Princípios da RV( LIMA, 1999 ):
Com o crescimento das redes de computadores, os pesquisadores da RV, reorientaram seu trabalho no sentido de criar interfaces tridimensionais para a interação com as máquinas. Em 1994, Mark Pesce e Toni Parisi divulgaram as especificações de um novo padrão batizado de VRML ( Virtual Reality Modeling Language ), voltado para a construção de ambientes tridimensionais na Internet.
A partir daí, o desenvolvimento do VRML passou a ser cooperativo. As empresas se jogaram no desenvolvimento de browsers VRML, na tentativa de estabelecerem o novo padrão para navegação em ambientes virtuais na Internet.
Também, esta linguagem tem como objetivo criar infra-estruturas e convenções no ciberespaço, de modo a criar um espaço multi-usuário de muitos mundos virtuais na Web. Uma Web mais parecida com o mundo real – experimental, interativa, contínua e tridimensional.
O VRML está
tornando a Web um meio menos parecido com o ler uma revista, onde o usuário
é um agente passivo, para ser cada vez mais parecido com a vida
real, onde as pessoas estão constantemente a interagir com o que
as rodeia (LIMA, 1999).