Sub-projeto: O Processo de Avaliação em um Ambiente Imersivo de Aprendizagem Cooperativa
Participantes:
Marlise Geller - PGIE/UFRGS - ULBRA
Sidnei Renato Silveira - ULBRA
 

 
Foco-Específico:

Estudar e desenvolver formas de avaliação no Ambiente de Realidade Virtual de Ensino-Aprendizagem Cooperativa.

Objetivos Específicos:

Metodologia de Trabalho:

Considerando-se o processo de avaliação, a partir de estudos e pesquisas realizados na área, a avaliação deste Projeto deverá ser dividida em duas etapas distintas:

1º) Avaliação do software da seguinte forma:

2º) Avaliação da aplicação do ambiente imersivo proposto neste projeto de pesquisa,  a partir da seguinte questão norteadora a ser feita aos usuários: "Considerando seus conhecimentos anteriores sobre área de engenharia de alimentos, como você classificaria sua aprendizagem?" Resultados Esperados:
 
Possibilitar uma educação continuada para interessados nos princípios de conservação e deterioração de alimentos, apoiada no ensino à distância mediado por computador. O público-alvo, especificamente, é formado por dois grupos distintos:

1) técnicos da EMATER, visando formar multiplicadores do conhecimento abordado no ambiente proposto e permitir a melhoria das condições de vida da população rural de baixa renda, do Estado do Rio Grande do Sul. A ação da EMATER abrange 451 municípios representados por 256 Engenheiros Agrônomos, 50 Médicos Veterinários, 50 Zootecnistas, 04 Engenheiros Florestais, 461 Técnicos em Agropecuária e 330 Técnicos em Bem-Estar Social;

2) alunos de graduação de cursos envolvidos com a temática, em especial, os dos cursos de: Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Engenharia Agrícola, Agronomia, Farmácia, Química Industrial e Nutrição, abrangendo inúmeras Universidades do Estado do Rio Grande do Sul, citando-se, entre outras, a UFRGS, a ULBRA, a UCPEL,  a PUCRS, a UNISINOS, a UFPel, a UFSM, a FURG, a URI, a UPF e a UCS.

Através da avaliação, identificar o quanto a percepção dos usuários do ambiente imersivo proposto foi significativa. A partir da análise de formas de avaliação, propor um modelo teórico-prático para avaliação de um ambiente imersivo cooperativo, buscando uma aprendizagem mais significativa.

Recursos Necessários:
 
 

Atividades Desenvolvidas
Recursos Necessários
Instalação e gerenciamento da execução do ambiente. Uma estação PowerPC 604e 166Mhz, 256Kb cache L2, 256 Mb RAM, 36Gb Ultra Scsi Disk, 4mm tape drive, 10/100 ethernet adapter, monitor P72;
Avaliação do ambiente, com grupos de controle, através da  simulação de salas de aulas virtuais. Quinze Pentium 300Mhz, 64Mb RAM, 8.5Gb disk, fast         ethernet, CDROM 32x, Monitor 15". 
Atuar  junto à definição de um modelo de avaliação e elaboração de instrumentos de pesquisa. Uma bolsa DTI, pelo período de 2 anos.
Atuar  junto à aplicação dos instrumentos de pesquisa nos grupos de controle. Duas bolsas ITI, pelo período de 2 anos.
 
Referencial Teórico:

Ao integrar educação e novas tecnologias, altamente interativas, proporcionou-se o surgimento da Educação à Distância Mediada por Computador (EDMC), que possibilita atividades educacionais assíncronas, sem a exigência de presenças físicas e simultâneas de professor e alunos, transformando a sala de aula em um espaço "virtual". (Loyolla, 1998)

Será objeto de estudo, também, neste projeto de pesquisa as metodologias empregadas na avaliação à distância, pois embora o avanço da modalidade à distância no sistema educacional e, em especial, da educação à distância mediada por computador – EDMC, formas de avaliação inovadoras que se adaptem a este modelo são quase inexistentes. Assim, julga-se relevante a realização de um estudo aprofundado interligando a avaliação educacional e a implantação de ambientes computacionais que possibilitem avaliações dinâmicas, interativas e "inteligentes".

Como conseqüência os participantes ganham não só conhecimento, mas também novas habilidades sociais, incluindo a habilidade de comunicar e colaborar com colegas fisicamente dispersos, quem eles podem nunca ter visto. Outra variável importante na eficácia do aprendizado é a preferência do aluno por um modo particular de aprendizado: cooperativo, competitivo, individualizado. Muitos projetos de educação à distância incorporam aprendizado cooperativo, projetos colaborativos, e interatividade entre grupos de alunos e entre locais diferentes. O processo de avaliação à distância deverá contemplar este tipo de aprendizagem.

Um processo de avaliação, deve possibilitar a relação entre objetivos e conteúdos, pressupondo os elementos cognitivos (memória, inteligência, consciência), os elementos afetivos (atitudes, valores, criatividade) e os elementos psicológicos (vivência, sentimentos). Estes três elementos apontam para o planejamento de propostas educativas mais amplas e coerentes com o meio, a cultura e a cognição.
Segundo o quadro abaixo, analisando-se duas visões de educação: a tradicional e a progressista, percebe-se a avaliação de forma diferenciada com concepções e objetivos distintos.
 

AVALIAÇÃO - ENFOQUE TRADICIONAL
AVALIAÇÃO - ENFOQUE PROGRESSITA
  • Ação individual e competitiva
  • Ação coletiva e consensual
  • Concepção classificatória
  • Concepção investigativa e reflexiva
  • Apresenta um fim em si mesma
  • Atua como mecanismo de diagnóstico da situação
  • Postura disciplinadora e diretiva do professor
  • Postura cooperativa entre professor e aluno
  • Privilégio à memorização
  • Privilégio à compreensão
  • Pressupõe a dependência do aluno
  • Incentiva a conquista da autonomia do aluno
  •  

    Embora se possa encontrar inúmeros pontos de vista sobre a aprendizagem, os diferentes tipos de aprendizagem utilizados em sistemas computacionais têm relevância para que se possa efetivar a avaliação à distância. Segundo Giraffa (1995), os tipos de aprendizagem relativos à Inteligência Artificial são: por memorização, por aconselhamento, por exemplos (indução), baseada em explicações, por analogia, por meio de redes neurais e aprendizagem genética.
     

    Bibliografia Consultada
     

    GIRAFFA, L.M.M. Fundamentos de teorias de ensino-aprendizagem e sua aplicação em sistemas tutores inteligentes. Porto Alegre: CPGCC-UFRGS, 1995.

    HILTZ, S.R. Impacts of college-level via Asynchronous Learning Networks: some preliminary results. Disponível na Internet. http://eies.njit.edu/~hiltz/ workingpapers/pnmy/pnmy.htm. 15 set. 1998.

    ---. The virtual classroom and the virtual university at New Jersey Institute of Technology. Disponível na Internet. http://eies.njit.edu/~hiltz/CR Project/sloansum1.htm. 15 set. 1998.

    HILTZ, S. R.; BENBUNAN-FICH, R. Supporting collaborative learning in asynchronous learning networks. Disponível na Internet. http://eies.njit.edu/~hiltz/CR Project/unesco.htm. 15 set. 1998.

    LOYOLLA, W.P.D.C.; PRATES, M. Educação à distância mediada por computador (EDMC) – uma proposta pedagógica. Disponível na Internet. http://www.puccamp.br/~prates/edmc.html. 24 jul. 1998.

    PORTER, L. R. Creating the virtual classroom: distance learning with the Internet. New York: John Wiley & Sons, 1997.

    TAROUCO, L.M. Teleducação. Disponível na Internet. http://penta2.ufrgs.br/teleduc. 10 set. 1998.

    TUROFF, M. Designin a virtual classroom. In: International Conference on Computer Assisted Instruction ICCAI’95. Disponível na Internet. http://eies.njit.edu/ njIT/Department/CCCC/VC/Papers/Design.htm. 15 set. 1998.

    WILLIS, B. (coord.). Distance education at a glance. Disponível na Internet. http://www.uidaho/evo/distglan.html. 16 set. 1998.