AVALIAÇÃO
Marlise Geller
 
A apropriação do conhecimento tecnológico, onde a informática e as redes de comunicação assumem novos papéis no processo de transformação social é fundamental na sociedade moderna. Acredita-se que este conhecimento deva ser um instrumento de apropriação e construção de novos conhecimentos. A rede mundial de computadores pode apoiar formas inovadoras de aprender, ensinar e avaliar, sendo vista como uma aliada no processo de reestruturação do ambiente de ensino e aprendizagem.

Considerando-se o processo de avaliação, especificamente a avaliação na modalidade de ensino à distância, torna-se necessário compreender como a educação, dentro de enfoques distintos, utiliza-se da avaliação.

 
 

Educação num enfoque:

 

 

Como se avalia:

 
  • Tradicional
Utilização de verificações de curto prazo e prazo mais longo; reforço negativo (punições, notas baixas) e reforço positivo (classificação).

 

 
  • Tecnicista
Avaliação de comportamentos observáveis e mensuráveis; controle de comportamento face a objetivos pré-estabelecidos.

 

 
  • Libertadora
Verificação direta da aprendizagem é desnecessária; avaliação da prática vivenciada entre educador/educando; auto-avaliação em termos de compromisso assumido com a prática social.

 

 
  • Progressista
A avaliação é realizada a qualquer momento, pois sua preocupação é diagnosticar falhas; observação do desempenho; valorização de outros instrumentos que não a "prova".

 

 
Ao integrar educação e novas tecnologias, altamente interativas, proporcionou-se o surgimento da Educação à Distância Mediada por Computador (EDMC), que possibilita atividades educacionais assíncronas, sem a exigência de presenças físicas e simultâneas de professor e alunos, transformando a sala de aula em um espaço "virtual". (Loyolla, 1998)

A educação deve objetivar desenvolver nos alunos a capacidade de escolher ações apropriadas para cada nova situação que se apresente e não somente, transmitir conhecimento. Nesse sentido, os professores podem lançar desafios para que os alunos procurem trabalhar fora do ambiente escolar, ou seja, os alunos podem acessar a rede de outros locais que não da instituição de ensino a qual estejam vinculados, caracterizando a educação informal, que viria complementar a educação formal obtida na escola.

Será objeto de estudo, também, neste projeto de pesquisa as metodologias empregadas na avaliação à distância, pois embora o avanço da modalidade à distância no sistema educacional e, em especial, da educação à distância mediada por computador – EDMC, formas de avaliação inovadoras que se adaptem a este modelo são quase inexistentes. Assim, julga-se relevante a realização de um estudo aprofundado interligando a avaliação educacional e a implantação de ambientes computacionais que possibilitem avaliações dinâmicas, interativas e "inteligentes".

Como conseqüência os participantes ganham não só conhecimento, mas também novas habilidades sociais, incluindo a habilidade de comunicar e colaborar com colegas fisicamente dispersos, quem eles podem nunca ter visto. Outra variável importante na eficácia do aprendizado é a preferência do aluno por um modo particular de aprendizado: cooperativo, competitivo, individualizado. Muitos projetos de educação à distância incorporam aprendizado cooperativo, projetos colaborativos, e interatividade entre grupos de alunos e entre locais diferentes. O processo de avaliação à distância deverá contemplar este tipo de aprendizagem.

Considerando a representação a seguir, percebe-se a relação entre objetivos e conteúdos, pressupondo os elementos cognitivos (memória, inteligência, consciência), os elementos afetivos (atitudes, valores, criatividade) e os elementos psicológicos (vivência, sentimentos). Estes três elementos apontam para o planejamento de propostas educativas mais amplas e coerentes com o meio, a cultura e a cognição.
 

 
A interação didática passa a ser a própria metodologia: Que métodos os professores empregam para dar forma aos objetivos e conteúdos? Como eles ensinam? Que metodologias os professores conhecem e que melhor se adaptam aos seus propósitos? Como a avaliação está desvinculada do processo de ensino e aprendizagem, acaba servindo apenas para classificar o aluno, não tendo repercussão na dinâmica de trabalho em sala de aula.

Segundo o quadro abaixo, analisando-se duas visões de educação: a tradicional e a progressista, percebe-se a avaliação de forma diferenciada com concepções e objetivos distintos.
 
 
 
AVALIAÇÃO –
VISÃO TRADICIONAL
 
AVALIAÇÃO –
VISÃO PROGRESSISTA
  • Ação individual e competitiva
  • Ação coletiva e consensual
  • Concepção classificatória
  • Concepção investigativa e reflexiva
  • Apresenta um fim em si mesma
  • Atua como mecanismo de diagnóstico da situação
  • Postura disciplinadora e diretiva do professor
  • Postura cooperativa entre professor e aluno
  • Privilégio à memorização
  • Privilégio à compreensão
  • Pressupõe a dependência do aluno.
  • Incentiva a conquista da autonomia do aluno.
  •  

    As questões abaixo, entre outras, servirão de subsídios para a avaliação deste projeto de pesquisa:
     

     
    Embora se possa encontrar inúmeros pontos de vista sobre a aprendizagem, os diferentes tipos de aprendizagem utilizados em sistemas computacionais têm relevância para que se possa efetivar a avaliação à distância. Segundo Giraffa (1995), os tipos de aprendizagem relativos à Inteligência Artificial são: por memorização, por aconselhamento, por exemplos (indução), baseada em explicações, por analogia, por meio de redes neurais e aprendizagem genética.

     
    OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO NO PROJETO DE PESQUISA "AMBIENTE IMERSIVO DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
     

     
    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
      COSTA, R.M. e XEXÉO, G.B. A internet nas escolas: uma proposta de ação. In: VII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Belo Horizonte: nov, 1996.

    GIRAFFA, L.M.M. Fundamentos de teorias de ensino-aprendizagem e sua aplicação em sistemas tutores inteligentes. Porto Alegre: CPGCC-UFRGS, 1995.

    HILTZ, S.R. Impacts of college-level via Asynchronous Learning Networks: some preliminary results. Disponível na Internet. http://eies.njit.edu/~hiltz/ workingpapers/pnmy/pnmy.htm. 15 set. 1998.

    ---. The virtual classroom and the virtual university at New Jersey Institute of Technology. Disponível na Internet. http://eies.njit.edu/~hiltz/CR Project/sloansum1.htm. 15 set. 1998.

    HILTZ, S. R.; BENBUNAN-FICH, R. Supporting collaborative learning in asynchronous learning networks. Disponível na Internet. http://eies.njit.edu/~hiltz/CR Project/unesco.htm. 15 set. 1998.

    LOYOLLA, W.P.D.C.; PRATES, M. Educação à distância mediada por computador (EDMC) – uma proposta pedagógica. Disponível na Internet. http://www.puccamp.br/~prates/edmc.html. 24 jul. 1998.

    OLIVEIRA, D. P. T. A prática do professor em avaliação: conservadorismo ou transformação. In: Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro: v. 20 (102/103): 39-42, set./dez. 1991.

    PIMENTEL, M.G.C. e HAGUI, S.H. Usando WWW como ferramenta de apoio ao ensino. In: VII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Belo Horizonte: nov, 1996.

    PORTER, L. R. Creating the virtual classroom: distance learning with the Internet. New York: John Wiley & Sons, 1997.

    TAROUCO, L.M. Teleducação. Disponível na Internet. http://penta2.ufrgs.br/teleduc. 10 set. 1998.

    TUROFF, M. Designin a virtual classroom. In: International Conference on Computer Assisted Instruction ICCAI’95. Disponível na Internet. http://eies.njit.edu/ njIT/Department/CCCC/VC/Papers/Design.htm. 15 set. 1998.

    WILLIS, B. (coord.). Distance education at a glance. Disponível na Internet. http://www.uidaho/evo/distglan.html. 16 set. 1998.