-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

A Rede Tchê

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-


A rede Tchê é o braço gaúcho da Internet. Inicialmente a rede era composta por três nodos, localizados em Porto Alegre, Santa Maria e Rio Grande. As Universidades UFRGS-Universidade Federal do Rio Grande do Sul , UFSM-Universidade Federal de Santa Maria e FURG-Fundação Universidade de Rio Grande sediavam estes três nodos respectivamente. Atualmente o backbone da Rede TCHÊ inclui vários nodos:

Adicionalmente, estão conectadas por linha decidada as seguintes entidades:


O nodo de Porto Alegre é a porta de entrada da rede no estado e ponto de conexão com o resto do país através da RNP. Neste nodo também existe uma conexão com a RENPAC.

Os nodos da rede TCHE estão conectados entre si por enlaces dedicados, e todas as outras instituições do estado se conectam a um dos nodos do backbone. O número de nodos que integram o backbone e que permitem capilarização para outras entidades deve aumentar em 1996. Várias das entidades atualmente conectadas apenas como usuários da rede passarão a atuar como nodos viabilizando as ligações de outras entidades, por seu intermédio.

As instituições que se conectam ao nodo da rede TCHÊ em Porto Alegre podem estabelecer conexão por meio de linhas dedicadas, alugadas da CRT,ou via RENPAC(apenas serviço 3025 por enquanto) ou ainda pela rede telefônica discada.

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

Página revisada em 21/3/96.