UMA PROPOSTA DE PESQUISA UTILIZANDO VRML NA WEB
Glaucius DÈcio Duarte
Março /1999
A construção de ambientes virtuais na Web que permitam ao usuário a sensação de imersão, assim como a sua interatividade com os objetos que constituem o cenário, permitindo-lhe a manipulação destes objetos, pode ser obtida pela utilização de programas escritos em linguagem VRML (Virtual Reality Modeling Language). A idéia de geração dos cenários tridimensionais em VRML, nos leva em um primeiro momento a explorar os comandos e estruturas da linguagem, de forma a conhecer os procedimentos para a criação de primitivas geométricas tridimensionais. Estas primitivas podem assumir um aspecto realístico a partir do momento em que estudamos as estruturas de aplicação de efeitos como cor, textura e transparência. A composição de formas mais complexas, pode ser realizada a partir do conhecimento dos recursos que permitam a alteração do posicionamento destes objetos em relação a origem do sistema de coordenadas, tais como a translação e a rotação. É possível também, a criação de níveis de detalhe, de acordo com o posicionamento do observador em relação aos objetos. Dessa forma, objetos extremamente complexos, quando o observador estiver muito afastado, podem aparecer como figuras geométricas mais simples, e portanto mais rapidamente podem ser manipuladas. A criação de hyperlinks a partir dos objetos que aparecem na cena, permitem ao usuário transportar-se para outras situações ou cenários diferenciados, em que poderá interagir de uma outra forma para atingir um determinado objetivo. Como um exemplo simplificado, vamos supor que existem dois cubos na cena, separados por um objeto que simboliza uma operação de soma. Ao ativar um hyperlink associado ao objeto soma, o usuário pode ser transportado para um outro cenário em que aparecem dois cubos acoplados, simbolizando dessa forma o resultado da operação realizada. Dessa forma, é possível construir uma gramática de formas, utilizando-se os hyperlinks tridimensionais, que pode ser utilizada para a construção de algo específico do interesse do usuário. O estudo de gramáticas de formas específicas para cada aplicação pode se constituir em um trabalho com incontestável aplicação prática no ensino através da Web. A utilização de recursos adicionais, como som, vídeos e interpretação de formas transmitidas através de web-câmeras, pode facilitar a interação do usuário com o sistema, além dos meios tradicionais obtidos através do uso do teclado e mouse. Destaca-se, neste sentido, o estudo de padrões gráficos obtidos a partir da análise de imagens digitalizadas por câmeras de vídeo conectadas aos computadores, de forma a identificar padrões específicos, tais como gestos de mãos, braços ou expressões fisionômicas, de forma a captar inclusive um determinado estado emocional do usuário, como por exemplo: indignação, dúvida ou satisfação com um determinado resultado apresentado. Dessa forma, o sistema poderia reagir de uma forma diferente, de acordo com a reação expressada pelo usuário, sempre é claro, seguindo as regras impostas pela gramática de formas estabelecida. Uma proposta interessante para o ensino a distância, portanto, seria estudar gramáticas de formas especialistas, assim como, explorar o reconhecimento de padrões gráficos a partir de movimentos corporais dos usuários da Web. A captação de sons produzidos pelos usuários poderiam ser elementos alteradores das seqüências estabelecidas também com utilização da gramática de formas. Em resumo, esta proposta consiste no estudo de elementos VRML associados a reações de visualização tridimensionais de objetos, associados a reações sonoras e gestuais dos usuários, sempre controladas por uma gramática de formas imposta por um conjunto de regras especialistas para atingir um determinado objetivo educacional.