Sub-projeto: Especificação e construção de software para o AIENA

Responsáveis: Antônio Carlos da Rocha Costa

Glaucius Décio Duarte

Graçaliz Pereira Dimuro

Ricardo Andrade Cava

Atividades/tarefas e justificativas

Observe-se que a criação de um ambiente imersivo, possibilitando inclusive a utilização de recursos de visualização e interação com o ambiente pela Internet (explorando principalmente a modelagem de cenários tridimensionais interativos em VRML), deverá ser interligado com a metodologia apresentada em [DUA 90].

O modelo matemático será elaborado com base em um formalismo lógico, utilizando-se estruturas discretas fundamentadas na lógica binária, assim como em relações binárias, árvores e grafos. Desta forma, a matemática discreta poderá ser utilizada como embasamento matemático para a construção de um modelo lógico a ser implementado posteriormente a nível de realidade virtual aplicada, unindo-se também a um desenvolvimento de uma linguagem de ações baseada em uma gramática de formas especializada na área de alimentos (ou, posteriormente, em uma outra área específica).

O estudo dos recursos da VRML 2.0, incluindo-se a sua capacidade de permitir a criação e a visualização de mundos tridimensionais, além da incorporação de novos recursos que aumentam a capacidade de interação, aperfeiçoamento dos mundos estáticos, animação, prototipação e script.

Esta gramática de formas fundamentada em [FLE 86] ), terá a incorporação de recursos para utilização de relacionamentos funcionais entre objetos inseridos em um ambiente virtual, inclusão de funções vitais, ligação entre os objetos a nível de um conhecimento recíproco entre as entidades e o ambiente envolvidos, análise de possíveis conflitos ou restrições de criação ou manipulação, estruturas de controle de ações, utilização de regras específicas (regras válidas ou inválidas), linguagem de ações funcional-virtual-especializada, entre outros.

Trata-se um estudo para a interpretação de imagens captadas por vídeo-câmeras, de forma a transformar movimentos realizados por um ser humano em ações a serem ativadas para a realização de uma determinada tarefa (como por exemplo, controle de um pequeno robô ou deslocamento de um cursor de tela). Assim, um movimento realizado pelo aprendiz poderia ser captado, analizado, e transformado em uma ação controlada pela linguagem de ações e pela gramática de formas.

 

Recursos solicitados

02 bolsas DTI, 03 bolsas ITI, 01 bolsa de formação de RH (recém-doutor)

 

Referências Bibliográficas

[DUA90] DUARTE, G. D. Um Sistema de Modelamento de Objetos Funcionais. Dissertação de Mestrado - CPGCC/UFRGS, 1990.

[DUA99] DUARTE, G. D. Modelagem e Visualização de Projetos Arquitetônicos na Internet. Revista UCPel - ECUCAT/UCPel, 1999.

[FLE86] FLEMMING, U. The Role of Shape Grammars in The Analysis and Creation of Designs. 1986.

[FRE 98] FREEMAN, W. T., ANDERSON, D. B. e outros. Computer Vision for Interactive Computer Graphics. IEEE Computer

Graphics and Aplications, May/June 1998.

 

*** será complementada em POA

 

V - Curriculum Vitae Resumido

*** serão incluídos em POA

 

VI - Relação de Projetos Atuais

*** será incluído em POA

 

VII - Lista de Equipamentos Disponíveis

 

Computador para instalação do servidor para ambientes virtuais

Estação de trabalho para preparação de conteúdos multimídia a serem inseridas no ambiente virtual

Ferramenta para edição de conteúdo multimídia AdobePremier.

 

VIII - Carta de adesão

*** será incluída em POA.