Projeto ARCA

Ambiente de Realidade Virtual Cooperativo de Aprendizagem

Instituição Responsável: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Coordenação: Liane Margarida Rockenbach Tarouco

Pós-Graduação Informática na Educação - PGIE

 

Instituições Participantes:

UCPEL - Coordenação: Luiz Fernando Tavares Meirelles

 

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

Coordenação: Marlise Geller

Pesquisadores: Liliana Passerino e Sidnei Renato Silveira

Bolsistas: Ana Carolina, Cláudio de Musacchio e Jerri Lincine Seabra

 

Link para a página do projeto na UFRGS: http://penta.ufrgs.br/pgie/arca/arca.htm

 

Financiamento: CNPq

 

Sub-Projeto: O Processo de Avaliação em um Ambiente Imersivo de Aprendizagem Cooperativa

 

Foco-Específico

Objetivos Específicos

Metodologia de Trabalho

Resultados Esperados

Referencial Teórico

Atividades Previstas

Cronograma de Execução das Atividades

Sub-grupos de Apoio

Funcionamento

Bibliografia Consultada

Foco-Específico:

Estudar e desenvolver formas de avaliação no Ambiente de Realidade Virtual de Ensino-Aprendizagem Cooperativa.

Objetivos Específicos:

Metodologia de Trabalho:

Considerando-se o processo de avaliação, a partir de estudos e pesquisas realizados na área, a avaliação deste Projeto deverá ser dividida em duas etapas distintas:

1º) Avaliação do software da seguinte forma:

2º) Avaliação da aplicação do ambiente imersivo proposto neste projeto de pesquisa,  a partir da seguinte questão norteadora a ser feita aos usuários: "Considerando seus conhecimentos anteriores sobre área de engenharia de alimentos, como você classificaria sua aprendizagem?"

Resultados Esperados:

Possibilitar uma educação continuada para interessados nos princípios de conservação e deterioração de alimentos, apoiada no ensino à distância mediado por computador. O público-alvo, especificamente, é formado por dois grupos distintos:

1) técnicos da EMATER, visando formar multiplicadores do conhecimento abordado no ambiente proposto e permitir a melhoria das condições de vida da população rural de baixa renda, do Estado do Rio Grande do Sul. A ação da EMATER abrange 451 municípios representados por 256 Engenheiros Agrônomos, 50 Médicos Veterinários, 50 Zootecnistas, 04 Engenheiros Florestais, 461 Técnicos em Agropecuária e 330 Técnicos em Bem-Estar Social;

2) alunos de graduação de cursos envolvidos com a temática, em especial, os dos cursos de: Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Engenharia Agrícola, Agronomia, Farmácia, Química Industrial e Nutrição, abrangendo inúmeras Universidades do Estado do Rio Grande do Sul, citando-se, entre outras, a UFRGS, a ULBRA, a UCPEL,  a PUCRS, a UNISINOS, a UFPel, a UFSM, a FURG, a URI, a UPF e a UCS.

Através da avaliação, identificar o quanto a percepção dos usuários do ambiente imersivo proposto foi significativa. A partir da análise de formas de avaliação, propor um modelo teórico-prático para avaliação de um ambiente imersivo cooperativo, buscando uma aprendizagem mais significativa.

Referencial Teórico:

Ao integrar educação e novas tecnologias, altamente interativas, proporcionou-se o surgimento da Educação à Distância Mediada por Computador (EDMC), que possibilita atividades educacionais assíncronas, sem a exigência de presenças físicas e simultâneas de professor e alunos, transformando a sala de aula em um espaço "virtual". (Loyolla, 1998)

Será objeto de estudo, também, neste projeto de pesquisa as metodologias empregadas na avaliação à distância, pois embora o avanço da modalidade à distância no sistema educacional e, em especial, da educação à distância mediada por computador – EDMC, formas de avaliação inovadoras que se adaptem a este modelo são quase inexistentes. Assim, julga-se relevante a realização de um estudo aprofundado interligando a avaliação educacional e a implantação de ambientes computacionais que possibilitem avaliações dinâmicas, interativas e "inteligentes".

Como conseqüência os participantes ganham não só conhecimento, mas também novas habilidades sociais, incluindo a habilidade de comunicar e colaborar com colegas fisicamente dispersos, quem eles podem nunca ter visto. Outra variável importante na eficácia do aprendizado é a preferência do aluno por um modo particular de aprendizado: cooperativo, competitivo, individualizado. Muitos projetos de educação à distância incorporam aprendizado cooperativo, projetos colaborativos, e interatividade entre grupos de alunos e entre locais diferentes. O processo de avaliação à distância deverá contemplar este tipo de aprendizagem.

Um processo de avaliação, deve possibilitar a relação entre objetivos e conteúdos, pressupondo os elementos cognitivos (memória, inteligência, consciência), os elementos afetivos (atitudes, valores, criatividade) e os elementos psicológicos (vivência, sentimentos). Estes três elementos apontam para o planejamento de propostas educativas mais amplas e coerentes com o meio, a cultura e a cognição. Segundo o quadro abaixo, analisando-se duas visões de educação: a tradicional e a progressista, percebe-se a avaliação de forma diferenciada com concepções e objetivos distintos.  

AVALIAÇÃO - ENFOQUE TRADICIONAL AVALIAÇÃO - ENFOQUE PROGRESSITA
  • Ação individual e competitiva
  • Ação coletiva e consensual
  • Concepção classificatória
  • Concepção investigativa e reflexiva
  • Apresenta um fim em si mesma
  • Atua como mecanismo de diagnóstico da situação
  • Postura disciplinadora e diretiva do professor
  • Postura cooperativa entre professor e aluno
  • Privilégio à memorização
  • Privilégio à compreensão
  • Pressupõe a dependência do aluno
  • Incentiva a conquista da autonomia do aluno
  •  

    Embora se possa encontrar inúmeros pontos de vista sobre a aprendizagem, os diferentes tipos de aprendizagem utilizados em sistemas computacionais têm relevância para que se possa efetivar a avaliação à distância. Segundo Giraffa (1995), os tipos de aprendizagem relativos à Inteligência Artificial são: por memorização, por aconselhamento, por exemplos (indução), baseada em explicações, por analogia, por meio de redes neurais e aprendizagem genética.  

    Atividades Previstas

    01- Levantamento bibliográfico sobre ambientes de educação a distância

    02- Identificar ambientes de educação a distância

    03- Testar ambientes de educação a distância

    04- Avaliar ambientes de educação a distância

    05- Identificar e analisar ambientes virtuais não-imersivos já existentes

    06- Identificar e analisar ferramentas de videoconferência existentes

    07- Acompanhar a instalação e execução do ambiente proposto no projeto ARCA

    08- Aplicar instrumentos de pesquisa nos grupos de controle

    09- Acompanhar a avaliação do ambiente proposto, nos grupos de controle

    10- Acompanhar a utilização do ambiente, coletando informações para análise das reações do usuário frente à interface

    11- Acompanhar a utilização do ambiente, coletando informações para análise do processo de cooperação entre os usuários

    12- Acompanhar a utilização do ambiente, coletando informações para análise do processo de interação entre os usuários

    13- Elaborar um artigo científico com os dados coletados na execução do projeto

    Cronograma de Execução das Atividades

    O cronograma de atividades está dividido em 24 meses (02 anos), prazo para a execução do projeto. O número das atividades segue o descrito no item anterior (Atividades Previstas).

    Atividades 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24
    01                                                
    02                                                
    03                                                
    04                                                
    05                                                
    06                                                
    07                                                
    08                                                
    09                                                
    10                                                
    11                                                
    12                                                
    13                                                

     

    Sub-grupos de Apoio

    Dentre os sub-grupos que formam a equipe do Projeto ARCA, o sub-grupo responsável por este sub-projeto necessitará da colaboração mais intensa dos participantes dos sub-projetos 2, 3 e 5, a saber:

    Sub-projeto 2: A Vida Artificial na Construção de um Ambiente de Realidade Virtual Cooperativo de Aprendizagem para Alimentos

    Sub-projeto 3: A Percepção na Construção do Conhecimento em Ambiente de Realidade Virtual

    Sub-projeto 5: Especificação e Construção de Software para o Ambiente

     

    O sub-projeto de Avaliação em um Ambiente Imersivo de Aprendizagem Cooperativa permeia os demais sub-grupos, pelo fato de que a avaliação só acontece em função do ambiente e deve estar presente desde a definição dos conteúdos e implementação do ambiente, até a sua testagem via utilização pelos grupos de controle.

    Funcionamento

    O sub-projeto está funcionando na Sala 209 do Prédio 14, do Campus de Canoas - RS, da Universidade Luterana do Brasil. Os equipamentos já encontram-se devidamente instalados e configurados e a rede local já está funcionando, apenas aguardando a configuração para disponibilizar o acesso à Internet.

    Bibliografia Consultada  

    GIRAFFA, L.M.M. Fundamentos de teorias de ensino-aprendizagem e sua aplicação em sistemas tutores inteligentes. Porto Alegre: CPGCC-UFRGS, 1995.

    HILTZ, S.R. Impacts of college-level via Asynchronous Learning Networks: some preliminary results. Disponível na Internet. http://eies.njit.edu/~hiltz/ workingpapers/pnmy/pnmy.htm. 15 set. 1998.

    ---. The virtual classroom and the virtual university at New Jersey Institute of Technology. Disponível na Internet. http://eies.njit.edu/~hiltz/CR Project/sloansum1.htm. 15 set. 1998.

    HILTZ, S. R.; BENBUNAN-FICH, R. Supporting collaborative learning in asynchronous learning networks. Disponível na Internet. http://eies.njit.edu/~hiltz/CR Project/unesco.htm. 15 set. 1998.

    LOYOLLA, W.P.D.C.; PRATES, M. Educação à distância mediada por computador (EDMC) – uma proposta pedagógica. Disponível na Internet. http://www.puccamp.br/~prates/edmc.html. 24 jul. 1998.

    PORTER, L. R. Creating the virtual classroom: distance learning with the Internet. New York: John Wiley & Sons, 1997.

    TAROUCO, L.M. Teleducação. Disponível na Internet. http://penta2.ufrgs.br/teleduc. 10 set. 1998.

    TUROFF, M. Designin a virtual classroom. In: International Conference on Computer Assisted Instruction ICCAI’95. Disponível na Internet. http://eies.njit.edu/ njIT/Department/CCCC/VC/Papers/Design.htm. 15 set. 1998.

    WILLIS, B. (coord.). Distance education at a glance. Disponível na Internet. http://www.uidaho/evo/distglan.html. 16 set. 1998.