Considerando-se o processo de avaliação, especificamente a avaliação na modalidade de ensino à distância, torna-se necessário compreender como a educação, dentro de enfoques distintos, utiliza-se da avaliação.
Educação num enfoque:
|
Como se avalia: |
|
Utilização de verificações
de curto prazo e prazo mais longo; reforço negativo (punições,
notas baixas) e reforço positivo (classificação).
|
|
Avaliação de comportamentos observáveis
e mensuráveis; controle de comportamento face a objetivos pré-estabelecidos.
|
|
Verificação direta da aprendizagem
é desnecessária; avaliação da prática
vivenciada entre educador/educando; auto-avaliação em termos
de compromisso assumido com a prática social.
|
|
A avaliação é realizada
a qualquer momento, pois sua preocupação é diagnosticar
falhas; observação do desempenho; valorização
de outros instrumentos que não a "prova".
|
A educação deve objetivar desenvolver nos alunos a capacidade de escolher ações apropriadas para cada nova situação que se apresente e não somente, transmitir conhecimento. Nesse sentido, os professores podem lançar desafios para que os alunos procurem trabalhar fora do ambiente escolar, ou seja, os alunos podem acessar a rede de outros locais que não da instituição de ensino a qual estejam vinculados, caracterizando a educação informal, que viria complementar a educação formal obtida na escola.
Será objeto de estudo, também, neste projeto de pesquisa as metodologias empregadas na avaliação à distância, pois embora o avanço da modalidade à distância no sistema educacional e, em especial, da educação à distância mediada por computador – EDMC, formas de avaliação inovadoras que se adaptem a este modelo são quase inexistentes. Assim, julga-se relevante a realização de um estudo aprofundado interligando a avaliação educacional e a implantação de ambientes computacionais que possibilitem avaliações dinâmicas, interativas e "inteligentes".
Como conseqüência os participantes ganham não só conhecimento, mas também novas habilidades sociais, incluindo a habilidade de comunicar e colaborar com colegas fisicamente dispersos, quem eles podem nunca ter visto. Outra variável importante na eficácia do aprendizado é a preferência do aluno por um modo particular de aprendizado: cooperativo, competitivo, individualizado. Muitos projetos de educação à distância incorporam aprendizado cooperativo, projetos colaborativos, e interatividade entre grupos de alunos e entre locais diferentes. O processo de avaliação à distância deverá contemplar este tipo de aprendizagem.
Considerando a representação a seguir, percebe-se a relação
entre objetivos e conteúdos, pressupondo os elementos cognitivos
(memória, inteligência, consciência), os elementos afetivos
(atitudes, valores, criatividade) e os elementos psicológicos (vivência,
sentimentos). Estes três elementos apontam para o planejamento de
propostas educativas mais amplas e coerentes com o meio, a cultura e a
cognição.
A interação didática passa a ser a própria
metodologia: Que métodos os professores empregam para dar forma
aos objetivos e conteúdos? Como eles ensinam? Que metodologias os
professores conhecem e que melhor se adaptam aos seus propósitos?
Como a avaliação está desvinculada do processo de
ensino e aprendizagem, acaba servindo apenas para classificar o aluno,
não tendo repercussão na dinâmica de trabalho em sala
de aula.
Segundo o quadro abaixo, analisando-se duas visões de educação:
a tradicional e a progressista, percebe-se a avaliação de
forma diferenciada com concepções e objetivos distintos.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
As questões abaixo, entre outras, servirão de subsídios
para a avaliação deste projeto de pesquisa:
OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO NO PROJETO DE PESQUISA "AMBIENTE
IMERSIVO DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
GIRAFFA, L.M.M. Fundamentos de teorias de ensino-aprendizagem e sua aplicação em sistemas tutores inteligentes. Porto Alegre: CPGCC-UFRGS, 1995.
HILTZ, S.R. Impacts of college-level via Asynchronous Learning Networks: some preliminary results. Disponível na Internet. http://eies.njit.edu/~hiltz/ workingpapers/pnmy/pnmy.htm. 15 set. 1998.
---. The virtual classroom and the virtual university at New Jersey Institute of Technology. Disponível na Internet. http://eies.njit.edu/~hiltz/CR Project/sloansum1.htm. 15 set. 1998.
HILTZ, S. R.; BENBUNAN-FICH, R. Supporting collaborative learning in asynchronous learning networks. Disponível na Internet. http://eies.njit.edu/~hiltz/CR Project/unesco.htm. 15 set. 1998.
LOYOLLA, W.P.D.C.; PRATES, M. Educação à distância mediada por computador (EDMC) – uma proposta pedagógica. Disponível na Internet. http://www.puccamp.br/~prates/edmc.html. 24 jul. 1998.
OLIVEIRA, D. P. T. A prática do professor em avaliação: conservadorismo ou transformação. In: Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro: v. 20 (102/103): 39-42, set./dez. 1991.
PIMENTEL, M.G.C. e HAGUI, S.H. Usando WWW como ferramenta de apoio ao ensino. In: VII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Belo Horizonte: nov, 1996.
PORTER, L. R. Creating the virtual classroom: distance learning with the Internet. New York: John Wiley & Sons, 1997.
TAROUCO, L.M. Teleducação. Disponível na Internet. http://penta2.ufrgs.br/teleduc. 10 set. 1998.
TUROFF, M. Designin a virtual classroom. In: International Conference on Computer Assisted Instruction ICCAI’95. Disponível na Internet. http://eies.njit.edu/ njIT/Department/CCCC/VC/Papers/Design.htm. 15 set. 1998.
WILLIS, B. (coord.). Distance education at a glance. Disponível na Internet. http://www.uidaho/evo/distglan.html. 16 set. 1998.