Protocolos dos Diretórios

Existem dois protocolos usados pelo Diretório. Protocolo de Acesso do Diretório (PAD) é usado em interações entre um AUD e um ASD. O Protocolo do Sistema de Diretórios (PSD) é usado em interações entre dois ASD. Ambos os protocolos são baseados no conceito de operações remotas. Todas as interações dos protocolos PAD e PSD são especificadas pelos argumentos passados com a invocação, os argumentos que podem ser retornados com os resultados e as possíveis mensagens de erro.

As operações remotas que um ASD pode invocar em outro ASD são praticamente as mesmas operações remotas que um AUD pode invocar em um ASD.

O Diretório implementa operações remotas usando o Elemento de Serviço de Operações Remotas (ROSE - Remote Operation Service Element) que é parte do nível de aplicação. As operações de ligar e desligar (BIND e UNBIND) constituem uma exceção. Elas usam o Elemento de Serviço do Controle de Associação (ACSE - Association Control Service Element) que é também parte do nível de aplicação. ROSE pode ser implementado diretamente sobre a camada de apresentação ou pode usar os serviços do RTSE - Reliable Transfer Service Element. A figura abaixo mostra mostra os principais protocolos do X.500.

                 Protocolos X.500


BACK.gif (314 bytes)index.gif (326 bytes)forward.gif (379 bytes)