Realidade Virtual é a representação gráfica do espaço cibernético. A idéia de usar objetos ou representações gráficas do mundo real é uma maneira de tornar a interface homem-máquina mais acessível ou amigável. ( LIMA, 1999 )

    Princípios da RV( LIMA, 199 ):

Realidade Virtual na Internet

    Com o crescimento das redes de computadores, os pesquisadores da RV, reorientaram seu trabalho no sentido de criar interfaces tridimensionais para a interação com as máquinas. Em 1994, Mark Pesce e Toni Parisi divulgaram as especificações de um novo padrão batizado de VRML ( Virtual Reality Modeling Language ), voltado para a construção de ambientes tridimensionais na Internet.

    A partir daí, o desenvolvimento do VRML passou a ser cooperativo. As empresas se jogaram no desenvolvimento de browsers VRML, na tentativa de estabelecerem o novo padrão para navegação em ambientes virtuais na Internet.

    Também, esta linguagem tem como objetivo criar infra-estruturas e convenções no ciberespaço, de modo a criar um espaço multi-usuário de muitos mundos virtuais na Web. Uma Web mais parecida com o mundo real – experimental, interativa, contínua e tridimensional.

    O VRML está tornando a Web um meio menos parecido com o ler uma revista, onde o usuário é um agente passivo, para ser cada vez mais parecido com a vida real, onde as pessoas estão constantemente a interagir com o que as rodeia (LIMA, 1999).