CABO COAXIAL

É um meio de transmissão muito usado atualmente, com a finalidade de transportar um fluxo de bits de uma máquina até outra.

Os cabos coaxiais são amplamente utilizados em redes locais, com certas vantagens sobre o par trançado, e para transmissão a longa distância na rede telef˘nica.

Um cabo coaxial consiste em um fio de cobre rígido que forma o núcleo, envolto por um material isolante que, por sua vez, é envolto em um condutor cilíndrico, frequentemente na forma de uma malha cilíndrica entreleçada. O condutor externo é coberto por uma capa plástica protetora.

A forma de construção do cabo coaxial lhe dá uma boa combinação de alta banda passante e excelente imunidade a ruídos. A banda passante possível depende do comprimento do cabo. Para cabos de 1 Km, uma taxa de dados de 10 Mbps é factível. Taxas de dados mais altas são possíveis em cabos mais curtos e, pode-se usar cabos mais longos, mas com taxas mais baixas.

Dois tipos de cabo coaxial são bastante utilizados. Um tipo, o Cabo Coaxial Fino, também conhecido como cabo de 50 ohms ou cabo coaxial em Banda Base. O outro tipo, o Cabo Coaxial Grosso, também conhecido como cabo coaxial em Banda Larga.


Outros trabalhos do Grupo ...