Como estarei viajando na próxima semana, é com muito pesar que não poderei participar das reuniões finais. Logo, conforme o combinado, aqui estão minha identificação, qualificação e minhas intenções para com este importante projeto. Além disso, ao final indico o que precisarei para desempenhar um bom trabalho.

 

IDENTIFICAÇÃO e QUALIFICAÇÃO

Alex Fernando Teixeira Primo (aprimo@iname.com) é professor de design gráfico no departamento de Comunicação Social da Fabico/UFRGS. Graduado em Publicidade e Propaganda e Jornalismo pela UCPel, mestre em Jornalismo pela Ball State University, nos Estados Unidos, e Doutorando em Informática na Educação na UFRGS.

Primo trabalha com multimídia desde 1995 quando participou na CNN INTERACTIVE, em Atlanta, do desenvolvimento do CD-ROM "Faces of Conflict".

Tem pesquisado e produzido diversos trabalhos acerca da interação mediada por computador e interfaces, apresentados em congressos e publicados em revistas científicas nacionais. Grande parte desse trabalho se encontra no site "Espiral Interativa – o site da interação e das novas tecnologias", cuja interface foi também implementada por Primo ( http://usr.psico.ufrgs.br/~aprimo ).

Recentemente, ministrou mini-cursos de "Design de Interfaces" na SBIE’98, em Fortaleza, e no Workshop de Informática na Educação na UFRGS.

Coordenou a equipe de comunicação envolvida na produção do site da Universidade Católica de Pelotas ( http://www.ucpel.tche.br ), para qual desenhou e implementou a interface gráfica.

Além de HTML, Primo trabalha com o software de autoria Director, desde sua estada na CNN INTERACTIVE. Além de CD-ROMs, esse software permite a produção de arquivos ShockWave que podem ser visualizados na Web.

INSERÇÃO NO PROJETO

Tendo em vista a qualificação recém exposta, e entendendo que fatores como interatividade e design de interface são de fundamental importância para ambientes imersivos de realidade virtual, pretende-se poder contribuir com o projeto no que toca à maximização da interação dos usuários com seus pares e com o computador. Ainda, apresento-me para produzir o storyboard do ambiente, bem como projetar o design das interfaces — não apenas cuidando de sua estética (que deve ter apelo visual que garanta boa imersão) mas também que garanta livre interação e boa ergonomia. Em outra fase, pretende avaliar a usabilidade e amigabilidade da interface e promover as devidas alterações que viabilizem a boa navegação ajustada aos diferentes estilos cognitivos.

Finalmente, por ter sido graduado na Universidade Católica de Pelotas, professor dessa instituição, coordenador do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e designer do site dessa universidade, entende-se que servirá de boa ponte entre a UFRGS e a equipe da UCPel.

NECESSIDADES MATERIAIS

Para o trabalho de design de interface os seguintes hardware e software seriam importantes.

Hardware:

Software:

 

Finalmente, seria importante ter um bolsista com forte habilitação em webdesign que me ajudasse na implementação das interfaces.