PADRÕES EUROPEUS DE TELEFONIA CELULAR

De início a telefonia celular europeia foi baseada na tradição de cada país desenvolver seu sistema independentemente dos sistemas dos outros paises, resultando em diversos sistemas incompatíveis, com serviços baseados em padrões de transmissão analógica operando nas bandas de rádio-freqüência de 450 MHz ou 900 MHz.

Os principais padrões analógicos dessa fase são:

Sistemas com transmissões analógicas móveis são menos eficientes na utilização do espectro, utilizam baixas velocidades (até 4.8 Kbps) na transmissão de dados, possuem equipamentos de interface mais caros do que sistemas que utilizam transmissões digitais e em regiões com grande número de assinantes sem fio, a capacidade das redes não conseguem atender a demanda.

GSM-Global System for Mobiles é um sistema celular, com arquitetura aberta, que utiliza transmissão digital baseado na banda de 900 MHz, especificada pelo ETSI-European Telecommunications Standards Institute, com TDMA-Time Division Multiple Access com oito slots de tempo. É aceito por todos os paises europeus e outros. A largura do canal de rádio é de 200 KHz. A transmissão móvel é na banda de 890-915 MHz e a transmissão base (estações fixas) na banda de 935-960 MHz. Utiliza uma infraestrutura de rede de estações rádio-base controladas por um Centro de Comutação Móvel - MSC (Mobile Switching Centre).

Como segue a arquitetura definida pelo CCITT, a Rede Móvel Terrestre Pública (PLMN - Public Land Mobile Network) do GSM irá ser uma extensão da Rede Telefonica Pública e da Rede Digital de Servicos Integrados (ISDN - Integrated Services Digital Network).

As redes GSM atuais são para transmissão de voz, mas oferecem melhor qualidade do sinal, maior segurança (com codificação e criptografia) e uso mais eficiente do espectro (resultando em maior capacidade das redes). Padrões governamentais para dados estão sendo desenvolvidos e os serviços poderão ser comercializados (na europa) dentro de um ano. Então serão oferecidas taxas de transmissão de dados da ordem de 9,6 Kbps e conexões para as redes de dados públicas. Serão utilizados dois canais: Dm, para controle e implementação de serviços suplementares similares ao de uma ISDN (grupos fechados, etc) e o Bm, para trafegar os dados do usuários e voz digitalizada. As unidades GSM serão providas de uma interface ISDN tipo S ou interfaces CCITT serie X ou V.

DCS1800 é um serviço de telefonia celular digital móvel do tipo PCN-Personal Communications Network, operando na banda de 1,800 MHz, que utiliza o padrão DCS1800 desenvolvido pelo ETSI como uma extensão ao GSM. Ambos possuem facilidades similares, sendo que PCN está disponível apenas para terminais de assinantes portáveis manuais. GSM também está disponível para terminais de maior potência instalados em carros.