From hack@udesc.br Thu Jun 24 20:26:26 1999 Return-Path: Received: from pobox.udesc.br (pobox.udesc.br [200.18.6.8]) by penta.ufrgs.br (8.8.8/8.8.8) with ESMTP id UAA04418 for ; Thu, 24 Jun 1999 20:26:25 -0300 (GMT-0300) Received: from hack (n208.udesc.br [200.18.6.208]) by pobox.udesc.br (8.8.8/8.8.8) with SMTP id UAA16034 for ; Thu, 24 Jun 1999 20:27:44 -0200 Message-Id: <3.0.6.32.19990525201732.00902510@pobox.udesc.br> X-Sender: r4lha@pobox.udesc.br X-Mailer: QUALCOMM Windows Eudora Light Version 3.0.6 (32) Date: Tue, 25 May 1999 20:17:32 -0300 To: liane@penta.ufrgs.br From: Luciano Hack Subject: artigo Mime-Version: 1.0 Content-Type: text/plain; charset="iso-8859-1" Content-Transfer-Encoding: quoted-printable Status: R Profa, ainda nao inseri o conteudo que a sra me passou recentemente via mail, portanto estou lhe passando a primeira versao do artigo. Espero um retorno seu para fazer os ajustes. O artigo devera ter no maximo 8 paginas. Ah, esqueci qual conta/senha para fazer o upload no penta2.ufrgs.br se a sra puder me repassar para que eu possa colocar uma versao la. Espero que fa=E7a uma boa viagem de retorno Ai vai o artigo 1 - Introdu=E7=E3o Uma das defini=E7=F5es sobre avalia=E7=E3o, =E9 a apresentada por Bloom,= Hastings e Madaus [MEN 98]: "Avalia=E7=E3o =E9 a coleta sistem=E1tica de evid=EAncias= por meio das quais determinam-se mudan=E7as que ocorrem nos alunos e como elas ocorreram. Inclui uma grande variedade de evid=EAncias que v=E3o al=E9m do tradicional exame final de l=E1pis e papel. =C9 um sistema de controle de qualidade pelo qual pode ser determinada, em certa etapa do processo ensino-aprendizagem, a efetividade ou n=E3o do processo e, em caso negativo, que mudan=E7as precisam ser feitas para assegurar sua efetividade antes que seja tarde". Na Educa=E7=E3o =E0 Dist=E2ncia (EAD), os professores tem usado as mesmas t= =E9cnicas que usam na avalia=E7=E3o de uma classe presencial, utilizando, normalmente apenas mecanismos formais, como testes {DIR 98]. No entanto, =E9 gra=E7as a evolu=E7=E3o da =E1rea de redes de computadores, especialmente no que refere-se a Internet, que tem-se atualmente mecanismos que podem quebrar esta barreira e trazer at=E9 os professores ferramentas co= m as quais poder=E3o ter um melhor acompanhamento dos alunos [LOY 98], sem que com isto tenham um aumento significativo em suas atividades.=20 Segundo Dirks [DIR 98] os professores est=E3o deixando de lado os mecanismo= s complementares, para que mesmo =E0 dist=E2ncia possam ter uma mais completa = e abrangente avalia=E7=E3o do aluno. Isto devido ao fato de n=E3o terem, de fo= rma acess=EDvel, mecanismos que possam auxili=E1-lo neste trabalho, mas tamb=E9m= , porque muitos professores tem se acomodado e utilizado apenas os m=E9todos tradicionais de avalia=E7=E3o. Em cursos de treinamento presenciais, um modelo de avalia=E7=E3o que =E9 ac= eito a n=EDvel mundial =E9 o desenvolvido por Donald L. Kirkpatrick [ ], que apresenta a avalia=E7=E3o segundo quatro n=EDveis. Este artigo apresenta a estrutura desenvolvida por Kirkpatrick para a avalia=E7=E3o no cap=EDtulo 2, no cap=EDtulo 3 apresenta os instrumentos normalmente utilizados para implementar o m=F3dulo, e no cap=EDtulo 4 =E9 mostrado como =E9 poss=EDvel adaptar este modelo para a avalia=E7=E3o em= cursos a dist=E2ncia, feitos via Internet. 2 - Os quatro N=EDveis de Kirkpatrick Um dos modelos mais utilizados para avalia=E7=E3o em programas de treinamen= to, =E9 o proposto por Donald L. Kirkpatrick. Este modelo define quatro n=EDveis para medir a qualidade e efetividade de um treinamento: N=EDvel 1: Rea=E7=E3o -> o aluno est=E1 gostando do curso? N=EDvel 2: Aprendizado -> o aluno aprendeu o que foi transmitid= o no curso? Atingiu os objetivos? N=EDvel 4: Comportamento -> o comportamento do aluno mudou? Ele est=E1 aplicando o que aprendeu? N=EDvel 4: Resultados -> Quais foram os resultados alcan=E7ados= ? Que impacto teve o aprendizado? A resposta a cada pergunta acima, =E9 o objetivo de cada um dos n=EDveis, procurando dispor de mecanismos que venham a respond=EA-la de maneira satisfat=F3ria. Cada n=EDvel =E9 importante e tem impacto no n=EDvel seguinte. Conforme se a= van=E7a nos n=EDveis, o processo torna-se mais dif=EDcil e trabalhoso, mas tamb=E9m proporciona informa=E7=F5es mais valiosas. Nenhum destes n=EDveis deve ser pulado, por considerar o n=EDvel seguinte mais importante. A seguir =E9 apresentado um detalhamento de cada um dos n=EDveis. 2.1 - N=EDvel 1 - Rea=E7=E3o Aqui avalia-se o aluno pela sua participa=E7=E3o nas atividades de aprendizado, indicando assim se est=E1 se adaptando a forma como o material = =E9 apresentado. O n=EDvel 1 =E9 o m=E9todo de avalia=E7=E3o mais primitivo e usado. Ele =E9= f=E1cil, r=E1pido e de baixo custo de administra=E7=E3o. As avalia=E7=F5es baseadas= no n=EDvel 1 s=E3o apropriadas para muitas atividades de aprendizado. Atrav=E9s de ferramentas implantadas neste n=EDvel, =E9 poss=EDvel= observando as rea=E7=F5es do aluno, evitar uma avalia=E7=E3o errada por parte do= professor. Neste n=EDvel tem-se um n=FAmero consider=E1vel de informa=E7=F5es, sendo relativa= mente r=E1pido e barato, e fornecendo informa=E7=F5es para a modifica=E7=E3o do= conte=FAdo do curso, apresenta=E7=E3o, etc. No entanto, surge a necessidade de avalia=E7=F5es personalizadas para cada curso, e tabula=E7=E3o de todos os dados. A rea=E7=E3o do aluno, n=E3o deve= ser usada para predizer um comportamento e respostas a quest=F5es escalonadas, podem formar uma base com desvios, pois numa escala de 1 a 5, tende-se a usar 4 mesmo achando-se que estava =F3timo. =C9 importante n=E3o apenas obter a rea=E7=E3o, mas a rea=E7=E3o positiva,= pois o futuro do treinamento depende de rea=E7=F5es positivas. =C9 claro que se o a= luno n=E3o reagir favoravelmente, ele provavelmente n=E3o est=E1 motivado a apren= der. Uma rea=E7=E3o positiva n=E3o significa que o aluno aprendeu, mas uma rea=E7= =E3o negativa certamente reduz as possibilidades disto ocorrer. Tamb=E9m =E9 uma forma de demonstrar a qualidade do curso, pela aceitabilida= de que conseguiu alcan=E7ar dos alunos que fizeram o curso. 2.2 - N=EDvel 2 - Aprendizado Existem tr=EAs coisas que pode-se ensinar em um curso: conhecimento, habilidades e atitudes. Medir-se o aprendizado ent=E3o, significa saber que conhecimento foi aprendido; que habilidades foram desenvolvidas ou aperfei=E7oadas; ou que atitudes foram mudadas. A utiliza=E7=E3o de ferramentas para implantar este n=EDvel serve como um controle de qualidade, para confirmar que o aprendizado est=E1 alcan=E7ando = os seus objetivos. Atrav=E9s das respostas obtidas, tem-se informa=E7=F5es para melhoria do material apresentado e os resultados podem identificar =E1reas que necessitam de refor=E7o. No entanto, =E9 importante ficar atento, pois as avalia=E7=F5es podem aprese= ntar comportamentos que tem mais a ver com a resposta ao processo de avalia=E7=E3= o do que com o que foi aprendido. Na observa=E7=E3o do progresso do aluno, o professor precisa ter habilidade para prover um feedback construtivo, sendo este feedback considerado como o centro da experi=EAncia de aprendizado; =C9 importante medir-se o aprendizado, pois nenhuma mudan=E7a de comportame= nto pode ser esperada a n=E3o ser que ao menos um dos objetivos do aprendizado tenha sido alcan=E7ado. Entretanto o inverso nem sempre =E9 verdade, ou seja= , pode have aprendizado sem mudan=E7a de comportamento. 2.3 - N=EDvel 3 - Comportamento O primeiro ponto que deve ser considerar =E9 que o aluno deve ter tempo e oportunidade para assimilar e procurar mudar seu comportamento. Em segundo lugar =E9 imposs=EDvel prever quando ocorrer=E1 mudan=E7as, pode n=E3o ser i= mediato. E em terceiro lugar, o aluno poder=E1 chegar a conclus=E3o que, mesmo com o aprendizado n=E3o dever=E1 mudar o seu comportamento. =C9 importante medir o comportamento do aluno, pois o objetivo principal do aprendizado =E9 exatamente proporcionar uma mudan=E7a no comportamento, novo= s ensinamentos somente s=E3o bons se refletem nas atitudes e habilidades dos alunos. Portanto este n=EDvel procura identificar que mudan=E7as s=E3o esper= adas se o aluno cumprir o programa de treinamento. O principal objetivo em usar-se o n=EDvel 3, =E9 determinar se h=E1= barreiras no processo de aprendizagem. Kirkpatrick identifica cinco requisitos que devem estar presentes para ocorrer mudan=E7as no comportamento: 1. Desejo de mudan=E7a; 2. Conhecimento do que fazer e como fazer; 3. Um clima de trabalho adequado; 4. Aux=EDlio na aplica=E7=E3o do aprendizado; 5. Recompensa pela mudan=E7a no comportamento. Baseado nisto, o n=EDvel tr=EAs dever=E1 proporcionar informa=E7=F5es para d= eterminar se cada um dos requisitos acima foram satisfeitos, e caso contr=E1rio, poder= =E1 direcionar a=E7=F5es para melhorar. No entanto deve-se identificar quando avaliar o comportamento, com que freq=FC=EAncia e que meios utilizar. Desta forma ser=E1 poss=EDvel registrar a diferen=E7a que o aprendizado tem feito nas atitudes do aluno, no seu comportamento e desempenho. Al=E9m disto proporciona informa=E7=F5es para verificar a efetividade do programa de aprendizado, medir o impacto do programa, modificar o ambiente de suporte e interromper o processo se n=E3o vem mostrando-se efetivo No entanto como muitas muitas vezes, necessita de avalia=E7=E3o antes e dep= ois do aprendizado, o custo poder=E1 ser grande para a prepara=E7=E3o, administr= a=E7=E3o e avalia=E7=E3o dos resultados, podendo ocasionar atrasos por causa dos pr=E9-testes. Associar mudan=E7a de comportamento com os objetivos de aprendizado, nem sempre =E9 f=E1cil. =C9 necess=E1rio ficar atento ao fato de que os alunos reagem de maneira distinta as formas com que s=E3o estimulados a mudar seu comportamento, portanto =E9 importante observar as realidades do grupo a que se destina a avalia=E7=E3o. 2.4 - N=EDvel 4 - Resultados Este =E9, segundo Kirkpatrick o mais importante e talvez o mais dif=EDcil d= os n=EDveis, a determina=E7=E3o do resultado final, do efeito da participa=E7= =E3o no programa de treinamento. Isto por que muitas vezes n=E3o se sabe como medir os resultados, e tamb=E9m porque o que existe s=E3o evid=EAncias de que houv= e melhora, e n=E3o provas incontest=E1veis. O n=EDvel quatro enfatiza nos resultados obtidos com o aprendizado, podendo ser por exemplo a alta lucratividade, redu=E7=E3o dos custos, alta produtividade, efici=EAncia, satisfa=E7=E3o do cliente, etc. =C9 como o que = foi aprendido resultar=E1 em benef=EDcios para o meio onde o aluno est=E1= inserido. O objetivo deste n=EDvel =E9 identificar se a empresa obteve um retorno do = seu investimento, e para proporcionar uma vis=E3o mais completa do impacto do aprendizado na empresa, indicadores como os dados do mercado, crescimento, etc, podem ser adicionados. A identifica=E7=E3o dos resultados =E9 um procedimento simples, e s=E3o fac= ilmente relacionados com melhorias na empresa. No entanto, obter, organizar e analisar informa=E7=F5es neste n=EDvel pode ser dif=EDcil, consome tempo, e= =E9 mais caro que os outros tr=EAs n=EDveis, mas os resultados valem a pena e deve se= r visto o contexto mais amplo da organiza=E7=E3o. No entanto percebe-se que =E9 dif=EDcil o estabelecimento de liga=E7=F5es= entre o aprendizado e os resultados, nem todo programa de aprendizado suporta o n=EDvel 4, e pode ser complicado, demorado e caro. 2.5 - Considera=E7=F5es sobre os 4 n=EDveis Conforme se avan=E7a nos n=EDveis deste modelo, o processo de avalia=E7=E3o torna-se mais dif=EDcil e demorado, pois tem-se informa=E7=F5es que s=E3o ma= is significativas.=20 Segundo Kirkpatrick [ ], deve-se iniciar no n=EDvel 1 e avan=E7ar-se para o= s demais n=EDveis conforme se avan=E7a no curso. Alguns professores querem che= gar logo ao n=EDvel 3 ou 4, pois acham que os outros dois n=E3o s=E3o= importantes, o que n=E3o representa a realidade. O que aconteceria se, por exemplo, em uma avalia=E7=E3o no n=EDvel 3 verificar-se que n=E3o houve mudan=E7as de compor= tamento? A que conclus=E3o se chegaria? Portanto =E9 necess=E1rio que se avance confo= rme os n=EDveis. Representando graficamente os quatro n=EDveis, seguindo este pensamento, conforme a figura 1, fica claro que a execu=E7=E3o do n=EDvel anterior d=E1 = suporte ao seguinte. Inserir a Pir=E2mide Pode-se chegar, ap=F3s a apresenta=E7=E3o desta estrutura para avalia=E7=E3= o que o n=EDvel 1 deve ser feito para todos os tipos de cursos. O n=EDvel 2 dever=E1= ser feito para cursos onde o aluno dever=E1 assimilar um conjunto de conhecimentos ou desenvolver certa habilidade. O n=EDvel 3 =E9 necess=E1rio = nos casos em que o principal objetivo do curso =E9 a mudan=E7a no comportamento = do aluno no trabalho. E o n=EDvel 4 dever=E1 ser desenvolvido quando os resulta= dos representam alta prioridade para a empresa [FAR 9?]. Uma considera=E7=E3o importante =E9 nunca ignorar observa=E7=F5es feitas pe= los alunos. Se um n=FAmero consider=E1vel de alunos percebe certa necessidade, deve-se levar em considera=E7=E3o e reavaliar a sistem=E1tica de= apresenta=E7=E3o do material. Segundo Geber, citado em [FAR 9?], o que tem feito voltar-se a aten=E7=E3o para a avalia=E7=E3o, primeiramente =E9 a influ=EAncia dos movimentos pela qualidade e a =EAnfase nas formas de de medir-se o custo de treinamentos. Em segundo lugar a melhoria das tecnologias que tem facilitado a obten=E7=E3o d= e dados para alimentar avalia=E7=F5es em treinamentos. Desta forma, as empresa= s tem despertado para os n=EDveis 3 e 4 do modelo. 3 - Implementa=E7=E3o A utiliza=E7=E3o de v=E1rios instrumentos para proceder a avalia=E7=E3o do = aluno, proporcionam uma maior credibilidade e um conjunto maior de informa=E7=F5es,= as quais s=E3o a base para que o professor proceda a avalia=E7=E3o do aluno. No entanto, deve-se tomar bastante cuidado ao selecionar os instrumentos, para que sejam adequados as caracter=EDsticas do curso e do perfil do aluno, verificando assim se fornecem informa=E7=F5es de forma consistente e= completa. A seguir s=E3o apresentados alguns instrumentos, normalmente utilizados no modelo de Kirkpatrick [FAR 9?], para cursos presenciais: * Question=E1rio: apresentam quest=F5es (m=FAltipla escolha, verdadeiro/falso, subjetivo, etc). Quando respondidas pelo aluno, geram informa=E7=F5es para os n=EDveis 1 e 2 do modelo Kirkpatrick. Quando respond= idas por um supervisor, que observar=E1 mudan=E7as no comportamento do aluno, encaixa-se no n=EDvel 3; * Entrevista: aqui o aluno dever=E1 responder de forma oral algumas quest=F5es. O entrevistador pode organizar a entrevista de forma estruturada (quest=F5es pr=E9-definidas) ou n=E3o estruturada (quando evolui baseando-se nas respostas do aluno). A entrevista tamb=E9m pode ser feita em pequenos grupos, quando chama-se de grupos de concentra=E7=E3o. Este instrumento encaixa-se nos n=EDveis 1, 2 e 3 de Kirkpatrick; * Teste: podem ser administrados como um m=E9todo padronizado para medir o conhecimento do aluno, e tamb=E9m para verificar suas habilidades. Para verificar-se a efetividade do treinamento pr=E9 e p=F3s-testes devem ser usados. Os testes se encaixam nos n=EDveis 2 e 3; * Observa=E7=F5es: baseia-se na observa=E7=E3o das atitudes d= o aluno, verificando sua postura no decorrer da aula, bem como suas contribui=E7=F5es. O desempenho do aluno ser=E1 medido, baseado nos= objetivos do programa de treinamento. As observa=E7=F5es se encaixam nos n=EDveis 1, 2 e= 3; * Registro da Performace: =E9 usado parra avaliar o efeito do programa de treinamento na empresa. Dados como o custo, produ=E7=E3o, tempo para realizar tarefas, etc, dever=E3o ser verificados antes e ap=F3s o treinamento. Este instrumento se encaixa no n=EDvel 4. 4 - Adaptando Kirkpatrick para a Internet O modelo desenvolvido por Donald Kirkpatrick para a avalia=E7=E3o da aprendizagem, foi elaborado para programas de treinamento presenciais, mas como pode adapt=E1-lo modelo para melhor organizar a avalia=E7=E3o na EAD utilizando a Internet como meio? Para responder esta quest=E3o, foi elaborada uma estrutura que procura, usando alguns dos recursos dispon=EDveis atualmente atrav=E9s da Internet, fornecer informa=E7=F5es suficientes para responder de forma aceit=E1vel cad= a n=EDvel do modelo de Kirkpatrick. Primeiramente, =E9 importante observar que, conforme Gerber [Far 9?], a utiliza=E7=E3o dos n=EDveis 3 e 4 depende do objetivo com que se criou o cur= so. Devendo avan=E7ar-se at=E9 o n=EDvel 3 quando a mudan=E7a do comportamento f= or importante, e para o n=EDvel 4 quando os resultados representam a prioridade para quem custeia o curso. Procurando abranger os mais diversos tipos de cursos via Internet, apresenta-se a seguir uma estrutura que responde a necessidade de cada um dos n=EDveis do modelo de Kirkpatrick. N=EDvel 1 - Rea=E7=E3o: Para se buscar informa=E7=F5es que venham a revelar= o n=EDvel de satisfa=E7=E3o do aluno com o material apresentado via Web, o professor poder=E1 dispor, por exemplo, de question=E1rios em p=E1ginas HTML, onde bus= car=E1 identificar se o aluno se sentiu estimulado pelo que foi apresentado (tanto a n=EDvel da forma como o conte=FAdo). Poder=E1 atrav=E9s de recursos de rastreamento, obter o ritmo de evolu=E7=E3o no curso (p=E1ginas acessadas, ferramentas utilizadas, etc) e desta forma concluir se o aluno tem se sentido estimulado a acessar o curso, levando em considera=E7=E3o o perfil d= o aluno e a regularidade com que acessa as informa=E7=F5es. Outra forma de cap= tar a rea=E7=E3o do aluno =E9 atrav=E9s de ferramentas de comunica=E7=E3o como o= correio eletr=F4nico e listas de discuss=E3o, quando o professor, atrav=E9s de questionamentos, poder=E1 identificar como os alunos tem recebido o conte=FA= do. A implementa=E7=E3o de salas de chat tamb=E9m =E9 algo que proporciona subs= =EDdios para perceber a rea=E7=E3o do aluno. N=EDvel 2 - Aprendizado: Para verificar se o aluno aprendeu o que foi apresentado via Internet, pode-se aplicar testes formais atrav=E9s de p=E1gi= nas HTML ou CGIs ao final de cada m=F3dulo ou ao final do curso. Tamb=E9m pode-s= e utilizar a inser=E7=E3o de perguntas no contexto em que o aluno est=E1= inserido e enquanto est=E1 fazendo a aula, para auxiliar na fixa=E7=E3o do conte=FAdo e= tamb=E9m verificar o andamento da aprendizagem. Outra forma de verificar o aprendizado =E9 atrav=E9s do rastreamento do aluno, observando sua contribui= =E7=E3o em listas de discuss=E3o, mails enviados ao professor, etc. Para identificar o que realmente foi aprendido no curso, pode-se utilizar tamb=E9m pr=E9-test= es (em HTML ou CGI), procurando obter o grau de conhecimento do aluno para aquela =E1rea antes de fazer o curso, mas este deve ser usado quando sabe-se que o aluno j=E1 vem com algum conhecimento. Pode ser usado tamb=E9m a monitora=E7=E3o de salas de chat, armazenando o que foi conversado, para posterior avalia=E7=E3o, no entanto isto n=E3o dever=E1 ser feito de forma escondida do aluno, mas este deve saber que est=E1 sendo monitorado. Para tanto deve existir uma sala virtual onde isto poder=E1 ser feito ou reservar hor=E1rios para isto. N=EDvel 3 - Comportamento: a verifica=E7=E3o da mudan=E7a no comportamento = do aluno, de uma forma n=E3o presencial, utilizando a Internet =E9 algo que depende do p=FAblico alvo do curso. Se o curso estiver sendo produzido por uma empresa, pode-se disponibilizar mecanismos para que ela forne=E7a informa=E7=F5es sobre o comportamento do aluno ap=F3s o curso, no ambiente d= e trabalho, nisto pode-se usar question=E1rios via Web que ser=E3o respondidos pelo chefe imediato e pelo aluno (auto-avalia=E7=E3o). Mas na maioria dos cursos, o que pode-se medir =E9 a mudan=E7a de comportamento conforme avan= =E7a no curso, na forma de participar em salas de chat, listas de discuss=E3o e correio eletr=F4nico, isto com rela=E7=E3o a frequ=EAncia e contribui=E7=F5e= s. Tamb=E9m =E9 poss=EDvel observando a evolu=E7=E3o que teve em testes e perguntas aplicado= s, procurar identificar se existe alguma barreira para colocar em pr=E1tica o que foi aprendido. N=EDvel 4 - Resultados: num programa de treinamento, os resultados s=E3o obtidos atrav=E9s de um feedback da empresa, sobre a evolu=E7=E3o do funcion= =E1rio. Neste caso as informa=E7=F5es podem ser obtidas por question=E1rios via Web = para o chefe imediato do aluno. Nos casos onde n=E3o se tem a figura do chefe, o pr=F3prio aluno =E9 o term=F4metro para medir o n=EDvel de resultado alcan= =E7ado. Para obter esta informa=E7=E3o, pode-se utilizar recursos como uma auto-avalia=E7=E3o, a identifica=E7=E3o das espectativas do aluno com o= curso e a resposta a estas espectativas. 5 - Considera=E7=F5es Finais A forma como os cursos tratam a avalia=E7=E3o =E9 uma fonte para comprovar = a seriedade e credibilidade de um curso. Isto evidencia-se ainda mais em um sistema de EAD, que exige, pela sua pr=F3pria natureza um acompanhamento melhor do aluno. =C9 gra=E7as a evolu=E7=E3o na =E1rea de redes de computadores, que atualme= nte existem mecanismos que podem quebrar a barreira da dist=E2ncia, e proporcionar ao professor um acompanhamento mais completo do aluno. Kirkpatrick desenvolveu uma estrutura para avalia=E7=E3o em cursos de treinamento presenciais, sendo mundialmente aceita. Trazendo para a EAD, mostrou-se aqui que =E9 poss=EDvel tamb=E9m aplicar-se este modelo para avalia=E7=F5es em cursos ministrados via Web, o que faz com que a avalia=E7= =E3o seja mais completa, pois procura abranger as mais variadas formas de obter-se informa=E7=F5es sobre o aluno, bem como uma maior credibilidade, po= is tem-se v=E1rios pontos de vista. Lembrando sempre que se o ambiente em que o aluno aprende =E9 um sistema baseado na Internet, tamb=E9m dever=E1 ser atrav=E9s deste ambiente que o professor dever=E1 obter informa=E7=F5es para poder avaliar a evolu=E7=E3o= do aluno. [FAR 9?] FARMER, Debra M.. Evaluationof the Effectiveness of Training Programs. 199?. Dispon=EDvel por WWW em http://research.umbc.edu/~hodell/602rp7.htm (08/05/1999).