Aspectos de Serviços na RDSI-FL


1. Classificação dos Serviços

As classes de serviços identificadas pela recomendação I.211 correspondem às seguintes classes: serviços conversacionais, serviços de recuperação e serviços de distribuição. Além destes, a recomendação I.211 sugeriu um conjunto de outros prováveis serviços, com suas aplicações e características.

2. Requisitos Gerais para Suporte a Serviços de Banda Larga

Os itens básicos que uma rede de banda larga deve atender para que possa suportar os serviços especificados são indentificados na recomendação I.211, que inclui categorias como: requisitos de multimídia, qualidade de serviço (QoS), temporização, sincronização e alguns aspectos de sinalização.

A RDSI-FL deverá fornecer facilidades que permitam, em uma única chamada associada a um serviço, estabelecer um número de conexões que podem ser associadas a tipos específicos de tráfegos. Em 1993, foi aprocada a I.374, a recomendação que definia a infraestrutura necessária para o suporte a serviços de multimídia. Nela, é apresentada a arquitetura funcional para os serviços multimídia que define os elementos de controle de serviço: procedimentos executados pelos participantres de uma chamada, para fornecer serviços multimídia. Uma chamada pode envolver a participação de várias conexões entre usuários, servidores e equipamentos de apresentação e armazenamento. As diferentres conexões podem apresentar diferentes caracteríticas para atender às diferentes mídias. Os elementos de controle de serviço são utilizados para o controle das chamadas, o controle das conexões e o controle das mídias.

O controle das chamadas inclui o estabelecimento e liberação de chamadas. O controle das conexões deve permitir o estabelecimento de conexões entre dois ou mais usuários, a inclusão de un novo usuário em uma conexão, o desligamento de um participante de uma chamada e a liberação de uma conexão pertecente a uma chamada. O controle das mídias incui a alocação e liberação das mídias em uma chamada.

A qualidade de serviço é um parâmetro negociado na fase de estabelecimento de uma conexão, muito embora os procedimentos de sinalização permitam que a negociação possa ser feita depois do estabelecimento. Os parâmetros de qualidade de serviço são definidos pela recomendação I.350. Outros parâmetros, no entanto, podem vir a ser definidos, como reconhece a recomendação I.211.