Relógio (Clock) de Transmissão

No modo síncrono, a transmissão de bits é baseada no relógio utilizado para determinar os intervalos correspondentes a cada bit através da sincronização dos modens. O processo de configuração e de funcionamento do relógio é realizado através de alguns pinos da interface RS-232C entre o DTE (Data Terminal Equipament) e o DCE (Data Communications Equipament), como destrito a seguir no exemplo com modens analógicos.

DTE A ---- MODEM A ----------- MEIO DE TRANSMISSÃO ------------ MODEM B ---- DTE B

O MODEM B recebe o sinal da linha na sua interface analógica, covertendo-o para sinal digital. Esses dados são enviados pelo MODEM B ao DTE B pelo circuíto 104 da interface digital. Para que o terminal B "entenda" os dados que chegam, ele precisa saber como lê-los. Para isso, ele precisa saber qual relógio foi usado para temporizar a geração desses dados. Esse relógio é obtido pelo MODEM B a partir dos próprios dados recebidos na linha (interface analógica): mecanismo chamado recuperação ou regeneração de relógio [REN 87]. O MODEM B, então, informa ao DTE B o relógio pelo circuíto 115 (relógio de recepção), capacitando-o a ler os dados recebidos.

Por outro lado, o MODEM A também tem um relógio utilizado na geração dos dados. Neste caso, existêm três possíveis origens para esse relógio:

  1. Fonte Externa: o DTE A envia um sinal de relógio ao MODEM A pelo circuíto 113 (relógio de transmissão externo). O MODEM A usa esse relógio nos circuítos da transmissão e informa ao DTE pelo circuíto 114 (relógio de transmissão interno) que esse é o relógio utilizado na temporização dos dados.

  2. Fonte Interna: o gerador de relógio interno ao MODEM A, que é usado nos circuítos de transmissão é informado ao DTE A pelo circuíto 114.

  3. A última possibilidade é o MODEM A usar como relógio para temporização os dados que vão ser transmitidos, um relógio obtido dos dados que estão chegando na linha pela interface analógica do MODEM. Ou seja, o MODEM A usa o relógio regenerado dos dados recebidos para realizar a temporização dos dados transmitidos para B. O DTE A é informado desse relógio pelo circuíto 114, sendo este o mesmo que é usado para leitura dos dados recebidos e indicado pelo circuíto 115 [REN 87].

Descrição dos Pinos RS-232C para controle do relógio

PINO 15

PINO 17

PINO 24:

Outro pino da interface RS-232C que influencia sobre o funcionamento do relógio é o pino 23.

PINO 23