Realidade Virtual é a representação gráfica do espaço cibernético. A idéia de usar objetos ou representações gráficas do mundo real é uma maneira de tornar a interface homem-máquina mais acessível ou amigável. ( LIMA, 1999 )
Princípios da RV( LIMA, 199 ):
Com o crescimento das redes de computadores, os pesquisadores da RV, reorientaram seu trabalho no sentido de criar interfaces tridimensionais para a interação com as máquinas. Em 1994, Mark Pesce e Toni Parisi divulgaram as especificações de um novo padrão batizado de VRML ( Virtual Reality Modeling Language ), voltado para a construção de ambientes tridimensionais na Internet.
A partir daí, o desenvolvimento do VRML passou a ser cooperativo. As empresas se jogaram no desenvolvimento de browsers VRML, na tentativa de estabelecerem o novo padrão para navegação em ambientes virtuais na Internet.
Também, esta linguagem tem como objetivo criar infra-estruturas e convenções no ciberespaço, de modo a criar um espaço multi-usuário de muitos mundos virtuais na Web. Uma Web mais parecida com o mundo real – experimental, interativa, contínua e tridimensional.
O VRML está tornando a Web um meio menos parecido com o ler uma
revista, onde o usuário é um agente passivo, para ser cada
vez mais parecido com a vida real, onde as pessoas estão constantemente
a interagir com o que as rodeia ( LIMA, 1999 ).
Relações que pretendo analisar entre Lógica Operatória e Realidade Virtual
Segundo os estudos de Piaget, o indivíduo aprende através de suas interações com o meio social onde está inserido. Ao longo de suas interações com os outros sujeitos, através das trocas sociais, o indivíduo passa a fazer as suas próprias construções. Em todo este contexto de interações ( individuais ou coletivas ), estão presentes as operações lógicas e infralógicas que ele faz uso para compreender e formalizar tais interações.
Assim sendo, pretendo através do ambiente computacional Realidade Virtual, perceber como o sujeito opera enquanto interage diretamente com as ferramentas propícias por tal meio. Neste sentido, observar e analisar também como a Lógica Operatória aparece nas trocas com outros sujeitos que estejam compartilhando dos mesmos objetivos e construções propostos pelo ambiente Realidade Virtual.
Pretendo pesquisar que tipo de relações estão envolvidas
ou surgem quando o sujeito está interagindo com situações
de desafios, novidades, dificuldades e elaboração de estratégias
para a resolução de problemas, ou seja, de que forma a Lógica
Operatória estará sendo construída ou utilizada ao
longo de tais interações.
Este é o entrelaçamento que pretendo desenvolver em minha
pesquisa dentro do projeto.