3. IP Multicast

IP Multicast é a transmissão de um datagrama IP para um "grupo de hosts", representado por um conjunto de zero ou mais hosts identificados por um único endereço IP de destino. Um datagrama deste tipo é entregue a todos os membros pertencentes a este grupo com a mesma confiabilidade "best-efforts" existente em datagramas IP unicast, ou seja, não há garantia que o datagrama chegue intacto a todos os membros do grupo destino ou que cheguem na mesma ordem em que foram enviados.

Características relativas à associação de hosts a grupos

Grupos

Roteamento na Internet

O roteamento de datagramas IP Multicast na Internet é manipulado por roteadores multicast que podem co-exisitir ou não com os gateways Internet. Um host transmite um datagrama IP multicast como um multicast na rede local, sendo que este alcança todos os membros vizinhos do grupo de host destino. Se o datagrama possui um time-to-live maior que 1, o roteador multicast associado a esta rede tem a responsabilidade de repassar este datagrama a todas as outras redes que possuam membros deste grupo destino. Nas redes alcançáveis (TTL), o roteador multicast a elas associado completa a entrega transmitindo o datagrama como um multicast local aos membros do grupo.

Serão apresentadas a seguir as extensões requeridas para uma implementação de um host IP que suporte IP multicast, onde "host" é qualquer máquina na Internet ou gateway que não sejam os roteadores multicast.

InícioAnteriorPróximo