Técnicas de Transparência

Para permitir que o usuário envie qualquer caracter ou seqüência de bits como texto (INFORMAÇÃO), é preciso que determinados procedimentos sejam adotados no protocolo para evitar que textos do usuário que contenham caracteres de delimitação de blocos ou seqüências de bits de flag não sejam confundidos com os delimitadores ou mensagens de controle. Um protocolo com essa característica é dito transparente. Entre as técnicas de transparência, temos [GIO 86]:

Bit Stuffing

Utilizado em protocolos baseados no bit, a transparência é obtida por um procedimento de inserção de zeros.

Como delimitador do quadro temos flags contendo seis bits 1 em seqüência (01111110). Assim, se o texto do usuário contiver uma seqüência de cinco 1's seguidos, um bit 0 é inserido para evitar que uma seqüência possa ser confundida com um flag. Na recepção é retirado todo zero depois de uma seqüência de cinco 1's, antes da informação ser entregue ao usuário [ALV 87].

Formato

  FLAG  |        INFORMAÇÃO        |   FLAG 
01111110|01101011111 0 101000101110| 01111110

Character Stuffing

Utilizado em protocolos baseados no caracter, a transparência é obtida por um procedimento de inserção do caracter DLE.

Como delimitador do quadro temos o caracter DLE. Assim, se o texto do usuário contiver este mesmo caracter, podendo gerar um erro de interpretação de fim de bloco, um outro DLE é inserido logo após. Na recepção, após detectado o início de bloco com o primeiro DLE, sempre que o chegar um par de DLE's, o segundo é retirado. Este processo é realizado até encontrar-se um DLE sozinho, indicando o fim do bloco.

Formato

DLE STX ..........DLE DLE......DLE DLE.......DLE ETX