Funções da Subcamada Independente do Meio (PMI)


As funções da Subcamada PMI incluem o quartet Channeling, o embaralhamento de dados , codificação 5B6B, e a adição do preâmbulo, frame de início, e frame de fim, para preparar o pacote para transmissão pela Subcamada Dependente do Meio (PMD).


Quartet Channeling

Quartet Channeling é o processo de dividir sequencialmente os octetos de dados do frame MAC em dados de 5 bits e distribuí-los entre quatro canais. Cada um dos quatro canais representam um par de transmissão


Data Scrambling

O Embaralhamento de Dados (Data Scrambling) é o processo de embaralhamento quintetos de dados de 5 bits, usando um mecanismo de embaralhamento diferente para cada canal - para tornar aleatório os padrões dos bits em cada par de transmissão. Esse método reduz tanto interferência de frequência de rádio como sinais de crosstalk de um par para outro par do cabo.


Codificação 5B6B

A Codificação 5B6B é o processo de codificar ou mapear os quintetos de dados de 5bit emmbaralhados em símbolos de 6-bits pré-determinados. Este processo cria um padrão de dados balanceados, contendo números iguais de 0's e 1's, garantindo sincronização de clock de transição para o conjunto de cicuitos receptor.

5B6B também provê uma capacidade de checagem de erro. Símbolos inválidos e padrões de dados inválidos (tal como mais de três 1's ou três 0's em uma linha) são facilmente detectados.


Adição do preâmbulo e delimitadores

O preâmbulo, o delimitador frame de início, e o delimitador frame de fim são adicionados a cada canal para prover um pacote em um formato pronto para transmissão na rede.