2. O SISTEMA DE ARQUIVOS

Cada sistema de arquivo tem suas maneiras de armazanar e acessar seus arquivos; define regras de proteção e de manipulação de maneira diversificada. Dessa forma, torna-se difícil encontrar uma definição comum a todos os sistemas de arquivos existentes.

O FTP, então, define um conjunto de propriedades para os arquivos que podem ser encontradas na maioria dos sistemas, permitindo que um sistema possa manipular um arquivo remoto sem precisar conhecer detalhes sobre o sistema dele; contudo, devem ser definidos parâmetros relativos ao tipo de dados e à estrutura do arquivo.


2.1. TIPO DE DADOS

É interessante que o FTP saiba como os dados estão armazenados nos arquivos - como eles estão representados, para permitir uma melhor adequação dos mesmos no momento de sua transferência.

O FTP, na sua implementação mais completa, suporta quatro (4) tipos diferentes de dados:



2.2. ESTRUTURA DE ARQUIVOS

Analogamente aos tipos de dados, o FTP possui um parâmetro para definir a estrutura de arquivos, que permite saber como os registros do arquivo devem ser transferidos e armazenados, posteriormente, no destino. Esse parâmetro pode assumir três (3) valores: