Sobre Lógica Operatória, posso mencionar os estudosde
BEHAR(1998) que apresentam as seguintes idéias:
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Desde o nascimento à vida adulta,o
sujeito é objeto de pressões sociais. Segundo o nível
de desenvolvimento individual, os intercâmbios com o meio social
são de natureza muito diversa, modificando a estrutura mental e
individual.
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Piaget organizou as operações
mentais que o sujeito realiza, em níveis dispostos em:
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Período sensório-motor–
O bebê é objeto de múltiplas influências sociais,
mas ainda não existe troca de pensamento (a criança ignora
o pensamento); não existe modificação profunda nas
estruturas sensório-motoras através da vida social ambiente;
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Período simbólico-intuitivo–
A aquisição da linguagem favorece com que novas relações
sociais apareçam e enriqueçam, contribuindo na transformaçãodo
pensamento do sujeito;
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Pré-operacional – As estruturas
próprias do pensamento nascente resistem à formação
das relações sociais de cooperação, que seriam
as únicas a acarretar a constituição de uma lógica;
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Operações Concretas e
Formais – Existe problema da troca social e das estruturas individuais
na construção do pensamento.
O pensamentodo
sujeito é formado com a participação do grupo social
a que este pertence, onde se fazem presentes os fatores:
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linguagem;
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coações de cada geração
sobre a seguinte;
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conjunto de aquisições
anteriores.
Desta forma, as
noções de pensamento e as regras lógicas ultrapassam
os limites da atividade individual. Supõem colaboração,
cooperação entre os indivíduos através das
regras lógicas que funcionam como Leis Normativas:
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necessárias às
trocas de pensamento
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impostas por uma necessidade
social em oposição à anarquia das representações
do sujeito.
Neste contexto está
presente a Lógica Operatória, que é a construção
intermediária entre a lógica natural dos indivíduos
e a lógica dos lógicos. Ela é também constituída
pelas estruturas de conjunto da lógica natural dos sujeitos, através
do aparelho teórico da lógica formal e matemática.
A Lógica Operatória constitui os modelos formais que representam
a lógica natural (entenda-se: agrupamento de classes; relações
e grupo das transformações proposicionais).