3. CCR - Commitment, Concurrency and Recovery


O CCR fornece mecanismos que permitem que duas entidades de aplicação (AEIs) distintas coordenem seu processamento, no sentido de garantir que a execução de determinadas operações só ocorram, quando ambas as entidades estiverem prontas para executá-las. O CCR provê também mecanismos que permitem a recuperação dos dados processados para um estado consistente quando ocorre alguma falha durante a execução do procedimento.

O CCR fornece basicamente um ambiente para a execução de operações de maneira consistente mesmo na presença de falhas.

No CCR uma ação atômica é definida como sendo uma operação de processamento indivisível. Os dados manipulados durante o processamento da ação atômica são denominados dados delimitados (bounded data). O valor desses dados é modificado de forma consistente. Se ocorrer algum erro durante o processamento da ação atômica o valor que os dados delimitados possuiam antes do início do processamento da ação é restaurado.

O CCR adota o modelo mestre-escravo para o relacionamento das duas entidades de aplicação envolvidas no processamento de uma ação atômica. O intercâmbio de informações entre o mestre e o escravo é feita através de um Protocolo em duas fases (Two-phase Commit Protocol).