O Mbone


Mbone ou "Multicast Backbone" é uma rede virtual dentro da camada física da Internet, e teve início em Março de 1992 durante uma reunião da IETF na qual foi trasmitido o evento ao vivo para 30 pessoas que participaram remotamente. O Mbone foi chamado assim por Steve Casner pesquisador da University of Southern California Infromation Sciences Institute.

Muitos fatos que aconteceram recentemente ajudaram a fazer isto possível. As workstations agora vêm equipadas com capacidades de áudio, ampla potência de processamento para descomprimir vídeo, assim estas provêem uma boa plataforma para o desenvolvimento de programas para teleconferências.

Através da colaboração de provedores de serviços de rede, gerentes de rede, os quais voluntariamente implementaram workstatios como nodos, o Mbone foi construído como um protocolo experimental da IP Multicasting, para testes transmissão de áudio e vídeo.

Embora este ainda seja experimental acredita-se no Mbone como um serviço útil e tem-se muita expectativa com ele pois o Mbone cumpre a grande necessidade de uma natural comunicação humana em tempo real através das redes de computadores.

A razão do Mbone ser uma rede virtual é que este compartilha a camada física da Internet. Mas é uma rede própria pois o Mbone tem seus próprios roteadores (mrouters) que podem rotear os pacotes do IP multicasting.

A rede consiste de ilhas que diretamente suportam IP multicast que são juntadas por um link virtual ponto a ponto chamados túneis. Os pacotes multicast são encapsulados para trasmissão através de túneis, assim eles aparentam ser igual a um pacote unicast para intervenir roteadores e subredes. O final do túnel são tipicamente máquinas do tipo wokstations com um sistema operacional suportando o IP multicast e rodando um daemon multicast routing ou mroteador. Os roteadores multicast replicam os pacotes para saídas de múltiplas interfaces e túneis assim como toda a extensão da árvore de distribuição multicast.

Tipicamente pico de tráfego para dos canais de áudio e vídeo durante um IETF multicast é aproximadamente de 300 a 400 kps, para os sites conectados por linhas de baixa velocidade , o tráfego multicast pode limitar a performance da rede mais solo aquela sub rede para que não exceda a capacidade da linha pode-se limitar por exemplo a porçao de áudio menos o vídeo.

A responsablidade do uso diário de uma rede Mbone consiste basicamente de segurar no sobrecarregar a largura de banda da sua rede local o a regional Esta questão pode ter maior impacto na performace da rede, por exemplo um fluxo de vídeo (de 1-4 frames por segundo) consume perto de 128kbps de largura de banda, o aproximadamente 10 % de uma link do tipo T1, muitas sessões simultâneas facilmente saturaram a rede, seus links e roteadores.

A topologia do Mbone

Tools para o Mbone