Projeto ARCA
Ambiente de Realidade Virtual Cooperativo de Aprendizagem
Instituição Responsável: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Coordenação: Liane Margarida Rockenbach Tarouco
Pós-Graduação Informática na Educação - PGIE
Instituições Participantes:
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Coordenação: Marlise Geller
Pesquisadores: Liliana Passerino e Sidnei Renato Silveira
Bolsistas: Ana Carolina, Cláudio de Musacchio e Jerri Lincine Seabra
Link para a página do projeto na UFRGS: http://penta.ufrgs.br/pgie/arca/arca.htm
Financiamento: CNPq
Sub-Projeto: O Processo de Avaliação em um Ambiente Imersivo de Aprendizagem Cooperativa
Cronograma de Execução das Atividades
Estudar e desenvolver formas de avaliação no Ambiente de Realidade Virtual de Ensino-Aprendizagem Cooperativa.
Considerando-se o processo de avaliação, a partir de estudos e pesquisas realizados na área, a avaliação deste Projeto deverá ser dividida em duas etapas distintas:
1º) Avaliação do software da seguinte forma:
2º) Avaliação da aplicação do ambiente imersivo proposto neste projeto de pesquisa, a partir da seguinte questão norteadora a ser feita aos usuários: "Considerando seus conhecimentos anteriores sobre área de engenharia de alimentos, como você classificaria sua aprendizagem?"
Possibilitar uma educação continuada para interessados nos princípios de conservação e deterioração de alimentos, apoiada no ensino à distância mediado por computador. O público-alvo, especificamente, é formado por dois grupos distintos:
1) técnicos da EMATER, visando formar multiplicadores do conhecimento abordado no ambiente proposto e permitir a melhoria das condições de vida da população rural de baixa renda, do Estado do Rio Grande do Sul. A ação da EMATER abrange 451 municípios representados por 256 Engenheiros Agrônomos, 50 Médicos Veterinários, 50 Zootecnistas, 04 Engenheiros Florestais, 461 Técnicos em Agropecuária e 330 Técnicos em Bem-Estar Social;
2) alunos de graduação de cursos envolvidos com a temática, em especial, os dos cursos de: Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Engenharia Agrícola, Agronomia, Farmácia, Química Industrial e Nutrição, abrangendo inúmeras Universidades do Estado do Rio Grande do Sul, citando-se, entre outras, a UFRGS, a ULBRA, a UCPEL, a PUCRS, a UNISINOS, a UFPel, a UFSM, a FURG, a URI, a UPF e a UCS.
Através da avaliação, identificar o quanto a percepção dos usuários do ambiente imersivo proposto foi significativa. A partir da análise de formas de avaliação, propor um modelo teórico-prático para avaliação de um ambiente imersivo cooperativo, buscando uma aprendizagem mais significativa.
Ao integrar educação e novas tecnologias, altamente interativas, proporcionou-se o surgimento da Educação à Distância Mediada por Computador (EDMC), que possibilita atividades educacionais assíncronas, sem a exigência de presenças físicas e simultâneas de professor e alunos, transformando a sala de aula em um espaço "virtual". (Loyolla, 1998)
Será objeto de estudo, também, neste projeto de pesquisa as metodologias empregadas na avaliação à distância, pois embora o avanço da modalidade à distância no sistema educacional e, em especial, da educação à distância mediada por computador EDMC, formas de avaliação inovadoras que se adaptem a este modelo são quase inexistentes. Assim, julga-se relevante a realização de um estudo aprofundado interligando a avaliação educacional e a implantação de ambientes computacionais que possibilitem avaliações dinâmicas, interativas e "inteligentes".
Como conseqüência os participantes ganham não só conhecimento, mas também novas habilidades sociais, incluindo a habilidade de comunicar e colaborar com colegas fisicamente dispersos, quem eles podem nunca ter visto. Outra variável importante na eficácia do aprendizado é a preferência do aluno por um modo particular de aprendizado: cooperativo, competitivo, individualizado. Muitos projetos de educação à distância incorporam aprendizado cooperativo, projetos colaborativos, e interatividade entre grupos de alunos e entre locais diferentes. O processo de avaliação à distância deverá contemplar este tipo de aprendizagem.
Um processo de avaliação, deve possibilitar a relação entre objetivos e conteúdos, pressupondo os elementos cognitivos (memória, inteligência, consciência), os elementos afetivos (atitudes, valores, criatividade) e os elementos psicológicos (vivência, sentimentos). Estes três elementos apontam para o planejamento de propostas educativas mais amplas e coerentes com o meio, a cultura e a cognição. Segundo o quadro abaixo, analisando-se duas visões de educação: a tradicional e a progressista, percebe-se a avaliação de forma diferenciada com concepções e objetivos distintos.
AVALIAÇÃO - ENFOQUE TRADICIONAL | AVALIAÇÃO - ENFOQUE PROGRESSITA | |
Embora se possa encontrar inúmeros pontos de vista sobre a aprendizagem, os diferentes tipos de aprendizagem utilizados em sistemas computacionais têm relevância para que se possa efetivar a avaliação à distância. Segundo Giraffa (1995), os tipos de aprendizagem relativos à Inteligência Artificial são: por memorização, por aconselhamento, por exemplos (indução), baseada em explicações, por analogia, por meio de redes neurais e aprendizagem genética.
01- Levantamento bibliográfico sobre ambientes de educação a distância
02- Identificar ambientes de educação a distância
03- Testar ambientes de educação a distância
04- Avaliar ambientes de educação a distância
05- Identificar e analisar ambientes virtuais não-imersivos já existentes
06- Identificar e analisar ferramentas de videoconferência existentes
07- Acompanhar a instalação e execução do ambiente proposto no projeto ARCA
08- Aplicar instrumentos de pesquisa nos grupos de controle
09- Acompanhar a avaliação do ambiente proposto, nos grupos de controle
10- Acompanhar a utilização do ambiente, coletando informações para análise das reações do usuário frente à interface
11- Acompanhar a utilização do ambiente, coletando informações para análise do processo de cooperação entre os usuários
12- Acompanhar a utilização do ambiente, coletando informações para análise do processo de interação entre os usuários
13- Elaborar um artigo científico com os dados coletados na execução do projeto
Cronograma de Execução das Atividades
O cronograma de atividades está dividido em 24 meses (02 anos), prazo para a execução do projeto. O número das atividades segue o descrito no item anterior (Atividades Previstas).
Atividades | 01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |
01 | ||||||||||||||||||||||||
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03 | ||||||||||||||||||||||||
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Dentre os sub-grupos que formam a equipe do Projeto ARCA, o sub-grupo responsável por este sub-projeto necessitará da colaboração mais intensa dos participantes dos sub-projetos 2, 3 e 5, a saber:
Sub-projeto 2: A Vida Artificial na Construção de um Ambiente de Realidade Virtual Cooperativo de Aprendizagem para Alimentos
Sub-projeto 3: A Percepção na Construção do Conhecimento em Ambiente de Realidade Virtual
Sub-projeto 5: Especificação e Construção de Software para o Ambiente
O sub-projeto de Avaliação em um Ambiente Imersivo de Aprendizagem Cooperativa permeia os demais sub-grupos, pelo fato de que a avaliação só acontece em função do ambiente e deve estar presente desde a definição dos conteúdos e implementação do ambiente, até a sua testagem via utilização pelos grupos de controle.
O sub-projeto está funcionando na Sala 209 do Prédio 14, do Campus de Canoas - RS, da Universidade Luterana do Brasil. Os equipamentos já encontram-se devidamente instalados e configurados e a rede local já está funcionando, apenas aguardando a configuração para disponibilizar o acesso à Internet.
GIRAFFA, L.M.M. Fundamentos de teorias de ensino-aprendizagem e sua aplicação em sistemas tutores inteligentes. Porto Alegre: CPGCC-UFRGS, 1995.
HILTZ, S.R. Impacts of college-level via Asynchronous Learning Networks: some preliminary results. Disponível na Internet. http://eies.njit.edu/~hiltz/ workingpapers/pnmy/pnmy.htm. 15 set. 1998.
---. The virtual classroom and the virtual university at New Jersey Institute of Technology. Disponível na Internet. http://eies.njit.edu/~hiltz/CR Project/sloansum1.htm. 15 set. 1998.
HILTZ, S. R.; BENBUNAN-FICH, R. Supporting collaborative learning in asynchronous learning networks. Disponível na Internet. http://eies.njit.edu/~hiltz/CR Project/unesco.htm. 15 set. 1998.
LOYOLLA, W.P.D.C.; PRATES, M. Educação à distância mediada por computador (EDMC) uma proposta pedagógica. Disponível na Internet. http://www.puccamp.br/~prates/edmc.html. 24 jul. 1998.
PORTER, L. R. Creating the virtual classroom: distance learning with the Internet. New York: John Wiley & Sons, 1997.
TAROUCO, L.M. Teleducação. Disponível na Internet. http://penta2.ufrgs.br/teleduc. 10 set. 1998.
TUROFF, M. Designin a virtual classroom. In: International Conference on Computer Assisted Instruction ICCAI95. Disponível na Internet. http://eies.njit.edu/ njIT/Department/CCCC/VC/Papers/Design.htm. 15 set. 1998.
WILLIS, B. (coord.). Distance education at a glance. Disponível na Internet. http://www.uidaho/evo/distglan.html. 16 set. 1998.