Universidade Federal do Rio Grande do Sul
CINTED - Centro interdisciplinar de Tecnologia Educacional

Proposta de atividade de capacitação em tecnologia da informação e comunicações para profissionais de nível superior


  1. Coordenação

  2. Coordenação: Profa Dra Liane Margarida Rockenbach Tarouco
    Coordenador Substituto: Prof. Dr José Valdeni Lima
     
  3. Motivação

  4. Com a crescente influência e complexidade da tecnologia, o público deve ter certo nível de compreensão tecnológica para poder tomar decisões embasadas em informação adequada e alcançar uma qualidade de vida adequada. É crucial que professores atuais e futuros tenham os recursos, habilidades, conhecimento e suporte necessário para preparar seus estudantes para serem cidadãos, consumidores e trabalhadores efeitos no mercado de trabalho com fluência no uso do computador como ferramenta de trabalho. Programas como Sociedade da Informação, Governo Eletrônico, Telecomunicades Educação(FUST) e Telecomunicades Saúde (FUST) representam uma profunda mudança na organização da sociedade e da economia com elevado potencial de transformador das atividades sociais e econômicas, um avez que a estrutura e a dinâmica dessas atividades inevitavelmente serão, em alguma medida, afetadas pela infra-estrtura de informações disponível.

    O fluência com o computador é uma compreensão da maneira que os computadores trabalham que podem somente vir de se usar, de explorar e de experimentar com elas. As pessoas fluentes necessariamente não "sabem " mais sobre computadores do que qualquer um mas eles usam uma abordagem diferente. Estão dispostos a tentar e explorar até que alcancem o resultado que desejam.

    A fluência no computador é mais do apenas saber "como usar" um computador. Muitas pessoas que tomaram todas o tipo de cursos sobre o uso de computador  são completamente incapazes de fazer algo quando ocorre um problema para o qual não foram específicamente treinados para trata. Isto ocorre porque não cultivaram a fluência em computador.

    Tendo a tecnologia da informação e comuniações entrado na vida de todos, sem aviso prévio, reconhece-se a existência no mercado de trabalho de uma massa significativa de profissionais que não tiveram esta capacitação enquanto ligados ao sistema regular de educação, surgindo a necessidade de atividade de educação continuada.

    No programa de capacitação ora proposto é proposto um conjunto de módulos que seriam desenvolvidos mediante ensino a distância. Isto implica em:

    O programa de ensino  a distância via Internet composto de atividades: Neste projeto será  utilizado o experimento de videoconferência entre múltiplos  locais, via Internet, usando o padrão internacional H.323 definido pela ITU.

    Também será feito o desenvolvimento de algum material para apoio às atividades de aprendizagem assíncrono. Será produzido um CDROM com as apresentações das aulas acompanhadas de vídeos com sua explanação, bem como de todo o material de referência.

    O material de suporte ao curso  ora proposto tem as seguintes características:
    – uso de diversas mídias: imagens, animações, vídeos e clips
    – interatividade com programas de apoio para auto-avaliação usando Java e outros mecanismos disponíveis nos ambientes de autoria de courseware

    As estratégias de projeto incluem a produção de um CDROM com todo o material mas desenvolvido para ser acessado através de navegadores convencionais, eventualmente com plugins para exibição de determinados conteúdos, tais como vídeos, animações e testes.

    Também serão produzidos vídeos para o curso, contendo:
    – preleções pelos instrutores
    – demonstrações de ferramentas

    Pretende-se com esta atividade de formação de recursos humanos onde serão aperfeiçoadas e intensificadas as atividades assíncronas dar acesso ao conhecimento em uma forma de educação continuada, aqueles a quem as estruturas tradicionais do sistema de ensino não conseguem atender para levar aos níveis mais avançados de capacitação e reciclagem profissional que a Sociedade da Informação requer.
     

  5. Programa proposto
  6. Módulo Descrição sumária Carga horária
    Internet - arquitetura e serviços Conceitos básicos de redes de computadores (locais e de longa distância) com ênfase à arquitetura Internet e seus protocolos e serviços como apoio às atividades de trabalho apoiado por serviços on-line 45
    Ferramentas de produtividade Editores de texto, de HTML, planilhas, bancos de dados 30
    Hypermedia adaptativa Padrões de intercâmbio de objetos complexos interativos
    Adaptatividade de conteúdo e navegação no WWW sob ponto de vista do usuário
    45
    Administração de web Instalação e configuração de software livre para uso como servidor WWW. Projeto, adaptação e desenvolvimento de aplicações baseadas em web. 60
    Groupware Ferramentas de suporte a atividade de grupo (reuniões, processo de tomada de decisão etc...). Uso eficiente da rede como ferramenta de suporte a cooperação 30
    Inteligência Artificial aplicada Conceitos básicos de Inteligência Artificial aplicado à produção de sistemas especialistas. Gerenciamento do conhecimento. Sistemas de apoio a decisões baseados em sistemas especialistas.  45
    Sistemas Operacionais e administração de sistemas Instalaçãp, configuração de software. Diagnóstico de problemas de software. Aspectos de segurança a considerar na configuração e estações servidoras e clientes. 60
    Comércio eletrônico Ferramentas de suporte ao comercio eletrônico. Padrões aplicáveis. Diretórios Aspectos de segurança envolvidos. 30
    Limitações e impactos sociais da tecnologia da informação e comunicações Limitações tecnológicas. Impactos siociais. Vulnerabilidades.Privacidade, Legislação sobre crimes pela Internet 30
    Projeto Projeto de uso da tecnologia abordada duranteo curso para prover uma solução apropriada ao contexto profissional do estudante  Monografia requerida para o certificado de curso de especialização
  7. Resultados/produtos
    1. O curso de especialização desenvolvido enseja o desenvolvimento de recursos humanos qualificados para usar a tecnologia digital como ferramenta de produtividade em todas as áreas do conhecimento.

      O material cuja proposta de desenvolvimento é objeto desta carta consulta, será constituído por um livro texto, courseware e learningware associado e manual do professor. Todo o material será disponibilizado em CDROM. Este material poderá ser utilizado por outras equipes para repetição da atividade de capacitação em outros locais/oportunidades.
       

  8. Orçamento
  9. Referências