Proposta de atividade de capacitação
em tecnologia da informação e comunicações
para profissionais de nível superior
O fluência com o computador é uma compreensão da maneira que os computadores trabalham que podem somente vir de se usar, de explorar e de experimentar com elas. As pessoas fluentes necessariamente não "sabem " mais sobre computadores do que qualquer um mas eles usam uma abordagem diferente. Estão dispostos a tentar e explorar até que alcancem o resultado que desejam.
A fluência no computador é mais do apenas saber "como usar" um computador. Muitas pessoas que tomaram todas o tipo de cursos sobre o uso de computador são completamente incapazes de fazer algo quando ocorre um problema para o qual não foram específicamente treinados para trata. Isto ocorre porque não cultivaram a fluência em computador.
Tendo a tecnologia da informação e comuniações entrado na vida de todos, sem aviso prévio, reconhece-se a existência no mercado de trabalho de uma massa significativa de profissionais que não tiveram esta capacitação enquanto ligados ao sistema regular de educação, surgindo a necessidade de atividade de educação continuada.
No programa de capacitação ora proposto é proposto um conjunto de módulos que seriam desenvolvidos mediante ensino a distância. Isto implica em:
Também será feito o desenvolvimento de algum material para apoio às atividades de aprendizagem assíncrono. Será produzido um CDROM com as apresentações das aulas acompanhadas de vídeos com sua explanação, bem como de todo o material de referência.
O material de suporte ao
curso ora proposto tem as seguintes características:
– uso de diversas mídias:
imagens, animações, vídeos e clips
– interatividade com programas
de apoio para auto-avaliação usando Java e outros mecanismos
disponíveis nos ambientes de autoria de courseware
As estratégias de projeto incluem a produção de um CDROM com todo o material mas desenvolvido para ser acessado através de navegadores convencionais, eventualmente com plugins para exibição de determinados conteúdos, tais como vídeos, animações e testes.
Também serão
produzidos vídeos para o curso, contendo:
– preleções
pelos instrutores
– demonstrações
de ferramentas
Pretende-se com esta atividade
de formação de recursos humanos onde serão aperfeiçoadas
e intensificadas as atividades assíncronas dar acesso ao conhecimento
em uma forma de educação continuada, aqueles a quem as estruturas
tradicionais do sistema de ensino não conseguem atender para levar
aos níveis mais avançados de capacitação e
reciclagem profissional que a Sociedade da Informação requer.
Módulo | Descrição sumária | Carga horária |
Internet - arquitetura e serviços | Conceitos básicos de redes de computadores (locais e de longa distância) com ênfase à arquitetura Internet e seus protocolos e serviços como apoio às atividades de trabalho apoiado por serviços on-line | 45 |
Ferramentas de produtividade | Editores de texto, de HTML, planilhas, bancos de dados | 30 |
Hypermedia adaptativa | Padrões de intercâmbio
de objetos complexos interativos
Adaptatividade de conteúdo e navegação no WWW sob ponto de vista do usuário |
45 |
Administração de web | Instalação e configuração de software livre para uso como servidor WWW. Projeto, adaptação e desenvolvimento de aplicações baseadas em web. | 60 |
Groupware | Ferramentas de suporte a atividade de grupo (reuniões, processo de tomada de decisão etc...). Uso eficiente da rede como ferramenta de suporte a cooperação | 30 |
Inteligência Artificial aplicada | Conceitos básicos de Inteligência Artificial aplicado à produção de sistemas especialistas. Gerenciamento do conhecimento. Sistemas de apoio a decisões baseados em sistemas especialistas. | 45 |
Sistemas Operacionais e administração de sistemas | Instalaçãp, configuração de software. Diagnóstico de problemas de software. Aspectos de segurança a considerar na configuração e estações servidoras e clientes. | 60 |
Comércio eletrônico | Ferramentas de suporte ao comercio eletrônico. Padrões aplicáveis. Diretórios Aspectos de segurança envolvidos. | 30 |
Limitações e impactos sociais da tecnologia da informação e comunicações | Limitações tecnológicas. Impactos siociais. Vulnerabilidades.Privacidade, Legislação sobre crimes pela Internet | 30 |
Projeto | Projeto de uso da tecnologia abordada duranteo curso para prover uma solução apropriada ao contexto profissional do estudante | Monografia requerida para o certificado de curso de especialização |
O material cuja proposta
de desenvolvimento é objeto desta carta consulta, será constituído
por um livro texto, courseware e learningware associado e manual do professor.
Todo o material será disponibilizado em CDROM. Este material poderá
ser utilizado por outras equipes para repetição da atividade
de capacitação em outros locais/oportunidades.