Descoberta de Recursos

A primeira utilização de multicast em redes locais foi feita com fins de descobrir recursos, conforme pode ser observado nos protocolos de roteamento RIP e OSPF. Se um roteador OSPF quer encontrar que outros roteadores OSPF se encontram na rede, ele simplesmente faz o multicast de um pacote "hello" para o endereço convencional "todos os roteadores OSPF". Este endereço é fixo, arbitrado pelo IANA, sendo que pode ser previamente codificado em programas OSPF. Uma maneira alternativa em redes não-broadcast: para enviar um pacote "hello" para todos os vizinhos, os roteadores devem ser configurados com uma lista de endereços dos mesmos. Multicast possibilita que o roteador descubra esta lista com uma simples transmissão, minimizando incômodos ao administrador da rede.

O uso de Multicast não está limitado a protocolos de roteamento. Pegando-se como exemplo o procolo BOOTP, que é utilizado para carregar estações com um valor inicial de parâmetros do sistema. Ao enviar um pacote multicast ao endereço "todos os servidores bootstrap", a estação automaticamente descobrirá o servidor local.

Em todos estes exemplos, mostrou-se multicast no contexto das redes locais, mas não há razão para se impor tal limitação.

Anterior