Eliane Grings e Patricia Behar
A concepção de Piaget sobre inteligência remete a uma abordagem onde o desenvolvimento do pensamento é um processo de autêntica construção. Para Piaget (1987), a inteligência é uma forma de adaptação. É uma contínua construção criando formas cada vez mais complexas e buscando uma equilibração progressiva entre o organismo e o meio.
Existem diversas formas de analisar e avaliar o desenvolvimento da inteligência. Neste projeto daremos ênfase à interação do sujeito em relação ao ambiente, de acordo com a Lógica Operatória.
A chamada Lógica Operatória é um modelo desenvolvido por Jean Piaget para o estudo das relações entre os níveis de explicação que o sujeito, em sua vivência cognitiva, estabelece sobre os fenômenos do mundo físico e social em que vive. Neste projeto de pesquisa uma das atividades a serem desenvolvidas é a utilização da lógica operatória pela ciência da computação, como meio de definir as principais estruturas de funcionamento de diversos aplicativos de uso colaborativo, sob um ponto de vista baseado na forma cognitiva e simbólica do processamento de informações.
As principais questões a serem respondidas neste estudo são: como e porquê estender um modelo de análise operatória advindo da teoria piagetiana para analisar um ambiente de realidade virtual.
Logo, é preciso demonstrar a possibilidade de análise
de operações e/ou sistema de operações (estruturas)
no
ambiente imersivo de aprendizagem colaborativa, isto
é, colocar a teoria piagetiana em movimento, dando
visibilidade à lógica em ação
tanto no sujeito quanto no ambiente.
Para entender o papel de um sujeito em relação
ao computador ou, mais especificamente, a um ambiente de realidade virtual,
os psicólogos piagetianos (observadores) acompanham e estudam a
evolução cognitiva do sujeito, coletando os dados necessários
até chegar no seu desenvolvimento máximo, com o objetivo
de analisá-lo.
Neste estudo, além do sujeito ser interpretado
em termos da lógica-operatória piagetiana, também
serão analisados os mecanismos cognitivos de: centração,
descentração, inferência, antecipação,
retroação e perturbação entre os sujeitos envolvidos
e identificadas as relações de egocentrismo, conformismo,
coação e cooperação, dentro da ótica
piagetiana. Mas, para compreender de forma completa essa interação
sujeito-computador, também é preciso entender a ferramenta
que está envolvida na mesma. Quem faz esse estudo é a Ciência
da Computação e pensamos que, para tornar essa descrição
compatível com a do sujeito, isto é, descrita nos mesmos
termos, o computador (neste caso, o ambiente em questão) também
deve ser reinterpretado nos termos da lógica-operatória.
Os estudos de Piaget tiveram como base condições de interação baseadas em ambientes naturais e culturais. Com o advento da tecnologia outras dimensões de interação são acrescentadas, conforme Fagundes (1997), onde na estrutura de rede, o computador deixa de ser o centro e passa a ser mais um elo da trama.
Colocação dos problemas de pesquisa
Podem ser colocados alguns problemas formulados na pesquisa em questão: Como analisar a interação entre um sujeito e um objeto? Por que não transportar conceitos em relação à construção do conhecimento humano para a máquina? Se o sujeito é interpretado de uma forma, por que não interpretar os ambientes computacionais utilizando os mesmos recursos? Como analisar os sujeitos que trabalham com ferramentas computacionais cooperativas que, neste caso é o ambiente imersivo de aprendizagem colaborativa? Que tipo de sujeito é este que vai interagir com o ambiente? Como interpretá-lo? A partir de então, é que foi selecionada a Lógica Operatória, da teoria de Jean Piaget, para analisar o ambiente de realidade virtual.
Foi com o intuito de responder estas questões,
que se abordará este campo de interseção entre a Ciência
da
Computação e a Epistemologia Genética
de Jean Piaget, reforçando, dentro desta última, a idéia
de que é
perfeitamente possível trabalhar, a partir de
modelos de ambientes computacionais, com hipóteses de investigação
sobre operações mentais.
2. Objetivos
Quanto ao Ambiente:
- Implementar operações lógicas e infralógicas no ambiente virtual imersivo cooperativo de aprendizagem.
- Analisar as operações lógicas e infralógicas do ambiente virtual imersivo cooperativo de aprendizagem.
Quanto ao sujeito:
- Verificar a presença dos mecanismos cognitivos de: centração, descentração, inferência, antecipação, retroação e perturbação entre os sujeitos envolvidos;
- Identificar relações de egocentrismo, conformismo, coação e cooperação.
- Analisar as operações lógicas e infralógicas do sujeito em interação com o ambiente virtual imersivo cooperativo de aprendizagem.
- Avaliação da aprendizagem ocorrida
durante o processo de interação do sujeito com o ambiente,
tendo como referência os itens anteriormente descritos.
3. Atividades
Behar, Patricia Alejandra (1998). Análise operatória de ferramentas computacionais de uso individual e cooperativo. Tese de doutorado. Porto Alegre: Curso de Pós-Graduação em Ciência da Computação - CPGCC - da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, 1998.
Behar, Patricia A; Costa, Antônio C.R. (1997a). Base models for organizing the logical-operatory analysis of cooperative computational environments. In: Ed-Media & Ed-Telecom 97- World Conference on Educational Multimedia and Hypermedia and World Conferences on Educational Telecommunications, 1997, Calgary, Canadá. Proceedings...Calgary: University of Calgary.
Castorina, José Antonio; Palau, Gladys Dora. (1982). Introducción a la lógica operatória de Piaget-Alcances y significado para la psicología genética. Buenos Aires: Ediciones Paidos.
Fagundes, L. C. (1997). A inteligência Cognitiva - A Inteligência Distribuída. In: Pátio, l (1) maio/julho, 1997.
Grings, E. S. (1998). A Representação do Espaço Cibernético pela Criança, na Utilização de um Ambiente Virtual. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Piaget, J. (1972). Ensaio da lógica operatória. São Paulo: Ed. da USP.
Piaget, J. (1973) Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro: Companhia Editora Forense.
Piaget, J. (1976). A Equilibração das Estruturas Cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar Editores. Originalmente publicado em francês, intitulado "L’equilibration des structures cognitives - Problème central du développement", em 1975.
Piaget, J. (1983). Psicologia da Inteligência. Rio de Janeiro: Zahar.
Piaget, J; Inhelder, B. (1976). Da lógica da criança à lógica do adolescente. São Paulo: Pioneira.
Piaget, J & Inhelder, B. (1993). A representação
do espaço na criança. Porto Alegre: Artes Médicas.