowerPC 604e 166Mhz, 256Kb cache L2, 256 Mb RAM, 36Gb Ultra Scsi Disk, 4mm tape drive, 10/100 ethernet adapter, monitor P72; |
Avaliação do ambiente, com grupos de controle, através da simulação de salas de aulas virtuais. | Quinze Pentium 300Mhz, 64Mb RAM, 8.5Gb disk, fast ethernet, CDROM 32x, Monitor 15". |
Atuar junto à definição de um modelo de avaliação e elaboração de instrumentos de pesquisa. | Uma bolsa DTI, pelo período de 2 anos. |
Atuar junto à aplicação dos instrumentos de pesquisa nos grupos de controle. | Duas bolsas ITI, pelo período de 2 anos. |
Ao integrar educação e novas tecnologias, altamente interativas, proporcionou-se o surgimento da Educação à Distância Mediada por Computador (EDMC), que possibilita atividades educacionais assíncronas, sem a exigência de presenças físicas e simultâneas de professor e alunos, transformando a sala de aula em um espaço "virtual". (Loyolla, 1998)
Será objeto de estudo, também, neste projeto de pesquisa as metodologias empregadas na avaliação à distância, pois embora o avanço da modalidade à distância no sistema educacional e, em especial, da educação à distância mediada por computador – EDMC, formas de avaliação inovadoras que se adaptem a este modelo são quase inexistentes. Assim, julga-se relevante a realização de um estudo aprofundado interligando a avaliação educacional e a implantação de ambientes computacionais que possibilitem avaliações dinâmicas, interativas e "inteligentes".
Como conseqüência os participantes ganham não só conhecimento, mas também novas habilidades sociais, incluindo a habilidade de comunicar e colaborar com colegas fisicamente dispersos, quem eles podem nunca ter visto. Outra variável importante na eficácia do aprendizado é a preferência do aluno por um modo particular de aprendizado: cooperativo, competitivo, individualizado. Muitos projetos de educação à distância incorporam aprendizado cooperativo, projetos colaborativos, e interatividade entre grupos de alunos e entre locais diferentes. O processo de avaliação à distância deverá contemplar este tipo de aprendizagem.
Um processo de avaliação, deve possibilitar a relação
entre objetivos e conteúdos, pressupondo os elementos cognitivos
(memória, inteligência, consciência), os elementos afetivos
(atitudes, valores, criatividade) e os elementos psicológicos (vivência,
sentimentos). Estes três elementos apontam para o planejamento de
propostas educativas mais amplas e coerentes com o meio, a cultura e a
cognição.
Segundo o quadro abaixo, analisando-se duas visões de educação:
a tradicional e a progressista, percebe-se a avaliação de
forma diferenciada com concepções e objetivos distintos.
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Embora se possa encontrar inúmeros pontos de vista sobre a aprendizagem,
os diferentes tipos de aprendizagem utilizados em sistemas computacionais
têm relevância para que se possa efetivar a avaliação
à distância. Segundo Giraffa (1995), os tipos de aprendizagem
relativos à Inteligência Artificial são: por memorização,
por aconselhamento, por exemplos (indução), baseada em explicações,
por analogia, por meio de redes neurais e aprendizagem genética.
Bibliografia Consultada
HILTZ, S.R. Impacts of college-level via Asynchronous Learning Networks: some preliminary results. Disponível na Internet. http://eies.njit.edu/~hiltz/ workingpapers/pnmy/pnmy.htm. 15 set. 1998.
---. The virtual classroom and the virtual university at New Jersey Institute of Technology. Disponível na Internet. http://eies.njit.edu/~hiltz/CR Project/sloansum1.htm. 15 set. 1998.
HILTZ, S. R.; BENBUNAN-FICH, R. Supporting collaborative learning in asynchronous learning networks. Disponível na Internet. http://eies.njit.edu/~hiltz/CR Project/unesco.htm. 15 set. 1998.
LOYOLLA, W.P.D.C.; PRATES, M. Educação à distância mediada por computador (EDMC) – uma proposta pedagógica. Disponível na Internet. http://www.puccamp.br/~prates/edmc.html. 24 jul. 1998.
PORTER, L. R. Creating the virtual classroom: distance learning with the Internet. New York: John Wiley & Sons, 1997.
TAROUCO, L.M. Teleducação. Disponível na Internet. http://penta2.ufrgs.br/teleduc. 10 set. 1998.
TUROFF, M. Designin a virtual classroom. In: International Conference on Computer Assisted Instruction ICCAI’95. Disponível na Internet. http://eies.njit.edu/ njIT/Department/CCCC/VC/Papers/Design.htm. 15 set. 1998.
WILLIS, B. (coord.). Distance education at a glance. Disponível na Internet. http://www.uidaho/evo/distglan.html. 16 set. 1998.