Breves conceitos do endereçamento Multicasting em IP


O endereçamento IP Multicasting foi desenvolvido por Steve Deering da Xerox PARC em 1988 e adotado depois pelo IETF em Março de 1992. O RFC 1112 " Host Extensions for IP Multicasting " descreve todos os detalhes deste padrão.

Uma das facilidades de endereçamento IP é o multicasting ou seja, a transmissão de datagramas IP desde uma fonte para múltiplos destinatários de uma rede IP. Das cinco classes de endereçamento IP, a classe "D" é utilizada para o IP Multicasting.

O hardware para o multicasting são os hosts e roteadores específicos para multicast, estes reservam um largo conjunto de endereços para uso de multicast. Quando um grupo de máquinas querem comunicar-se, escolhem um endereço multicast particular para a comunicação, depois configura-se o hardware-interface da rede para reconhecer os endereços multicast selecionados, assim todas as máquinas do grupo deverão receber uma cópia de cada pacote enviado àquele endereço de multicast.

Dentro de uma rede IP podemos ter dois tipos de usuários com facilidade multicasting.

O primeiro tipo refere-se a usuários que pertencem a um tipo definido pelo administrador da rede e devido as características comuns destes usuários, o grupo multicasting sempre existe e tem um único endereço classe D, este grupo é também conhecido como os "Well-Known"

O segundo tipo de usuários refere-se a entidades que formam grupos de interesse por tempo limitado, sendo que a alocação ou desativação de um grupo multicasting é dinâmica, estes são denominados "transient multicast groups"

Para participar em um Multicasting, é preciso o uso de roteadores Multicast, estes determinam quais Hosts estão no grupo de multicast e fazem o roteamento, para isto ambos roteadores e hosts deverão usar o protocolo IGMP (Internet Gruop Management Protocol) para se comunicarem.